Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Berinjela - funcionalidades e delícias

Berinjela - GNU Free Documentation license
Hortaliça da família das Solanáceas (mesma que do tomate). Originária da Índia e introduzida na Europa pelos árabes.

É um vegetal muito versátil que compõe a culinária internacional, como o curry da Índia, o moussaka grego, o baba ghanoush do Oriente Médio e o ratatoiulle francês. Devido à consistência similar à da carne é muito utilizada na preparação de pratos vegetarianos.

CUIDADOS NA COMPRA, ARMAZENAMENTO E PREPARO

A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. Quando muito madura ou quando colhida precocemente, tem aparência murcha, enrugada e mole, e o sabor pode ser amargo e desagradável. Até o momento do preparo deve ser armazenada inteira, com casca para que não haja perda de nutrientes, sob refrigeração, e por um período máximo de 4 dias. Antes de ser preparada, deve ser bem lavada em água corrente e cortada imediatamente antes do preparo. Pode ser consumida cozida, assada, frita, grelhada, em conserva, recheada e refogada. Devido à consistência esponjosa, quando é frita, absorve muito óleo e o valor calórico final da preparação aumenta em até 4 vezes. Sempre que possível a berinjela deve ser preparada com casca e em pedaços grandes para minimizar a perda de nutrientes. Deve-se evitar o tempo prolongado de cozimento e o volume da água para cozer deve ser o menor possível, reduzindo assim as perdas das vitaminas que são solúveis em água.

ELA NÃO REDUZ O COLESTEROL, MAS TEM SEU \"LADO BOM\"

Apesar de não ter níveis tão significativos de vitaminas e minerais e, segundo resultados recentes de pesquisas realizadas pelo Instituto do Coração/USP, não reduzir os níveis sanguíneos do colesterol como se pensava, a berinjela contém antocianina, um pigmento antioxidante que está relacionado à prevenção das doenças crônicas da atualidade como o câncer, por exemplo.

A antocianina é responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de diversos alimentos (repolho roxo, amora, cereja, nectarina, uva rosada, framboesa e outros). Está presente na casca da berinjela e vem sendo associada à redução da oxidação da LDL-Colesterol (colesterol ruim), prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário (AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION, 2003).

Uma alimentação que promove saúde e retarda o envelhecimento deve incluir, diariamente, uma boa dose de fitoquímicos. Na prática, recomenda-se um consumo diário de, no mínimo, 500 gramas de vegetais e frutas variados. Então, nada de desprezar a Berinjela! Aproveite sua versatilidade culinária, seu baixo valor calórico (100 gramas = 23 calorias) e prepare delícias leves e saudáveis.

Consultoria feita à revista Viva Saúde em Junho de 2004



Referências bibliográficas
1. PHILIPPI, S. T. – Nutrição e técnica dietética. São Paulo: Manole, 2003.
2. NODA Y, KNEYUKI T, IGARASKI M, MORI A, PACKER L - Antioxidant activity of nasunin, an anthocyanin in eggplant peels. Toxicology 148 (2-3): 119-123, 2000.
3. USDA NATIONAL NUTRIENT DATABASE FOR STANDARD REFERENCE, Release 15. August, 2002.
4. PHILIPPI, S. T. – Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para decisão nutricional. 2ª ed. São Paulo: Coronário, 2002.
5. DE ANGELIS, R. C. – Importância de Alimentos Vegetais na proteção da Saúde – Fisiologia da Nutrição protetora preventiva de enfermidades degenerativas. São Paulo: Aheneu, 2001.
6. MAHAN, K. – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 8ª ed. São Paulo: Manole, 1995.
7. CARPER, J. – Alimentos. O melhor remédio para a boa saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
8. PRAÇA J.M.; THOMAZ A.; CARAMELLI B. – Extrato de berinjela não reduz os níveis de lipídeos séricos. Instituto do Coração, Hospital das Clínicas, USP. Arq. Bras. Cardiol. 2004 Mar; 82(3):269-72. Epub, Apr 2004.
9. CUPPARI, L. Nutrição clínica no adulto. Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar. UNIFESP/Escola Paulista de Medicina. São Paulo: Manole: 2002.
10. AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION - Fruits and vegetables can provide hidden health benefits. 24/09/2003. Disponível em: www.eatright.org/Public/
11. PRIOR R. L. - Fruits and vegetables in the prevention of cellular oxidative damage. Am. Journal of Clinical Nutrition, Vol. 78, No. 3, 570S-578S, September 2003.

Texto © 2004 Por Drª Marília Fernandes, nutricionista - CRN3/1693


Leitura adicional:
Berinjela para saúde e colesterol



Alimentos

Item Frutas secas - Avelã, Castanha de Caju, do Pará, Damasco, Noz, Pistache, Tâmara

Item Banana Verde

Item Frutas vermelhas e saúde

Item Chlorella para desintoxicar

Item Melancia - um frescor rejuvenescedor

Item Oleaginosas

Item Alimentos Funcionais

Item Chás - Chá Calmante, Emagrecedor, Digestivo e Diurético

Item Alimentos Funcionais - Alimento funcional e direito do consumidor

Item Própolis e produtos apícolas

Item Linhaça

Item Berinjela

Item Caldos, sopas, fondues, vinhos e chás

Item Iogurte é tudo de bom

Item Os Tomates se revelaram

Item Broto de feijão-mungo

Item Com que Leite eu vou?

Item Carboidratos que fazem bem - oligossacarídeos

Item Alimentos calmantes

Item Flores comestíveis

Item Ervas e Especiarias para a Saúde

Item Frutas, legumes, verduras e grãos na alimentação

Item Alimentos para crianças - O que colocar na lancheira

Item Carboidratos e grãos integrais

Item Suco noni

Item Sucos - Suco de pêra, abacaxi, maçã, açaí, guaraná, laranja

Item Chocolate

Item Carne de Avestruz

Item Pequi

Item Mel - Antiobiótico Natural

Item Azeite de Oliva - Benefícios para a saúde

Item Geléia Real - néctar para a saúde

Item Arroz e Feijão - um casal perfeito

Item Peito de peru ou blanquet?

Item Pescado - consuma com segurança

Item Mandioca - Melhoramento do tubérculo para a dieta


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato