Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

HDL - Bom colesterol combate aterosclerose

Recente artigo do American Journal of Cardiology, baseado em vários estudos, comprova que o aumento do HDL, o bom colestero, é eficaz no combate aos principais fatores de risco cardiovascular.

As terapias que elevam o HDL, bom colesterol, induzem a regressão da aterosclerose - principal causa de risco cardiovascular - e o tratamento à base do princípio ativo niacina (vitamina B3) mostrou-se o mais eficaz. Essas foram as conclusões de recente publicação científica do American Journal of Cardiology, que se baseia em pesquisas desenvolvidas nos últimos anos. O artigo será entregue pela Libbs Farmacêutica aos médicos presentes no XXIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - Socesp (de 1º a 3 de maio), no Expo Center Norte (SP).

"Há tempos, os médicos focam a diminuição do colesterol ruim, LDL, para reduzir riscos de enfartes. Porém, muitas pessoas continuam sofrendo ataques cardíacos. Agora, são vários os estudos que confirmam que a preocupação deve ser também com o HDL", afirma Jairo Lins Borges, médico cardiologista do Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo um dos centros de referência da América Latina. O artigo do American Journal chama o HDL de "partícula da regressão".

Os estudos citados no artigo utilizaram avançados métodos de imagem vascular - como ultra-som da carótida, tomografia computadorizada cardíaca e ultra-som intravascular -, que permitiram uma avaliação nítida da parede arterial (vasos sanguíneos que carregam sangue do coração para todas as partes do nosso corpo) e mostraram que o aumento do HDL favoreceu a regressão da aterosclerose. Ainda nas pesquisas, a substância niacina foi testada como monoterapia ou em combinação com outros fármacos como a estatina (substância amplamente usada para tratar os alterados níveis de colesterol), sempre confirmando sua efetiva ação na regressão das placas de gordura em formação na parede da artéria.

O HATS (Atherosclerosis Treatment Study), um dos estudos citados no artigo, avaliou os efeitos da terapia combinada estatina-niacina comparada com placebo, entre 160 pacientes com doença coronária e HDL baixo. Em três anos de tratamento, o HDL aumentou em 26% e o LDL-c diminuiu em 42%, exercendo grande proteção contra problemas coronários, com uma redução do risco de 90%.

Outro estudo, o Arbiter III, desenvolvido em centro médico militar de Washington, nos Estados Unidos, e apresentado na Sessão Científica Anual da American Heart Association, também comprova que o tratamento à base de niacina adicionada à estatina reduz a aterosclerose pelo aumento significativo dos níveis de HDL-c. O estudo, que envolveu 130 pacientes, após dois anos de acompanhamento, demonstrou que, mesmo quando os níveis de LDL-c estão bem controlados pelo tratamento com estatina, a administração de niacina inibe a progressão e promove a regressão das placas de gordura na artéria em 60% dos pacientes, em comparação com 25% dos pacientes tratados com estatina. O Arbiter III é uma continuação do Arbiter II - primeiro estudo clínico que mostrou regressão absoluta da aterosclerose durante tratamento com niacina.

Demais estudos citados no American Journal que comprovam a importância de se elevar o HDL para se evitar complicações no coração e o tratamento à base de niacina são o CLAS (Cholesterol Lowering Atherosclerosis Study), com duração de sete anos, e o FATS (Familial Atherosclerosis Treatment Study), que usaram terapia combinada com niacina e colestipol, levando a reduções no LDL-c de 32%, a aumentos no nível HDL-c de 43% e a um aumento de quase quatro vezes na taxa de regressão de lesão coronária. Mais recentemente, o estudo AFREGS (Armed Forces Regression Study).usou as substâncias niacina, colestiramina e gemfibrozil e foi altamente eficaz: aumento de 36% no HDL-c, uma redução de 26% no LDL-c e uma redução de 50% no nível de triglicérides.

A aterosclerose ocorre devido ao acúmulo de placas de gordura que entopem as artérias e podem levar ao infarto do miocárdio, ao derrame cerebral ou à morte cardíaca. No caso das mulheres, os níveis de HDL devem ser superiores a 50 mg/dl de sangue. Já para os homens, a taxa mínima é 40 mg/dl.

Créditos:
Sobre a Libbs
A Libbs Farmacêutica produz a niacina no Brasil. A niacina aumenta o HDL-c em 30%, em média, quando utilizado na dose de 1 a 2g por dia. Também diminui o LDL-C em até 15% e os níveis de triglicérides em até 40%.
Um dos maiores laboratórios farmacêuticos de capital nacional, a Libbs tem forte atuação também nas áreas cardiovascular, neuropsiquiátrica, gastroenterológica, respiratória, dermatológica e oncológica.
Dados da notícia:
Data da inclusão: 28/04/2008
Empresa: LIDE SOLUÇÕES INTEGRADAS EM COMUNICAÇÃO
Fone: (11) 6011-1604
E-mail: dferreira03@lide.com.br
Fax: (11) 6011-1645
Contato: Deborah Ferreira


Leitura adicional:
HDL - Bom Colesterol



Cardiologia

Item Endarterectomia carotídea para tratamento de doença arterial carotídea

Item AVC - O que é, isquêmico e hemorrágico

Item Efeitos de um AVC

Item Sinais de alerta de um AVC

Item Fatores de risco para um AVC e prevenção

Item Colesterol Alto - O que pode ocasionar

Item Causas do colesterol alto

Item Endocardite infecciosa - O que é, sintomas, tratamento

Item Arritmia cardíaca - O que é, causas e fatores de risco

Item Pressão alta - Sintomas, pré-hipertensão e hipertensão sistólica isolada

Item Doenças Cardíacas - Como prevenir

Item Doença arterial periférica

Item Marcapasso cardíaco

Item Insuficiência cardíaca - O que é, causas, tratamento

Item Trombose venosa profunda

Item Sinais do AVC - Aprenda a reconhecer

Item HDL - Bom colesterol combate aterosclerose

Item Infarto agudo do miocárdio - Ataque cardíaco

Item Hipertensão arterial - Combate e prevenção

Item Úlcera vascular

Item Colesterol alto

Item Hipertensão - prevenção da pressão alta

Item Doença arterial coronariana e cereais integrais

Item Goiaba ajuda a reduzir colesterol e pressão sanguínea

Item Flavonóides e Saúde Vascular

Item Colesterol

Item Pressão Arterial

Item Colesterol - Mitos e Verdades

Item Fumantes - frequência cardíaca e pressão arterial

Item Controle do Colesterol com Microalga


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato