Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Gripe - Declare guerra às vilãs do Inverno

O inverno chegou com calor e sol forte, mas aos poucos as frentes frias se aproximaram e com elas as complicações respiratórias típicas dos meses de julho, agosto e setembro, período de baixa umidade e aumento da poluição.

Nessa época do ano, mesmo quem já passou por uma gripe recente pode apresentar novamente coriza, espirros, tosse e outros sinais que parecem indicar a volta da gripe.

O médico Clystenes Odyr Soares Silva, chefe do Pronto Atendimento em Pneumologia do Hospital São Paulo, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conta que, nesse período do ano, o hospital recebe, em média, cerca de 80 pessoas por dia com esses sintomas, mas explica que a idéia de recaída não passa de um mito, pois o corpo humano cria defesas para eliminar o vírus da gripe em até sete dias.

"O que existe são outros problemas que podem aparecer enquanto o corpo ainda está se recuperando", afirma. De fato, as reais vilãs desse processo são as bactérias. "O pós-gripe é o quadro clínico ideal para que as bactérias se instalem e apareçam processos como pneumonia, sinusite ou bronquite", destaca Silva, lembrando, ainda, que o quadro também favorece o surgimento de problemas alérgicos, como asma e faringite, que podem aparecer quando o corpo está enfraquecido.

Os resfriados, que apesar de trazer sintomas iguais aos da gripe são causados por um tipo de vírus menos agressivo, também colaboram para aumentar os problemas. "Mesmo não causando mal-estar geral e febre, típicos da gripe, o resfriado também compromete a resistência corpórea, facilitando o aparecimento de bactérias e das doenças de origem alérgicas", diferencia o pneumologista do Hospital São Paulo, Ciro Kirchenchtejn.

PREVENÇÃO

Kirchenchtejn sugere algumas medidas simples capazes de prevenir a contaminação por bactérias, como lavar o nariz com soro fisiológico e beber bastante água, para se manter hidratado. De acordo com Clystenes Silva, durante a fase de recuperação de uma gripe, o indivíduo também deve evitar aglomerações e os contatos com crianças e idosos, para não transmitir o vírus.

Fonte: Jornal Unifesp

DICAS (Por Marília Fernandes)

1. Para calcular sua necessidade diária de água, multiplique seu peso corporal por 30 ml.
Ex: Um homem de 70 kg deve tomar 2,1 litros de água/dia ou seja, 10 copos (200ml) distribuídos ao longo do dia -- 1 copo à cada uma hora. Esse intervalo deve ser respeitado para que a água exerça sua função de hidratar o organismo.
O hábito de tomar grandes quantidades de água de uma só vez, leva à rápida eliminação pela urina.

2. Garanta a ingestão de alimentos fontes de vitaminas e minerais que reforçam o Sistema Imunológico:

* Vitamina C:
frutas cítricas, kiwi, goiaba, pimentão, tomate;

* Vitamina E: abacate, manga, germén de trigo, avelãs, amendôas, amendoim, semente de girassol, castanha do para, azeite de oliva, óleo de girassol, leite, batata doce;

* Betacaroteno: abóbora, moranga, agrião, batata doce, brócolis, pimentas, cenoura, couve, espinafre, melão amarelo, mamão, damasco, goiaba, pêssego;

* Zinco: carnes, ostras, moluscos, grãos, gérmen de trigo, cereais e pães integrais, alimentos enriquecidos;

* Selênio: castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes.

3. Lave as mãos com frequência!
Os vírus e bactérias estão no ar e nas superfícies. Ao tocarmos objetos contaminados e levarmos as mãos à boca, nariz, olhos ou alimentos que iremos comer, estamos colaborando para a entrada de vírus e bactérias em nosso corpo. Por isso, mantenha as mãos sempre higienizadas para se proteger!

Referências bibliográficas
1. UNIFESP COMUNICAÇÃO - Bactérias são as verdadeiras vilãs nas chamadas gripes "mal curadas". Julho de 2004. Disponível em http://www.unifesp.br/comunicacao/ass-imp/index.htm. Acessado em 09/08/2004.
2. MAYO CLINIC - INFECTIONS DISEASE CENTER - Cold and Flu. Disponível em: http://www.mayoclinic.com. Acessado em 10/08/2004.
3. EL COSEJO EUROPEO DE INFORMACIÓN SOBRE LA ALIMENTACIÓN (EUFIC) - Declare la guerra a las infecciones invernales. Food Today n° 17, 1999. Disponível em http://www.eufic.org/sp/food/pag/food17/food17.htm. Acessado em 26/05/2004.
4. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION - Preventing the Flu: Overview. December 12, 2003. Disponível em: http://www.cdc.gov/flu/protect/preventing.htm. Acessado em 24/05/2004.

Texto © 2004 Por Drª Marília Fernandes, nutricionista - CRN3/1693
'2004-08-11','Com atitudes simples no seu dia-a-dia é possível manter distância das infecções respiratórias tão comuns nessa época do ano... '


Leitura adicional:
Preventing the Flu
Mayo Clinic
Gripe e treinamento esportivo
Dengue
Vitamina C contra o resfriado



Patologias e Alimentação

Item Listeriose - O que é a infecção por Listeria

Item Prisão de ventre - O que é, causas, como prevenir

Item Colesterol alto em crianças

Item Saúde dos Ossos - Cálcio e Atividades Físicas

Item Diarréia

Item Salmonelose - Infecção por salmonella

Item Sal e hipertensão

Item Alergia e Intolerância Alimentar

Item Suplementos vitamínicos beneficiam o organismo

Item Osteoporose - Cálcio e Vitamina D

Item Alimentação saudável pode prevenir depressão na terceira idade

Item Iodo e Doenças de Tireóide
Item Alimentos, Massa Óssea e Osteoporose

Item Fitoestrógenos - Fitoquímicos para os Pulmões

Item Degeneração macular e catarata x luteína e a zeaxantina

Item Hiperatividade infantil e nutrição

Item Gripe - Declare guerra às vilãs do Inverno

Item Intoxicações Alimentares

Item Isotônicos para casos de diarréia

Item Salmonela

Item Farinha de manga e índices de glicemia

Item Alergia ao Glúten

Item Dor de cabeça e alimentação

Item Leite de soja, bom colesterol e doenças coronarianas

Item Síndrome do Olho Seco e Ômega 3

Item Ácido Úrico e Gota

Item Erva-mate contra aterosclerose

Item Vitamina A - Beta-caroteno - Riscos da Suplementação

Item Vitamina A na Alimentação

Item Chá Verde contra o Câncer


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato