Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Cuidar da Pele

Com o término da temporada de férias, cresce nos consultórios dermatológicos a procura por tratamentos que solucionem complicações originadas por agentes agressores do verão (raios solares, calor, sal do mar, cloro e vento). Por ser o maior órgão do corpo humano, a pele fica naturalmente mais exposta às agressões ambientais. Os riscos aumentam com a exposição ao sol de maneira abusiva em busca de um bronzeado rápido.

Dra. Fabíola Tasca, dermatologista da Triple A Serviços Médicos, faz recomendações que podem solucionar as ocorrências mais comuns do verão:

1. HIDRATAÇÃO

"É necessário reconstruir a barreira cutânea perdida no verão. Essa camada mantém as células da superfície unidas a fim de reter água e evitar o processo de desidratação", afirma a dra. Fabíola, que indica cremes à base de Uréia, Lactácio de Amônia, Aloe Vera, vitamina E e Ceramidas. Hidratantes, em forma de loção ou gel, e sabonetes neutros, suaves e à base de glicerina também estão na lista de recomendações. "Os sabonetes infantis são ideais, já que, depois de um período de sol e mar, a pele fica sensível como a de um bebê". Face, pescoço e colo necessitam de produtos com vitamina C, que combate a formação de radicais livres e retarda o envelhecimento cutâneo.

2. QUEIMADURAS PROVOCADAS PELOS RAIOS ULTRAVIOLETA

Abusou do sol? A pele está vermelha e ardida? A saída é abusar do hidratante e da ingestão de líquidos (especialmente água, sucos e água de coco). Os casos mais graves devem ser tratados com antiinflamatórios e analgésicos, sob prescrição médica. Merece atenção o fato de que queimadura solar, com vermelhidão e pele descascada, aumenta em 50% o risco de câncer de pele. Por fim: a pele descascada é mais superficial e sensível. Quando isso acontece, deve-se passar longe do sol.

3. ACNE E MICOSE

A micose, infecção superficial causada por fungos, é recorrente entre pacientes que passaram o verão na praia e pode aparecer em qualquer região do corpo. O tratamento é relativamente simples, mas o uso de medicamentos só deve ocorrer após avaliação médica. A acne é outra complicação, já que os sintomas tendem a aumentar durante o verão, devido à maior oleosidade e ao uso intenso de filtros solares.

4. CABELOS RESSECADOS

Além de queimar a pele, o sol também danifica os fios de cabelo. A dermatologista recomenda o uso de cremes para pentear, sem enxágüe, com filtro solar e uso de bonés ou chapéus. "As pessoas que possuem cabelos loiros, naturais ou clareados devem usar xampus anti-resíduos para retirar o cloro. Quem tem cabelo oleoso deve verificar se não é o caso de substituir o xampu para um de cabelos normais, já que os fios estarão provavelmente mais ressecados", explica a dermatologista. É interessante estabelecer uma rotina de hidratação do cabelo, em casa e no salão de beleza: tratamento caseiro duas vezes por semana e a cada 15 dias com o profissional.

5. MANCHAS CAUSADAS PELO SOL

Provocadas por respingos de limão, laranja e frutas ácidas ou pelo uso de perfume na pele exposta ao sol, as manchas escuras podem dar origem a bolhas, acompanhadas ou não de coceira e ardência local. O tratamento é feito com cremes à base de hidroquinona, ácido retinóico e corticóides.

Fonte: Dª Fabíola Tasca, dermatologista da Triple A Serviços Médicos

Por EX-LIBRIS COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Fone: (11) 3266-6609
E-mail: anacarolina@libris.com.br
Contato: Ana Carolina


Leitura adicional:
Hidratação da pele - Hidratantes
Acne
Tratamento contra Acne
Tratamento dos cabelos oleosos e secos



Pele saudável

Item Pintas e manchas na prevenção do câncer de pele

Item Minimizar rugas de expressão

Item Vitiligo e psoríase

Item Envelhecimento da pele

Item Pele Saudável

Item Nutracêuticos e seus efeitos na Pele

Item Espinhas e Acne - Como tratar

Item Proteção da Pele no Inverno

Item Tratamento da Pele Seca

Item Cuidar da Pele

Item Pele na gravidez

Item Acne X Verão

Item Psoríase

Item Micoses - Dicas para evitar

Item Bronzeado - Cuidado com os prezuízos à saúde e câncer de pele

Item Filtro Solar e Proteção contra Radiação do Sol


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato