Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Importância do azeite para gestantes

Apontado mundialmente como um grande aliado da saúde, o azeite extra virgem também é um importante nutriente para gestantes. Segundo o cardiologista e nutrólogo do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, o consumo de azeite durante a gravidez é altamente recomendado. A ingestão auxilia no desenvolvimento do feto, na composição do tecido adiposo e na produção de prolactina (leite materno).

Além disso, contribui para a digestão e ameniza a acidez gástrica, muito comum nas gestantes. Isto porque sua composição bioquímica protege o estômago da acidez e facilita o funcionamento da visícula biliar, além de promover a absorção de nutrientes como o cálcio - mineral indispensável para a maturação óssea.

O azeite de oliva é um alimento rico em vitamina E e beta-caroteno, é muito importante para o desenvolvimento cerebral do feto e o sistema cognitivo da criança e o consumo regular favorece o sistema ocular. Segundo Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, as gestantes devem ingerir o azeite nas duas principais refeições diárias (almoço e jantar). "A mulher grávida têm necessidades maiores de ácidos graxos essenciais e o azeite de oliva possui grande quantidade desta substância. Durante a fase gestacional, não é indicado para as futuras mamães se privarem das gorduras, especialmente da monoinsaturada do azeite de oliva, pois são fundamentais para a absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e para a formação de membranas e células nervosas", explica Dr. Magnoni.

Nos relatórios da OMS - Organização Mundial de Saúde -, o azeite de oliva é considerado a gordura que mais se assemelha ao leite materno, tanto pela composição quanto pela sua digestibilidade. Além de propiciar efeitos benéficos sobre os processos inflamatórios, tão importantes para a mulher durante a gravidez. "Outro benefício do azeite extra-virgem para as futuras mamães é o efeito laxante, que auxilia na melhora dos problemas de obstipação - que são freqüentes nas gestantes", afirma Dr. Magnoni.

Os benefícios do azeite de oliva: O azeite extra-virgem é reconhecido pelo FDA - Food and Drug Administration -, como um alimento com características funcionais que, pela presença de antioxidantes reduz os riscos do câncer bem como fortalece o sistema imunológico. Enquanto os outros óleos são produzidos a partir das sementes, o azeite é o único óleo extraído da fruta (azeitona), que possui gordura monoinsaturada, vitaminas e minerais, além de ser fonte de vitamina E além de vários compostos que são antioxidantes. Ao consumir o azeite de oliva estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturadas, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros.

O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o HDL (colesterol "bom") e a reduzir o LDL (colesterol "ruim"). Cerca de 20% das calorias diárias consumidas por uma pessoa devem vir da gordura monoinsaturada, 10%, da poliinsaturada e até 7%, da saturada. No caso de diabetes, a substituição de gordura saturada pelo azeite melhora a resistência à insulina e conseqüentemente diminui a glicose do diabético.

Créditos:
Data da inclusão: 07/05/2007
Empresa: TARGET
Fone: (11) 3063-0477
E-mail: natalia@targetsp.com.br
Fax: (11) 3082-0772
Contato: Natália Moreira


Leitura adicional:
Azeite de Oliva
Diabetes tipo 1, 2 e gestacional



Mulher

Item Câncer de mama - Tratamento

Item Câncer de mama - Testes e diagnóstico

Item Câncer de mama - O que é

Item Herpes genital e gravidez

Item Toxoplasmose e gravidez

Item Infecções urinárias recorrentes em mulheres e infecção urinária na gravidez

Item Cirurgia de mama

Item Importância do azeite para gestantes

Item Cálcio para quem toma Pílula Anticoncepcional

Item TPM e Nutrição Clínica Funcional

Item Anorexia - Mulheres são 9 vezes mais atingidas

Item HPV e risco de câncer de colo de útero

Item Gravidez tardia

Item Depressão - Mulheres são mais suscetíveis

Item Terapia hormonal e câncer de mama

Item Sutiã apertado e problemas para a saúde

Item Yoga na Gravidez

Item Menopausa

Item Pisando bem de Salto Alto

Item Menopausa e reposição hormonal

Item Saúde da Mulher de todas as idades

Item Coração de Mulher


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato