Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Alimentação correta - Melhor aliada dos atletas

Entre os fatores de sucesso para os atletas que disputarão os Jogos Pan-americanos está a combinação de treino, repouso e boa alimentação.

A poucos dias do início dos Jogos Pan-americanos, que serão realizados de 13 a 29 de agosto, no Rio de Janeiro, mais de 5.600 atletas de 42 países das Américas experimentam níveis máximos de estresse e ansiedade. Para Leonardo Costa, nutricionista do Golden Spa (DF), a recomendação principal para esses esportistas alcançarem um alto desempenho nas competições é equilibrar três fatores: treino, alimentação e repouso.

"Se o atleta falhar em algum desses elementos, perderá todo o investimento que fez. A falta de repouso fragiliza o organismo, abrindo espaço para uma gripe, por exemplo. Já a falta de alimentação balanceada afeta diretamente a performance. Assim como o treinamento em excesso ou abaixo do esperado acarreta uma série de conseqüências indesejadas", explica Leonardo, que é especialista em nutrição esportiva e cuida da alimentação de grandes estrelas, como Fernanda Alvarenga - destaque da delegação de natação do Pan-americano.

Segundo o especialista, a alimentação é determinante para o sucesso ou não dos atletas. "Por isso, é preciso ter um controle rígido sobre o que eles comem. Prescrevemos a dieta de acordo com a intensidade dos treinamentos. Quando estão muito puxados, os atletas não precisam se preocupar tanto com eventuais excessos, embora tenham que cuidar da qualidade. Já em época de competição, precisam ter cuidado com alimentos pesados e investir mais em frutas e verduras", destaca. "O atleta utiliza seu corpo como instrumento de trabalho, assim como o cantor usa a voz e o caminhoneiro, seu caminhão veículo. Se ele não cuida do seu corpo, não terá o desempenho que deseja e seu organismo envelhecerá mais cedo", complementa.

O fundamental, de acordo com o nutricionista, é o equilíbrio. "Costumo dizer que eles podem comer de tudo, mas com hora, moderação e bom senso porque isso pode ajudá-lo a treinar mais e melhor", garante. Além disso, outro fator importante para os atletas é que, dependendo das modalidades, gastam mais ou menos energia, e a dieta também deve variar. "Há aqueles que têm gasto energético bastante alto, como os maratonistas e os triatletas. Esses precisam manter o nível alto de energia o tempo todo e de um cuidado redobrado", afirma Leonardo.

O que as pessoas têm a aprender com os atletas - Enquanto a maior delegação brasileira da história esportiva brasileira se prepara para viver e proporcionar momentos inesquecíveis à nação, a população pode aprender com eles diversas dicas para uma vida saudável. "Os atletas têm muitas coisas a ensinar. Um dos hábitos mais importantes é que eles planejam bem o dia. Eles sabem que têm horários para treinos, alimentação, descanso e outras atividades, além de serem, geralmente, focados e disciplinados porque sabem que precisam disso para o sucesso", afirma Leonardo.

Para quem enfrenta a correria dos centros urbanos e não tem tempo para cuidar da alimentação, o nutricionista dá algumas recomendações. "Com base na falta de tempo, as pessoas vão seguindo uma alimentação desregrada, que se refletirá por toda a vida. Um costume interessante dos atletas é levar sempre consigo alimentos saudáveis", revela.

Curiosidade sobre o restaurante da Vila Pan-americana - O restaurante da Vila Pan-americana vai funcionar 24 horas e é um dos locais de maior convivência entre os atletas. Tem capacidade para servir 330 mil refeições, com quatro partes distintas - massas, grelhados, saladas e padaria, com identificações em português, espanhol e inglês, além da quantidade de calorias.

Créditos:
Carla Furtado
Agência Athena
(61) 3326 2066 e 8473 3509
Com Patrícia Osandón (8147 4534)


Leitura adicional:
Reserva de glicogênio muscular para a maratona
Alimentação para maximizar performance atlética



Nutrição Esportiva

Item Nutrição de Atleta

Item Índice glicêmico e Atletas

Item Aminoácidos BCAA

Item Cafeína no Esporte

Item Alimentação correta - Melhor aliada dos atletas

Item Pão - Combustível para o exercício

Item Antioxidantes na Prática Esportiva

Item Fique em forma no Inverno

Item Alimentos para esportistas

Item Vai malhar? Cuide da alimentação!

Item Ganhar massa muscular

Item Ferro e Atividade Física

Item Nutrição e Atividade Física

Item Nutrição e Ginástica

Item Zinco e Esportes

Item Hidratação no Futebol


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato