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Cálcio para quem toma Pílula Anticoncepcional

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Mulheres que tomam pílula anticoncepcional podem ter sua massa óssea prejudicada e, conseqüentemente, aumentar as chances de desenvolver osteoporose no futuro.

Estudo da Pardue University publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, de Julho, estima que 80% das mulheres jovens utilizam contraceptivos orais, entretanto, segundo os pesquisadores, um aumento no consumo de Cálcio pode compensar os efeitos provocados pela pílula e prevenir a incidência de osteoporose na menopausa. A ingestão de cálcio deve ser aumentada ainda na juventude para que o pico de massa óssea não seja prejudicado.

O estudo incluiu 135 mulheres jovens saudáveis com idades entre 18 e 30 anos, todas com uma ingestão dietética de cálcio menor que 800 miligramas por dia, 57 tomavam pílula anticoncepcional. Durante um ano, o aumento da ingestão de cálcio pelas mulheres que participaram do estudo teve um impacto positivo no percentual de densidade e massa óssea. O aumento do consumo de latícinios provocou resultados no percentual da densidade óssea do quadril e espinha dorsal, inclusive das mulheres que utilizavam anticoncepcional. Em um ano, o ganho de massa óssea observado foi de 1 a 2%, o que traduz uma redução entre 3 a 10% no risco de osteoporose. Estima-se que um aumento de 5 a 10% na massa óssea reduz em 25 a 50% os riscos de fraturas.

Os autores do estudo recomendam que mulheres jovens, principalmente as que tomam anticoncepcional, consumam diariamente 1000 miligramas de Cálcio a fim de prevenir o comprometimento da massa óssea.
Nos casos em que haja intolerância ao leite e derivados, recomenda-se a ingestão de alimentos vegetais fontes de Cálcio (feijões, brócolis, frutas cítricas, couve, repolho, ervilhas, algas, sementes de gergelim, espinafre, tofu, leite de soja enriquecido) ou o uso de Suplementos de Cálcio.

QUANTIDADE DE CÁLCIO NOS LATICÍNIOS

. 1 copo de leite desnatado = 248 mg
. 1 copo de leite integral = 246 mg
. 1 copo de iogurte desnatado = 240 mg
. 1 copo de iogurte integral = 240 mg
. 1 fatia média de queijo fresco (30g) = 205 mg
. 1 fatia média de queijo-de-minas semicurado (30 gramas) = 190 mg
. 1 fatia média de queijo prato (30g) = 126 mg
. 1 colher (sopa) de requeijão = 47 mg
. 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado = 80 mg

Referência Bibliográfica
Dorothy Teegarden PhD, Pamela Legowski MS, Carolyn W. Gunther PhD, George P. McCabe PhD, Munro Peacock MD, and Roseann M. Lyle PhD - Dietary Calcium Intake Protects Women Consuming Oral Contraceptives From Spine and Hip Bone Loss. J Clin Endocrinol Metab. 2005.

Texto de Marília Fernandes


Leitura adicional:
Sais Minerais e saúde - Ferro, Cálcio, Fósforo, Iodo, Magnésio
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