Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Caspa - O que é, causas, combatendo e prevenindo

Quando ouvimos falar sobre caspa, logo nos lembramos daquela descamação e oleosidade excessivas no couro cabeludo que aparecem provocando coceiras e formando crostas de aspectos e cheiro desagradáveis.

Ela não um problema de saúde grave, não interfere no seu dia-a-dia, nem deixa seqüelas, mas incomoda e muito! Ela dá um certo aspecto de desleixo e por isso mexe com a auto-estima das pessoas.

O que é a caspa
---------------
Ela é uma dermatite seborréica que se manifesta como uma leve descamação seca e fina no couro cabeludo. Ela se caracteriza por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. Segundo o Dr. Arthur Tykocinski, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, tem a prática voltada ao estudo e tratamento capilar, a inflamação (irritação) produz uma vermelhidão e sensibilidade no couro cabeludo, enquanto a descamação pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) à intensa, formando crostas, muitas vezes aderidas e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido. Pode associar-se à alopecia androgenética, acelerando a perda capilar.

O Dr. Valcinir Bedin, dermatologista e diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele esclarece que o sebo é uma gordura especial que fica na superfície de nossa pele, importante na proteção da pele contra microorganismos, agentes nocivos, físicos e químicos. É por esta razão que os cabelos oleosos são mais propensos ao aparecimento de caspa.

Causas da Caspa
---------------
A predisposição genética é um fator importante. O Dr. Tykocinski explica que o estresse é uma das causas mais importantes desencadeantes desse quadro. Outro fator é o aumento do número de fungos usuais Malassezia furfur (cujo nome anterior era Pityrosporum ovale),do couro, que podem desencadear ou piorar o quadro, o que dificulta a existência de métodos preventivos. O Dr. Tykocinski recomenda que ao se enxugar os cabelos, o ideal é que seja removido completamente os condicionadores dando atenção ao couro cabeludo (resíduos podem ocasionar caspa).

Combatendo a Caspa
------------------
O seu tratamento e controle são bastante simples, com uso de shampoos antiinflamatórios, anti-fúngicos, loções específicas, normalizadores da descamação ou tudo isso associado. Na verdade, a caspa não desaparece completamente alerta do Dr. Tykocinski. O que ocorre é que a pessoa fica num período de remissão, isto é, pode ficar durante um tempo sem sintoma. Quem tem caspa já tem tendência a tê-la mesmo, podendo ter crises, a qual há momentos de melhora e piora. Isso é uma condição individual. Pode-se ainda fazer aplicações de LED (luz emitida por diodo), que tem ação antiinflamatória, gomagem (uma espécie de peeling capilar) e aplicação de luz UVA.
Não dá para mensurar quanto tempo a pessoa pode ficar sem caspa, isso depende do ritmo de cada um.

Caspa é contagioso?
-------------------
O Dr. Bedin esclarece que a caspa não é contagiosa.


Prevenindo a caspa:
------------------
O Dr. Tykocinski recomenda:
- Shampoo deve ser usado diariamente para uma eficaz remoção da oleosidade e impurezas do couro cabeludo.

- Lave o couro cabeludo duas vezes seguidas com a polpa dos dedos (evite as unhas), sendo que na segunda vez deixe agir por dois minutos.
- Use água morna/fria.
- Enxágüe bem e após secar com a toalha
- Use o secador de cabelo (morno) para remover o excesso de umidade.
- Prefira os secadores profissionais, pois produzem mais vento que calor.
- Nunca durma com os cabelos molhados ou coloque touca, boné ou capacete com o cabelo úmido, pois favorece um ambiente quente e úmido para desenvolver os fungos, que desencadeiam a dermatite seborreica.

Créditos:
Home-page : www.wmulher.com.br
Data da inclusão: 03/08/2007
Empresa: WMULHER
Fone: (11) 3051-4499
Contato: FLÁVIA DE QUEIROZ HESSE


Leitura adicional:
Caspa
Couro cabeludo e cuidados - Caspas, coceiras e queda dos fios



Cabelos

Item Alopecia Areata

Item Caspa

Item Calvície - Alopecia androgênica, areata, cicatricial

Item Proteção Solar: os cabelos amam

Item Cabelos lindos e bem tratados

Item Queda de cabelos


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato