Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Efeitos de um AVC

O cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano. Ele é o local da inteligência, interpretação dos sentidos, iniciador de todos os movimentos, e controlador do comportamento. Como um AVC nos afeta depende de qual parte do cérebro é danificada.

Os danos do AVC no cérebro afetam o corpo inteiro, resultando em incapacitações leves a severas. Isso inclui paralisia, problemas com raciocínio, dificuldades com a fala, e problemas emocionais.

Problemas com movimentação

Uma incapacitação comum decorrente do AVC é paralisia completa de um lado do corpo, chamada hemiplegia. Uma incapacitação relacionada que não é tão debilitante é a fraqueza em um lado do corpo, ou hemiparesia. A paralisia ou fraqueza pode afetar somente a face, um braço, ou uma perna; ou pode afetar todo um lado do corpo e a face.

Um paciente com AVC pode ter problemas com as tarefas rotineiras mais simples, como caminhar, se vestir, comer e usar o banheiro. Os problemas com movimentação podem ser decorrentes de dano à parte do cérebro que controla o equilíbrio e coordenação. Alguns pacientes com AVC também têm dificuldade de deglutir, chamada disfagia.

Problemas com raciocínio

AVC pode causar problemas com raciocínio, atenção, aprendizado, julgamento e memória.

Dificuldades com a fala

Vítima de AVC freqüentemente tem problema para falar e compreender a linguagem. Esse problema é chamado afasia e geralmente ocorre com outros similares para ler e escrever. Na maioria das pessoas, problemas de linguagem resultam de dano ao hemisfério esquerdo do cérebro.

A fala enrolada decorrente de fraqueza ou falta de coordenação dos músculos envolvidos é chamada disartria, e não é um problema com a linguagem. Uma vez que pode ser decorrente de qualquer fraqueza ou falta de coordenação nos músculos da fala, disartria pode surgir devido a dano em qualquer um dos lados do cérebro.

Problemas emocionais

Um AVC também pode ocasionar problemas emocionais. Alguns pacientes podem ter dificuldade de controlar suas emoções ou podem expressar emoções inapropriadas em certas situações. Um problema comum em pacientes de AVC é a depressão.

A depressão após o AVC pode ser mais do que uma tristeza geral decorrente do incidente. Ela é um problema sério que pode prejudicar a recuperação e reabilitação, e até ocasionar suicídio. A depressão após o AVC é tratada com medicamentos antidepressivos e terapia.

Dor

Alguns pacientes podem experimentar dor, entorpecimento ou sensações estranhas depois de um AVC. Essas sensações podem ser decorrentes de muitos fatores, incluindo danos às regiões sensoriais do cérebro, articulações enrijecidas, ou membro incapacitado.

Um tipo incomum de dor decorrente de AVC é chamada síndrome da dor central, resultado de dano à área do cérebro chamada tálamo. A dor é uma mistura de sensações como calor e frio, queimação, picadas, etc.

A dor é freqüentemente pior nas mãos e pés, sendo piorada por movimentos e alterações de temperatura, especialmente frio.Infelizmente, uma vez que a maioria dos medicamentos para dor proporciona pouco alívio para essas sensações, muitos poucos tratamentos podem combatê-la.

AVC no tronco cerebral

O tronco cerebral controla funções vitais do corpo, como respiração, pressão sanguínea e batimentos cardíacos. Um AVC no tronco cerebral pode ser fatal ou deixar a pessoa em um estado que não consegue controlar nada abaixo do pescoço. Assim como qualquer tipo de AVC, tratamento rápido é fundamental.

Mais sobre o assunto:
AVC - O que é, isquêmico e hemorrágico
Sinais de alerta de um AVC
Fatores de risco para um AVC e prevenção



Créditos:
Tradução: © 2013, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH SeniorHealth



Cardiologia

Item Endarterectomia carotídea para tratamento de doença arterial carotídea

Item AVC - O que é, isquêmico e hemorrágico

Item Efeitos de um AVC

Item Sinais de alerta de um AVC

Item Fatores de risco para um AVC e prevenção

Item Colesterol Alto - O que pode ocasionar

Item Causas do colesterol alto

Item Endocardite infecciosa - O que é, sintomas, tratamento

Item Arritmia cardíaca - O que é, causas e fatores de risco

Item Pressão alta - Sintomas, pré-hipertensão e hipertensão sistólica isolada

Item Doenças Cardíacas - Como prevenir

Item Doença arterial periférica

Item Marcapasso cardíaco

Item Insuficiência cardíaca - O que é, causas, tratamento

Item Trombose venosa profunda

Item Sinais do AVC - Aprenda a reconhecer

Item HDL - Bom colesterol combate aterosclerose

Item Infarto agudo do miocárdio - Ataque cardíaco

Item Hipertensão arterial - Combate e prevenção

Item Úlcera vascular

Item Colesterol alto

Item Hipertensão - prevenção da pressão alta

Item Doença arterial coronariana e cereais integrais

Item Goiaba ajuda a reduzir colesterol e pressão sanguínea

Item Flavonóides e Saúde Vascular

Item Colesterol

Item Pressão Arterial

Item Colesterol - Mitos e Verdades

Item Fumantes - frequência cardíaca e pressão arterial

Item Controle do Colesterol com Microalga


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato