Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Frutas - Renda-se aos seus Encantos

Veja o que há por trás das frutas e renda-se aos seus encantos e benefícios!

ABACAXI
Rico em bromelina, enzima que auxilia a digestão das proteínas. Contêm boas doses de manganês e boro, minerais importantes para a saúde dos ossos, prevenção e tratamento da osteoporose.
1 fatia média (100 g) = 49 calorias

ABACATE
Tem valores calóricos altos devido à presença de gorduras saudáveis (monoinsaturadas) que ajudam a combater o colesterol alto. Contêm Vitamina E e Glutationa, antioxidantes que reforçam o Sistema Imunológico e ajudam na eliminação de toxinas.
½ un pequena (185 g) = 323 calorias

AÇAÍ
Fornece ferro não heme cuja absorção é potencializada pela Vitamina C. O Ferro é um mineral fundamental para a formação da hemoglobina, célula do sangue responsável em levar oxigênio para todo o organismo. Mulheres esportistas devem redobrar a atenção devido às perdas do mineral pela menstruação.Por seu alto valor energético é indicado para pessoas que praticam atividade física.
100 g = 247 calorias

ACEROLA
Fonte de Vitamina C, vitamina antioxidante que reforça o Sistema Imune e atua na produção de colágeno e na matriz óssea. Por ser uma vitamina hidrossolúvel, precisa de água para ser transportada, absorvida e eliminada. Ao contrário do que muitos acham, o consumo excessivo de Vitamina C não é recomendável, uma vez que pode provocar a formação de cálculos renais.
8 un (100 g) = 32 calorias

ÁGUA DE COCO
Um isotônico natural e uma excelente opção para reidratar e repor os minerais perdidos pelo suor durante a prática de atividade física, em casos de diarréia ou no verão.
1 copo americano (200 ml) = 44 calorias

AMEIXA VERMELHA
Contém Vitamina C e antocianina, pigmento antioxidante que vem sendo associado à redução da oxidação da LDL-Colesterol (colesterol ruim), prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário. Fornece polifenóis, bioativos que “varrem” os radicais livres, protegem os vasos sanguíneos, melhoram a circulação, a oxigenação das células e auxiliam no tratamento da celulite.
1 un = 9 calorias

AMORA
É fonte Ferro não heme, flavonóides que combatem os radicais livres e antocianina, pigmento antioxidante que vem sendo associado à redução da oxidação da LDL-Colesterol (colesterol ruim), prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário.
100 g = 53 calorias

BANANA
Contém fibras solúveis, potássio, magnésio, vitamina B6 e oligossacarídeos que alimentam os microorganismos benéficos no intestino. Contém Silício, mineral que estimula a produção de colágeno e elastina, melhorando a tonicidade da pele. É indicada no tratamento de úlceras do estômago, melhora o humor e evita câibras.
1 un (85 g) = 70

CAQUI
Possui boas doses de carboidratos e é excelente fonte de betacaroteno (precursor da vitamina A), potente antioxidante que fortalece o Sistema Imune, protege contra a ação dos radicais livres e é essencial para a saúde dos cabelos, pele, olhos e mucosas, prevenção e tratamento de acne e infecções no corpo. Contém fibras solúveis e compostos fenólicos que podem reduzir os níveis de colesterol do sangue. Fornece Potássio, Ferro, Magnésio e Cálcio, minerais importantes para as contrações musculares, saúde dos ossos, Sistema Nervoso e manutenção dos líquidos corporais e pressão arterial.
1 un (110 g) = 96 calorias

CEREJA FRESCA
Contém Vitamina C e antocinina, pigmento antioxidante que vem sendo associado à redução da oxidação da LDL-Colesterol (colesterol ruim), prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário. Fornece polifenóis, bioativos que .varrem. os radicais livres, protegem os vasos sanguíneos, melhoram a circulação, a oxigenação das células e auxiliam no tratamento da celulite.
12 un (50 g) = 35 calorias

FIGO
Depois da água, os Carboidratos são a maioria em sua composição. Fornece também boas doses de fibras que promovem a sensação de saciedade. Contém Betacaroteno, Vitaminas C, B1, B2 e Niacina e minerais como Potássio, Cálcio, Fósforo e Ferro.
1un (60 g) = 35

GOIABA
Têm quase 5 vezes mais Vitamina C do que a laranja: 100 g de goiaba contêm 275mg de Vitamina C, ao passo que a mesma quantidade de laranja fornece 57mg. É rica em fibras e Licopeno, pigmento antioxidante que atua na cicatrização de micro-cortes e previne vários tipos de câncer. É ainda uma boa fonte de Potássio e Ferro.
1 un (170 g) = 129 calorias

KIWI
Fornece Vitamina C, Fibras, Ácido Fólico, Luteína e Zeaxantina. Tem propriedades antioxidantes e protetoras do coração, das artérias e da visão.
1 un (75 g) = 51 calorias

LARANJA
Além da Vitamina C, possui várias classes de fitoquímicos juntas (carotenóides, terpenos e flavonóides) que agem como um "coquetel" antioxidante varredor de radicais livres e anti-cancerígeno. A parte branca contém boas doses de pectina, fibra solúvel.
1 un média (180 g) = 86 calorias

MAÇÃ
Fonte rica em pectina, fibra solúvel que regulariza o funcionamento intestinal, reduz os níveis de colesterol e glicose sanguínea. Fornece Ácido Fólico, vitamina do Complexo B que previne doenças do tubo neural, reduz os riscos das doenças do coração e das artérias e atua na estabilidade dos níveis de serotonina, neurotransmissor do bem estar. É boa fonte de Boro, mineral que melhora os níveis do hormônio estrogênio e previne a desmineralização óssea. Tem ação diurética devido ao Potássio que ajuda a eliminar o Sódio e, conseqüentemente, o excesso de água do corpo e o inchaço.
1un (130 g) = 84 calorias

MAMÃO PAPAIA
Fonte rica em Betacaroteno, antioxidante que aumenta o número de células do Sistema Imune que protegem contra o câncer e infecções causadas por vírus e bactérias. Contém papaína, enzima que colabora com a digestão das proteínas.
½ un pequena (135 g) = 97 calorias

MANGA
Fornece Vitamina E, Betacaroteno, e bioflavonóides, todos com ação antioxidante. É fonte de pectina (fibra solúvel) que retarda o esvaziamento gástrico e modula a absorção da glicose.
3 fatias pequ doenças do coração, cataratas e degeneração macular senil. Seu alto teor de água estimula o funcionamento renal e a eliminação de toxinas. É um ótimo reidratante, sendo indicado nos estados de desidratação em que há perdas de minerais (diarréias, febre e suor excessivo).
1 fatia média (100g) = 32 calorias

MORANGO
Rico em Vitamina C, fibras, Licopeno, Potássio e Ácido Fólico. Combate os radicais livres, reforça o Sistema Imunológico , faz bem ao coração e às artérias.
10 un (120 g) = 35 calorias

NECTARINA
Fornece Betacaroteno e Vitamina E que fortalecem o Sistema Imune e protegem as células contra os efeitos nocivos dos radicais livres.
1un (90 g) = 44 calorias

PÊRA
Além da pectina, fibra solúvel que ajuda no funcionamento intestinal, controla os níveis de glicose e colesterol do sangue, contém Boro, mineral que melhora os níveis do hormônio estrogênio e previne a desmineralização óssea. É rica em água e vitaminas do complexo B, que regulam o sistema nervoso e o sistema digestivo. Também possui betacaroteno e Vitamina C com ação antioxidante que fazem bem à pele, cabelos, ossos e dentes. É fonte de Silício, mineral que estimula a produção de colágeno e elastina.
1 un média (110 g) = 68 calorias

PÊSSEGO
Contém flavonóides, Betacaroteno e Boro, mineral que melhora os níveis do hormônio estrogênio e previne a desmineralização óssea.
1un média (60g) = 29 calorias

TANGERINA
Fonte de Vitamina C, vitamina antioxidante que reforça o Sistema Imune e atua na produção de colágeno e na matriz óssea.
1 un média (100 g) = 65 calorias

TOMATE
São fontes de Vitamina C (quando crus) e Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares. È a fonte mais rica em Licopeno, pigmento antioxidante natural que auxilia na prevenção do câncer de próstata. O Licopeno tem sua ação potencializada quando submetido ao calor do cozimento e na presença de gorduras saudáveis, presentes em castanhas, nozes, sementes e azeite de oliva extra virgem (cru).
1 un (100 g) = 21 calorias

UVAS
Além do Boro, mineral que melhora os níveis do hormônio estrogênio e previne a desmineralização óssea, contém resveratrol e flavonóides, substâncias encontradas na casca que tem ação antioxidante e são indicadas na prevenção de doenças do coração e artérias.
8 un (100 g) = 70 calorias

Texto de Marília Fernandes - CRN 1693


Leitura adicional:
Frutas e verduras para emagrecer
Dieta do Abacaxi
Açaí - Potencial anticancerígeno
Maracujá
Tomates e Licopeno
Dengue



Nutrição

Item Ceia de Natal Saudável e Saborosa

Item Desintoxicação na alimentação

Item Ressaca - Dicas para evitar

Item Carboidratos

Item Vitaminas - Deficiência, efeitos colaterais, suplementos

Item Café da manhã e cereais integrais

Item Dicas de Nutrição

Item Manter o organismo aquecido sem exagerar na alimentação

Item Glúten na dieta

Item Lanches Saudáveis para a Bolsa

Item Ácido Fólico para o Cérebro

Item Lanche saudável pra meninada

Item Alimentos Industrializados X Carências Nutricionais

Item Abacate aumenta o colesterol?

Item Tomar ou não um polivitamínico

Item Alimentação X Vida Moderna - Perfil alimentar dos brasileiros

Item Ácidos Graxos Poliinsaturados - ômega-6 e ômega-3

Item Alimentação com saúde para crianças menores de dois anos

Item Supermercados: centros de saúde e beleza

Item Doses de Beleza na Dieta

Item Gorduras saturadas, colesterol HDL, LDL, trans, hidrogenadas

Item Máquinas automáticas, práticas mas traiçoeiras

Item Vegetarianismo - ser Vegetariano

Item Probióticos

Item Frutas para Revitalizar

Item Calorias por trás da Ceia de Natal

Item Prazeres e Levezas para as Ceias de Natal e Reveillon

Item Frutas - Renda-se aos seus Encantos

Item Gorduras Trans - Blitz nas Margarinas

Item Complementos Funcionais

Item Coloque Saúde na Lancheira das Crianças

Item Desmame Saudável dos Bebês

Item Vegetariano radical

Item Sal - Quando o sódio é importante

Item Educação Alimentar nas Escolas

Item Para cada Vinho uma Taça


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato