Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Complementos Funcionais

Divirta-se com o prazer de uma alimentação vitalizante! Amplie seu universo gastronômico e permita que novos alimentos, aromas, texturas, cores e sabores entrem em sua "morada". Em forma de grãos, ervas, brotos, folhas, sementes, flores, frutos ou raízes, os alimentos se apresentam perfeitos, nos dão energia e o aconchego da terra, do sol, do mar e do ar.

A natureza é sábia. Nutre seus frutos, abençoa e nos oferece num banquete farto de vida. Siga o exemplo! Crie seu estilo próprio e elegante de comer e sinta os efeitos saudáveis que a natureza proporciona. Seja Primavera, Verão, Outono ou Inverno, não importa, os alimentos que nos fazem bem acompanham todas as estações. Esquentam, esfriam, aceleram, acalmam, alegram ou purificam nosso corpo e nossa alma.

Então, que tal aproveitar e rever sua lista de compras de supermercado e incluir complementos funcionais? Segue uma relação de ítens que não devem faltar na sua geladeira e despensa. Conheça as propriedades funcionais de cada um e... dê asas à imaginação! Torne-se um alquimista...!!

AVEIA

Fornece Proteínas, Vitaminas, Minerais e Betaglucanas, um tipo de fibra solúvel que ajuda no funcionamento intestinal e na manutenção do colesterol em níveis saudáveis.
1 colher (sopa) cheia de aveia em flocos = 50 calorias

GRANOLA

É uma mistura constituída por frutas secas, grãos de cereais, sementes e oleaginosas, tais como o amendoim e a castanha-do-pará. Fornece fibras solúveis e insolúveis, proteínas, Vitaminas do Complexo B, minerais e gorduras saudáveis.
1 colher (sopa) de granola = 60 calorias

GERMEN DE TRIGO

Rico em proteínas, potássio, Zinco, Vitaminas B1 (tiamina) e Vitamina B6 (piridoxina). Possui propriedades nutricionais que auxiliam na produção de energia e no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas e ainda colabora com a absorção de oxigênio pelo cérebro e o funcionamento do Sistema Nervoso. É também indicado no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas).
1 colher (sopa) de gérmen de trigo = 55 calorias

LEITE

É fonte rica em cálcio, mineral fundamental na saúde dos ossos, dentes e unhas, nas contrações musculares e prevenção da osteoporose. Entretanto, estima-se que pelo menos 40% da população brasileira tem algum tipo de desconforto ou problema digestivo ao ingerir leite ou seus derivados (intolerância à lactose). Dependendo do nível de intolerância, recomenda-se o iogurte como substituto, que tem a digestão mais fácil, ou o leite de soja enriquecido com cálcio.
1 copo (200 ml) de leite desnatado = 70 calorias

IOGURTE

Tem digestão mais fácil que o leite. É fonte de Proteínas, Cálcio, Zinco, Vitaminas A e do Complexo B. Garante ossos e dentes saudáveis, previne a osteoporose, colabora nas contrações musculares, fortalece o Sistema Imune, ajuda a manter a flora intestinal e vaginal saudáveis e protegidas contra infecções. O cálcio também combate os efeitos nocivos do cádmio, substância tóxica proveniente da poluição e do cigarro.
1 copo (200 ml) de iogurte natural desnatado = 80 calorias

GENGIBRE

Antioxidante, ajuda a tratar enjôos, gastrites e infecções; é auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, no emagrecimento e no tratamento da depressão.
1 pedaço pequeno (10 gramas) = 7 calorias

MEL

Fornece Oligossacarídeos que alimentam os microorganismos benéficos da flora intestinal mantendo sua integridade e prevenindo doenças causadas por microorgasnismos patogênicos que habitam o intestino.
1 colher (sobremesa) = 28 calorias

AÇÚCAR MASCAVO

Extraído da cana de açúcar, não passa pelo processo de refinamento industrial, mantendo assim as vitaminas do complexo B e os sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, cobre, zinco). Cada 100 gramas fornecem 376 calorias contra 387 do açúcar refinado.
1 colher (sobremesa) rasa (10 g) = 38 calorias

AÇÚCAR DEMERARA

É um tipo de açúcar cristal mais escuro porque não sofre o processo de branqueamento industrial. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.
1 colher (sobremesa) rasa (10 g) = 38 calorias

PIMENTA

Contém vitaminas antioxidantes (A e C), bioflavonóides e capsaicina. Tem ação expectorante e pode reduzir a formação de coágulos. Purifica o sangue, pode auxiliar na prevenção de doenças do coração e no tratamento da obesidade. O uso da pimenta vermelha proporciona ação no Sistema Nervoso Simpático com respectivo aumento da liberação de noradrenalina e adrenalina, ambos responsáveis pelo estado de alerta e melhora de ânimo em pessoas deprimidas. É contra indicada em casos de problemas no trato gastrintestinal (gastrite, úlcera, ou hemorróidas).
5 gramas de pimenta caiena = 16 calorias

GUARANÁ EM PÓ

Estimulante, afrodisíaco, tônico cardiovascular, diurético, combate a cólicas, nevralgias, enxaquecas, fadiga e depressão. Possui teores de cafeína maiores que o café, o mate e o cacau. Em cada 100 gramas da semente da fruta (Paullinia cupana) originária da Amazônia, há cerca de 2 a 5% de cafeína contra 1 a 2% encontrados no café, 1% no mate e 0,7 no cacau. Pelo alto teor de cafeína, acelera a “queima” das reservas energéticas do organismo e apesar de ser natural, não deve ser usado indiscriminadamente.
1 colher (chá) de guaraná em pó = 4 calorias

LEVEDO DE CERVEJA

É fonte de Ferro, fornece Vitaminas B1 (tiamina), B3 (niacina) e B6 (piridoxina) que atuam na obtenção de energia e no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. Aumentam a habilidade dos glóbulos vermelhos de carrear oxigênio e participam da produção de norepinefrina e serotonina, neurotransmissores que proporcionam bom humor.
1 colher (chá) de levedo de cerveja = 21 calorias

Texto de Marília Fernandes - Consultoria feita à matéria "Segredos de Liqüidificador" da Revista O2 de Novembro de 2004


Leitura adicional:
Alimentos Funcionais - O que é Alimento Funcional
Aveia e colesterol sanguíneo
Leite - Nutrientes e Saúde - Tipo A, B, C
Pimentas, capsaicina e Emagrecimento
Guaraná



Nutrição

Item Ceia de Natal Saudável e Saborosa

Item Desintoxicação na alimentação

Item Ressaca - Dicas para evitar

Item Carboidratos

Item Vitaminas - Deficiência, efeitos colaterais, suplementos

Item Café da manhã e cereais integrais

Item Dicas de Nutrição

Item Manter o organismo aquecido sem exagerar na alimentação

Item Glúten na dieta

Item Lanches Saudáveis para a Bolsa

Item Ácido Fólico para o Cérebro

Item Lanche saudável pra meninada

Item Alimentos Industrializados X Carências Nutricionais

Item Abacate aumenta o colesterol?

Item Tomar ou não um polivitamínico

Item Alimentação X Vida Moderna - Perfil alimentar dos brasileiros

Item Ácidos Graxos Poliinsaturados - ômega-6 e ômega-3

Item Alimentação com saúde para crianças menores de dois anos

Item Supermercados: centros de saúde e beleza

Item Doses de Beleza na Dieta

Item Gorduras saturadas, colesterol HDL, LDL, trans, hidrogenadas

Item Máquinas automáticas, práticas mas traiçoeiras

Item Vegetarianismo - ser Vegetariano

Item Probióticos

Item Frutas para Revitalizar

Item Calorias por trás da Ceia de Natal

Item Prazeres e Levezas para as Ceias de Natal e Reveillon

Item Frutas - Renda-se aos seus Encantos

Item Gorduras Trans - Blitz nas Margarinas

Item Complementos Funcionais

Item Coloque Saúde na Lancheira das Crianças

Item Desmame Saudável dos Bebês

Item Vegetariano radical

Item Sal - Quando o sódio é importante

Item Educação Alimentar nas Escolas

Item Para cada Vinho uma Taça


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato