Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Hidroterapia garante qualidade de vida para a terceira idade

Dados do IBGE demonstram que a população acima de 60 anos cresce em velocidade três vezes maior do que a população adulta. Isso faz com que estimativas atuais projetem o Brasil, até 2025, ocupando o 6º lugar no ranking mundial dos países mais populosos em idosos em todo o mundo. Nesta época, prevê-se que 15% dos brasileiros estarão acima dos 60 anos.

Como o envelhecimento é um processo natural enfrentado por todos os seres vivos, a forma como ele atinge cada pessoa é que diferencia a relação do indivíduo com a terceira idade. Após os 60 anos, o organismo começa a sofrer modificações fisiológicas que contribuem para a diminuição da força, amplitude de movimentos e flexibilidade e para o aparecimento de problemas cardiovasculares, motores, respiratórios e de variação da pressão sanguínea. Para melhorar a qualidade de vida na terceira idade, aumentando a longevidade e a promoção integral da saúde, a hidroterapia é uma ótima aliada, com diversos benefícios físicos e mentais.

"A atividade é realizada em piscina aquecida, em ambiente seguro, aconchegante e com acompanhamento personalizado do fisioterapeuta. Além da sensação de redução do peso corporal, a imersão em água morna provoca efeitos físicos que facilitam o relaxamento muscular, a redução da sensibilidade à dor e a diminuição dos espasmos musculares. Com isso, induzimos uma melhora da circulação periférica, da consciência corporal, do equilíbrio e da autoconfiança dos pacientes", explica o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, da Clínica Hidrodinâmica, em Belo Horizonte (MG).

Diferenciais da hidroterapia
Especialista em Hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática, Rogério Celso Ferreira destaca que a modalidade vem sendo utilizada como uma forma segura e confortável de manter a atividade física dos idosos, ao mesmo tempo em que trata patologias associadas ao envelhecimento, como Parkinson, osteoporose, artrose, fraturas, obesidade, depressão, insônia entre outras, melhorando significativamente sua qualidade de vida.

"A liberdade de movimento, a recuperação da flexibilidade e da agilidade conquistadas com a hidroterapia resgatam a autoconfiança e a alegria de viver dos idosos, de forma rápida e segura, motivando cada um deles a vencer suas limitações físicas", destaca Rogério. A hidroterapia pode, inclusive, reverter alguns dos processos degenerativos do envelhecimento, pois melhora a eficiência geral do organismo, fazendo com que o cérebro trabalhe mais para interpretar os novos estímulos vindos da água.

"Na piscina terapêutica, um grande número de articulações é estimulado ao mesmo tempo, favorecendo sua lubrificação, com consequente aumento da mobilidade. Além disso, ainda há melhoria no padrão do sono, no funcionamento do sistema digestivo, na redução do colesterol, na perda de gordura corporal e no metabolismo", reforça Rogério.

O tratamento com Hidroterapia pode ser feito de forma individual ou coletiva, sendo que o grupo ainda contribui para a socialização do paciente, funcionando como um incentivo constante para melhorar sua qualidade de vida, buscar um envelhecimento saudável e a independência que todo idoso necessita.

Créditos:
Clínica Hidrodinâmica - Fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira Rua do Ouro, 1717, Serra, Belo Horizonte (MG) (31) 3223-2210 Informações para a imprensa sobre Rogério Celso Ferreira: Ampla Comunicação Jornalistas responsáveis: Liège Camargos, Marianna Moreira e Carla Corrêa (31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8788-0043 imprensa@amplacomunicacao.com.br Abril/2012



Exercícios físicos

Item Exercícios físicos e atividade física na terceira idade

Item Hidroterapia garante qualidade de vida para a terceira idade

Item História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade

Item Esteróides anabolizantes - O que são, uso, efeitos

Item Atletas e lesões na pele

Item Ginástica Laboral

Item Anabolizantes

Item Curves e mulheres na terceira idade

Item Qual a Vida Útil do Esportista

Item Lesões de academia

Item Pilates na Gravidez

Item Sedentarismo - Não seja sedentário

Item Não confunda Aquecimento com Alongamento

Item Atividade Física X Transtornos de Humor

Item Atividade Física e Bem-estar pessoal

Item Atleta olímpico

Item Ácido lático X Fadiga muscular

Item Nado sincronizado X Gasto energético

Item Respiração & Performance

Item Como escolher academia de ginática

Item Musculação na terceira idade

Item Avaliação Física

Item Zona Alvo de Treinamento

Item Academia de ginástica em condomínios

Item Fisicamente ativo sim, malhação demais não

Item Esportistas e Proteção da Pele

Item Pilates

Item Deep Running

Item Adolescentes na Academia de Ginástica

Item Como evitar lesões durante corrida de rua

Item Quando só malhar não resolve

Item Cálcio e Atividade Física

Item Diabetes x Atividade Física


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato