Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Fitoestrógenos - Fitoquímicos para os Pulmões

Os fitoestrógenos são fitoquímicos com estrutura química e ação similar ao estrogênio e estão presentes em uma grande variedade de plantas. Os principais fitoestrógenos na alimentação são as isoflavonas e as lignanas, que são predominantemente encontradas na soja e na linhaça, respectivamente.

Muitos estudos epidemiológicos têm apontado para o papel de quimioprevenção dos fitoestrógenos nos casos de câncer de mama, endométrio e próstata. A população asiática, cuja dieta é rica em alimentos que contém fitoestrógenos, apresenta baixa prevalência de vários tipos de câncer, incluindo o de pulmão. Sendo assim, parece haver uma forte ligação entre o consumo de fitoestrógenos e a proteção contra o câncer de pulmão conforme estudo publicado, em setembro, no JAMA - Journal of the American Medical Association.

No período entre 1995 e 2003, os pesquisadores da University of Texas M. D. Anderson Cancer Center analisaram os hábitos alimentares de 1674 pacientes com câncer de pulmão (grupo caso) e 1735 voluntários de idade e sexo semelhantes e saudáveis (grupo controle). Foram aplicados em todos os participantes, questionários de consumo alimentar que incluíam 12 substâncias conhecidas como fitoestrógenos dietéticos.

Para avaliar o consumo, os pesquisadores dividiram os alimentos fonte de fitoestrógenos em 3 categorias: isoflavonas (soja e derivados), lignanas (grão de centeio, semente de linhaça, cenoura, espinafre, brócolis e outros vegetais) e coumesterol (feijão, ervilha, espinafre e brotos). Foi analisada, também, a ingestão de um quarto grupo de alimentos, fonte de fitoesteróis que são compostos de plantas que apresentam propriedades estrogênicas. Estes alimentos incluem vegetais, óleos, margarinas enriquecidas, brotos, grãos, certas frutas e vegetais.

O estudo mostrou que os indivíduos que consumiram maiores quantidades de alimentos contendo fitoestrógenos apresentaram menor risco de desenvolver câncer de pulmão. Quando foi analisado o consumo das categorias isoladas de fitoestrógenos, observou-se que para os homens, as isoflavonas reduziram o risco de câncer de pulmão em 44%, e as lignanas em 27%. Para as mulheres, o consumo elevado de fitoestrógenos reduziu o risco em 34%, mas nenhum efeito foi observado quando as categorias de fitoestrógenos foram avaliadas isoladamente.

Segundo os autores, estudos epidemiológicos desse tipo apresentam algumas limitações conhecidas, uma vez que dependem da memória dos participantes em relatar o consumo de alimentos em meses anteriores. Sendo assim, são necessárias mais investigações.

Os pesquisadores ainda alertam que a melhor recomendação para prevenir o câncer de pulmão é não fumar, entretanto os resultados do estudo podem beneficiar em torno de 15% dos indivíduos que nunca fumaram (ou são fumantes passivos) e desenvolvem câncer de pulmão.

CONTEÚDO DE ISOFLAVONAS EM 100 GRAMAS DE PRODUTO

:: Grão de Soja = 189 mg

:: Soja Assada = 194 mg

:: Farinha de Soja = 208 mg

:: Proteína Texturizada de Soja = 313 mg

:: Leite de Soja = 8,8 mg

:: Tofu = 33,6 mg

:: Proteína Isolada de Soja (seca) = 201,7 mg

:: Concentrado de Soja (seco) = 44,3 mg

Fonte: Adaptado de ANDERSON et al. 1999.

Referências Bibliográficas
1. RAMSEY LA; ROSS BS; FISCHER RG Adv. Nurse Pract.; 7(5):26-30, 1999.
2. MATTHEW B. SCHABATH; LADIA M. HERNANDEZ; XIFENG WU; PATRICIA C. PILLOW; MARGARET R. SPITZ - Dietary Phytoestrogens and Lung Cancer Risk. JAMA. 2005 Sep 28;294(12):1493-504.
3. ANERSON JW; SMITH BM; WASHNOCK CS – Cardiovascular and Renal Benefits of Dry Bean and Soybean Intake. Am J Clin Nutr, 70 (suppl):464-74S, 1999.

Texto de Marília Fernandes


Leitura adicional:
Fitoquímicos ou Fitonutrientes - O que é fitoquímico



Patologias e Alimentação

Item Listeriose - O que é a infecção por Listeria

Item Prisão de ventre - O que é, causas, como prevenir

Item Colesterol alto em crianças

Item Saúde dos Ossos - Cálcio e Atividades Físicas

Item Diarréia

Item Salmonelose - Infecção por salmonella

Item Sal e hipertensão

Item Alergia e Intolerância Alimentar

Item Suplementos vitamínicos beneficiam o organismo

Item Osteoporose - Cálcio e Vitamina D

Item Alimentação saudável pode prevenir depressão na terceira idade

Item Iodo e Doenças de Tireóide
Item Alimentos, Massa Óssea e Osteoporose

Item Fitoestrógenos - Fitoquímicos para os Pulmões

Item Degeneração macular e catarata x luteína e a zeaxantina

Item Hiperatividade infantil e nutrição

Item Gripe - Declare guerra às vilãs do Inverno

Item Intoxicações Alimentares

Item Isotônicos para casos de diarréia

Item Salmonela

Item Farinha de manga e índices de glicemia

Item Alergia ao Glúten

Item Dor de cabeça e alimentação

Item Leite de soja, bom colesterol e doenças coronarianas

Item Síndrome do Olho Seco e Ômega 3

Item Ácido Úrico e Gota

Item Erva-mate contra aterosclerose

Item Vitamina A - Beta-caroteno - Riscos da Suplementação

Item Vitamina A na Alimentação

Item Chá Verde contra o Câncer


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato