Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Anorexia - Mulheres são 9 vezes mais atingidas

A anorexia é uma doença que assusta a sociedade brasileira atual. Muito conhecida, porém, na maioria das vezes, não aceita pelas pacientes, este distúrbio de imagem corporal - como é diagnosticada pelos especialistas - atinge nove vezes mais mulheres do que homens.

Segundo Dr. Frederico Marchisotti, endocrinologista da Diagnósticos da América/ DASA, a anorexia é causada pela limitação da ingestão de alimentos devido à obsessão pela magreza e o medo patológico de ganhar peso. "O anoréxico mantém um peso corporal abaixo do normal mínimo para sua idade e altura e não acata a idéia de que está mais magro que o normal", afirma o especialista.

Os motivos que acarretam a doença são desconhecidos e na maioria das vezes são desencadeadas por fatores psicológicos. Alguns diagnósticos provam que os pacientes rejeitam a idéia de ter um corpo adulto com as responsabilidades da idade adulta. Outros casos, como de modelos anoréxicas, por exemplo, são frutos da pressão sofrida no mercado da moda.

O principal sintoma da anorexia é a abstinência de comida, mas existem outros que muitas vezes são desconhecidos pela sociedade, como intolerância ao frio, pele ressecada, constipação intestinal, pressão baixa e redução dos batimentos cardíacos. "Nas mulheres que já menstruam, a ausência de pelo menos três ciclos menstruais consecutivos também pode ser notado em uma paciente. O comportamento perfeccionista ou obsessivo e a negação da doença podem ou não estarem associados ao quadro", ressalta Marchisotti.

Uma das principais dificuldades do tratamento é convencer o paciente que ele está doente. O médico, muitas, vezes, é visto como um inimigo interessado em realimentá-lo. Portanto, o especialista deve encorajar o anoréxico a ter hábitos alimentares normais e ganhar peso, sem que isso se torne o único foco do tratamento. Para Marchisotti, um acompanhamento psicológico também deve ser parte integrante de toda a fase de recuperação do paciente, destacando a adoção de atitudes mais sadias, que é recompensada com elogios e diminuição de situações aversivas, como restrição de sua mobilidade.

De 2% a 6% dos pacientes diagnosticados com anorexia morrem em conseqüência de complicações da doença ou cometem suicídio, por isso o médico ainda alerta que para quadros mais avançados devem ser receitados medicamentos antidepressivos, tratamento psiquiátrico ou até a hospitalização para correção hidroeletrolítica, dieta hipercalórica e correção de possíveis alterações metabólicas.

Sobre a DASA
A Diagnósticos da América - DASA é um grupo de medicina diagnóstica com cerca de 6 mil funcionários, com atuação pautada pelo controle de qualidade, uso de alta tecnologia e intenso treinamento de pessoal. O grupo é formado por 14 marcas e está presente em dez Estados.

Créditos:
Data da inclusão: 06/03/2007
Empresa: IMAGEM CORPORATIVA COMUNICAÇÃO
Fone: (11) 3256-4529
E-mail: carolguerrero@imagemcorporativa.com.br
Fax: (11) 3151-3388
Contato: Carol Guerrero


Leitura adicional:
Anorexia Nervosa
Bulimia nervosa
Tratamento da bulimia e anorexia - Perguntas e respostas
Compulsão alimentar na bulimia nervosa
Anorexia e bulimia- Perguntas e respostas



Mulher

Item Câncer de mama - Tratamento

Item Câncer de mama - Testes e diagnóstico

Item Câncer de mama - O que é

Item Herpes genital e gravidez

Item Toxoplasmose e gravidez

Item Infecções urinárias recorrentes em mulheres e infecção urinária na gravidez

Item Cirurgia de mama

Item Importância do azeite para gestantes

Item Cálcio para quem toma Pílula Anticoncepcional

Item TPM e Nutrição Clínica Funcional

Item Anorexia - Mulheres são 9 vezes mais atingidas

Item HPV e risco de câncer de colo de útero

Item Gravidez tardia

Item Depressão - Mulheres são mais suscetíveis

Item Terapia hormonal e câncer de mama

Item Sutiã apertado e problemas para a saúde

Item Yoga na Gravidez

Item Menopausa

Item Pisando bem de Salto Alto

Item Menopausa e reposição hormonal

Item Saúde da Mulher de todas as idades

Item Coração de Mulher


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato