Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Colesterol - O Temido

Palavra vilã no imaginário popular, o colesterol, quase sempre, é associado à doenças e a problemas graves de saúde. E, realmente, se não tratado de forma correta pode trazer sérios riscos ao organismo. Segundo o cardiologista Dáphnis dos Santos Júnior para que o corpo humano possa viver harmoniosamente com esse "elemento" é preciso ter alguns hábitos saudáveis. "O colesterol é essencial à vida. Sem ele seria impossível viver. Este tipo de gordura é constituinte fundamental de membranas celulares, de hormônios variados, inclusive sexuais, e de modo geral, de quase todos os processos biológicos que nos regem", afirma.

Por isso, declara o médico, a melhor forma de prevenir e controlar os aspectos negativos do colesterol é ter uma alimentação rica em carne branca, verduras, frutas e, principalmente, praticar exercícios físicos diariamente. "É muito importante salientar que fatores de risco coadjuvantes, além dos genéticos, quase sempre, participam do processo de acúmulo do colesterol nas artérias. Assim, o diabetes, a pressão alta e o tabaco são co-participantes muito importantes do processo de arteriosclerose".

Ele também destaca que o desenvolvimento real da doença é um processo envolvendo múltiplas variáveis. Assim, cita o exemplo, de uma pessoa com taxa de colesterol no sangue acima do normal, mas, com pressão arterial abaixo de 12x8, sem nenhum histórico familiar de arterosclerose, não fumante, não diabética, que caminha todos os dias, e que pode, eventualmente, viver até os 100 anos, com perfeita saúde, sem nunca ter desenvolvido doença que habitualmente se associa ao colesterol alto.

ATENÇÃO AO EXCESSO DE GORDURAS DENTRO DAS ARTÉRIAS

Por outro lado, outra pessoa, diabética, fumante, hipertensa e com colesterol apenas discretamente acima dos níveis normais pode ter um infarto com 38 anos. "Distúrbios genéticos do colesterol podem acarretar níveis elevadíssimos dessas gorduras e ocasionar infarto e derrame, mesmo em crianças", alerta. Por outro lado, afirma o cardiologista, o colesterol acima do normal, por si só, não provoca nenhum sintoma. "Se uma pessoa está com colesterol muito elevado, 380 mg% por exemplo, e está com dor de cabeça, não existe nenhuma correlação entre o sintoma e a alteração dessa gordura. As conseqüências deste tipo de alteração sempre serão por acúmulo crônico das gorduras dentro das artérias", enfatiza.

DICAS

A reprogramação do estilo de vida é essencial, sugere o médico, "evitar o estresse constante, praticar atividade física regular, o esforço físico como condicionamento do sistema cardiovascular é remédio que não se compra em farmácia, esse tipo de atividade, também, libera uma série de substâncias benéficas na circulação que protegem a parte interna das artérias, impedindo os coágulos no sangue".

Fonte: Interface Comunicação Empresarial
Por Andréa Guimarães
Telefones: (31) 3292-8082/9975-1377


Leitura adicional:
Gorduras - ômega-3, ômega-6, colesterol, gordura trans
Dieta para baixar o colesterol



Cardiologia

Item Endarterectomia carotídea para tratamento de doença arterial carotídea

Item AVC - O que é, isquêmico e hemorrágico

Item Efeitos de um AVC

Item Sinais de alerta de um AVC

Item Fatores de risco para um AVC e prevenção

Item Colesterol Alto - O que pode ocasionar

Item Causas do colesterol alto

Item Endocardite infecciosa - O que é, sintomas, tratamento

Item Arritmia cardíaca - O que é, causas e fatores de risco

Item Pressão alta - Sintomas, pré-hipertensão e hipertensão sistólica isolada

Item Doenças Cardíacas - Como prevenir

Item Doença arterial periférica

Item Marcapasso cardíaco

Item Insuficiência cardíaca - O que é, causas, tratamento

Item Trombose venosa profunda

Item Sinais do AVC - Aprenda a reconhecer

Item HDL - Bom colesterol combate aterosclerose

Item Infarto agudo do miocárdio - Ataque cardíaco

Item Hipertensão arterial - Combate e prevenção

Item Úlcera vascular

Item Colesterol alto

Item Hipertensão - prevenção da pressão alta

Item Doença arterial coronariana e cereais integrais

Item Goiaba ajuda a reduzir colesterol e pressão sanguínea

Item Flavonóides e Saúde Vascular

Item Colesterol

Item Pressão Arterial

Item Colesterol - Mitos e Verdades

Item Fumantes - frequência cardíaca e pressão arterial

Item Controle do Colesterol com Microalga


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato