Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Doença arterial coronariana e cereais integrais

Diversos estudos demonstram que consumir cereais integrais pode reduzir o risco de desenvolver doença arterial coronariana. Os cereais possuem fibra e baixo teor de gordura, portanto, são importantes em uma dieta saudável para o coração.

Além disso, os cereais integrais contêm antioxidantes, fitonutrientes, vitaminas e minerais, que exercem um fator-chave nesta relação com o coração.

Segundo o estudo “Diet and heart: a postscript (Dieta e Coração: considerações), pesquisadores analisaram a dieta alimentar de 337 pessoas em um intervalo de 10 a 20 anos e concluíram que a redução no risco de doença cardíaca era atribuída a uma alta ingestão de fibra de cereais.

Na mesma linha, o artigo “Vegetable, fruit and cereal fiber intake and risk of coronary heart disease among men” (Consumo de vegetais, frutas e cereais e o risco de doença arterial coronariana entre os homens) destaca que a fibra do cereal está fortemente associada a um risco reduzido de infarto do miocárdio. Para chegar a essa conclusão, foram avaliados 43.757 norte-americanos de 40 a 75 anos de idade. Houve uma redução de 0,71 no risco de desenvolvimento da doença para cada 10 g de aumento na ingestão de fibra de cereal.

Outro grande estudo avaliou a relação entre o consumo de cereais integrais e o risco de doenças cardiovasculares. Trata-se do “Nurses’ Health Study” (Estudo de saúde das enfermeiras), uma pesquisa realizada durante 10 anos com mulheres norte-americanas. Foi avaliado um total de 68.782 mulheres entre 37 e 64 anos de idade, sem problemas no coração. Foram coletados dados dietéticos a partir de um questionário validado semiquantitativo de freqüência alimentar. Para evitar fatores de confusão, os autores controlaram os resultados por idade, fatores de risco cardiovasculares, fatores dietéticos e uso de suplementos vitamínicos.

Os pesquisadores constataram que um aumento de 10 g por dia na ingestão total de fibras das participantes reduziu em 0,81 o risco de doença arterial coronariana. Entre as diferentes fontes de fibra alimentar, como cereais, legumes e frutas, apenas a fibra de cereais estava fortemente associada a uma redução de risco de doença arterial coronariana.

Quando comparadas as mulheres que apresentaram maior consumo de cereais integrais com aquelas que consumiam pouca quantidade desses alimentos, houve uma redução de 31% e 25%, respectivamente, no risco de acidente vascular cerebral e doença coronária.

Para finalizar, o estudo “Patterns of food consumption and risk factors for cardiovascular disease in the general Dutch population” (Estudo do consumo de alimentos e fatores de risco por doenças cardiovasculares na população holandesa em geral) concluiu que o consumo de cereais integrais pode proteger contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Segundo os autores, a ingestão de dietas refinadas que não incluem cereais integrais foi associada a um nível de colesterol mais alto e à ingestão mais baixa de micronutrientes nos pacientes.

Créditos:
Hill & Knowlton
Jornalista Responsável: Daiane Leide
Tel: ( 11 ) 5503-2869
Email: dleide@hillandknowlton.co


Leitura adicional:
Grãos Integrais - Cereais
Colesterol alto e doença cardíaca



Cardiologia

Item Endarterectomia carotídea para tratamento de doença arterial carotídea

Item AVC - O que é, isquêmico e hemorrágico

Item Efeitos de um AVC

Item Sinais de alerta de um AVC

Item Fatores de risco para um AVC e prevenção

Item Colesterol Alto - O que pode ocasionar

Item Causas do colesterol alto

Item Endocardite infecciosa - O que é, sintomas, tratamento

Item Arritmia cardíaca - O que é, causas e fatores de risco

Item Pressão alta - Sintomas, pré-hipertensão e hipertensão sistólica isolada

Item Doenças Cardíacas - Como prevenir

Item Doença arterial periférica

Item Marcapasso cardíaco

Item Insuficiência cardíaca - O que é, causas, tratamento

Item Trombose venosa profunda

Item Sinais do AVC - Aprenda a reconhecer

Item HDL - Bom colesterol combate aterosclerose

Item Infarto agudo do miocárdio - Ataque cardíaco

Item Hipertensão arterial - Combate e prevenção

Item Úlcera vascular

Item Colesterol alto

Item Hipertensão - prevenção da pressão alta

Item Doença arterial coronariana e cereais integrais

Item Goiaba ajuda a reduzir colesterol e pressão sanguínea

Item Flavonóides e Saúde Vascular

Item Colesterol

Item Pressão Arterial

Item Colesterol - Mitos e Verdades

Item Fumantes - frequência cardíaca e pressão arterial

Item Controle do Colesterol com Microalga


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato