Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Academia de ginástica em condomínios

Com a proximidade do verão a palavra de ordem para quem quer mostrar um corpo em forma na praia ou piscina é malhar. E, com a vida agitada que todos vivemos, ter uma academia de ginástica ali no salão do prédio é mais do que comodidade. Como o número de pessoas adeptas aos exercícios físicos cresce significativamente e o fator custo pesa, a modalidade "caseira" das academias ganha cada vez mais espaço.

Segundo a Associação Brasileira de Administração de Condomínios (Abic) em quase 100% dos lançamentos de novos condomínios residenciais já está incluída a sala de ginástica dentre os opcionais. "É um diferencial porque as pessoas não querem pegar o carro para ir à academia", afirma José Roberto Graiche Júnior, diretor da Abic.

Mas em nome desta comodidade e da busca pelo corpo perfeito, muitos moradores de prédios e condomínios que dispõem de academias de ginástica acabam praticando exercícios físicos de forma errada e, pior, muitas vezes sem orientação profissional. "Os riscos são inúmeros e vão desde simples lesões musculares até patologias que comprometem a vida, como as cardíacas, por exemplo", alerta o Dr. Jonas Borracini, ortopedista do Hospital e Maternidade São Camilo Ipiranga.

Os riscos mais comuns são as lesões musculares como as distensões, estiramentos, entorses e as dores musculares (mialgias). "Principalmente as mialgias e as tendinites (inflamação nos tendões) podem se tornar crônicas fazendo com que a pessoa perca qualidade de vida por causa da dor", afirma o Dr. Carlos Górios, ortopedista do São Camilo Pompéia.

Para os especialistas todos os aparelhos encontrados nesta modalidade de academia apresentam riscos. No caso dos ergométricos como bicicletas e esteiras, a maior preocupação é com a freqüência cardíaca e o condicionamento físico, já que os batimentos cardíacos tendem a aumentar durante a prática de exercícios. Já os aparelhos de peso podem, se usados de forma inadequada, causar problemas de coluna, contusões por trauma direto, estiramentos e até rupturas musculares.

PREVENÇÃO

A melhor forma de evitar que a academia de ginástica do prédio seja um problema ao invés de um conforto é seguir algumas recomendações dos especialistas.

- Faça avaliação médica antes de iniciar a atividade física. Um cardiologista para verificar o desempenho cardíaco e um ortopedista ou preparador físico para ajudar na avaliação clínica de postura, quantidade de exercícios e problemas ortopédicos.

- Praticar a atividade dentro do limite de força e resistência de cada um. Pacientes obesos e sedentários e maiores de 40 anos merecem
atenção quanto aos acidentes cardíacos. Já os jovens merecem atenção nos aparelhos que utilizam peso, pois as lesões mais comuns são as musculares.

- Utilize roupas leves e calçados adequados, preferencialmente calçados com amortececedor.

- Faça aquecimento e alongamento antes da prática de qualquer atividade física.

- Não exagere na freqüência. Muitos problemas como as mialgias e as tendinites podem se tornar crônicas pelo excesso de exercícios.

- Contrate um profissional da área (preparador físico, fisioterapeuta ou professor de educação física) para orientar sobre freqüência, postura e a forma correta para utilizar os aparelhos de ginástica.

Fonte: HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO CAMILO
Fone: (11) 3677-4474
E-mail: priscila@saocamilo.com
Contato: Priscila Dadona e Silvia Alves


Leitura adicional:
Academia de Ginástica - Como escolher Academias?



Exercícios físicos

Item Exercícios físicos e atividade física na terceira idade

Item Hidroterapia garante qualidade de vida para a terceira idade

Item História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade

Item Esteróides anabolizantes - O que são, uso, efeitos

Item Atletas e lesões na pele

Item Ginástica Laboral

Item Anabolizantes

Item Curves e mulheres na terceira idade

Item Qual a Vida Útil do Esportista

Item Lesões de academia

Item Pilates na Gravidez

Item Sedentarismo - Não seja sedentário

Item Não confunda Aquecimento com Alongamento

Item Atividade Física X Transtornos de Humor

Item Atividade Física e Bem-estar pessoal

Item Atleta olímpico

Item Ácido lático X Fadiga muscular

Item Nado sincronizado X Gasto energético

Item Respiração & Performance

Item Como escolher academia de ginática

Item Musculação na terceira idade

Item Avaliação Física

Item Zona Alvo de Treinamento

Item Academia de ginástica em condomínios

Item Fisicamente ativo sim, malhação demais não

Item Esportistas e Proteção da Pele

Item Pilates

Item Deep Running

Item Adolescentes na Academia de Ginástica

Item Como evitar lesões durante corrida de rua

Item Quando só malhar não resolve

Item Cálcio e Atividade Física

Item Diabetes x Atividade Física


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato