Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Hipertensão arterial - Combate e prevenção

O coração funciona como uma bomba, que impulsiona o sangue levando oxigênio e nutrientes para todo o corpo por meio das artérias. Profissionais da saúde chamam de pressão arterial a força exercida pelo coração para bombear o sangue. A pressão arterial é chamada de pressão alta quando ocorre acima dos valores considerados normais (140X90mmHg para pessoas com mais de 18 anos).

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril, a fisioterapeuta e diretora da Clínica Tônus Fisioterapia Preventiva e Reabilitação, Lara Guimarães avalia como é importante alertar a população sobre o assunto.

Segundo Lara, de 10 a 15% da população brasileira é hipertensa. Mas para ela, a maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão. A fisioterapeuta explica que o índice de hipertensão arterial é elevado nos obesos (20 a 40%), diabéticos (30 a 60%), negros (20 a 30%) e idosos (30 a 50%). “A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que, quando não tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicações que podem atingir outros órgãos e sistemas. Constituindo assim, fator de risco para diversas patologias”, justifica ela.

De acordo com as explicações da fisioterapeuta, no sistema nervoso central podem ocorrer infartos e hemorragia; no coração, podem ocorrer cardiopatia isquêmica (angina), insuficiência cardíaca, aumento do coração e, em alguns casos, morte súbita; nos pacientes com insuficiência renal crônica associada, sempre ocorre nefroesclerose; no sistema vascular, podem ocorrer entupimentos e obstruções das artérias carótidas, aneurisma de aorta e doença vascular periférica dos membros inferiores e por fim, no sistema visual, há retinopatia que reduz muito a visão dos pacientes. “Portanto é necessário controlar e prevenir a pressão arterial alta e existem duas formas de tratamento: sem e com medicamentos”, afirma Lara Guimarães. Segundo a fisioterapeuta, o tratamento medicamentoso visa reduzir as doenças cardiovasculares e a mortalidade dos pacientes hipertensos. “A escolha correta do medicamento para tratar a hipertensão é uma tarefa do médico, já o tratamento sem medicamentos tem como objetivo auxiliar na diminuição da pressão, e se possível evitar as complicações e os riscos por meio de modificações nas atitudes e formas de viver”, esclarece.

A fisioterapeuta assegura ainda que, em relação às atividades físicas, antigamente acreditava-se que pessoas com hipertensão arterial não poderiam fazer exercícios resistidos (com peso) ou musculação. Entretanto, as últimas pesquisas mostram que de forma controlada e bem orientados eles são seguros e importantes no processo de reabilitação cardíaca.

Lara Guimarães afirma também que é necessário o comprometimento do paciente de seguir hábitos de vida saudáveis, como manter o peso corporal controlado, diminuir a ingestão de sal, evitar bebidas alcoólicas, não fumar, controlar os índices de colesterol, praticar exercícios físicos adequados e adotar medidas de relaxamento para evitar o estresse do dia-a-dia, bem como, quando for o caso, o correto tratamento de patologias simultâneas, em especial diabetes. “Para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida e evite danos à sua saúde, é muito importante que ele seja corretamente avaliado e orientado por uma equipe de profissionais da saúde, incluindo Médico, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Nutricionista e Psicólogo”, conclui a fisioterapeuta Lara Guimarães.

Créditos:
Ampla Soluções em Comunicação: Liège Camargos e Aline Barbosa
(31) 3225-1116/3221-9241/8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br – www.amplacomunicacao.com.br


Leitura adicional:
Pressão alta ou hipertensão arterial
Pressão Arterial
Alimentação Saudável
Comer menos sal e sódio - Dieta hiposódica



Cardiologia

Item Endarterectomia carotídea para tratamento de doença arterial carotídea

Item AVC - O que é, isquêmico e hemorrágico

Item Efeitos de um AVC

Item Sinais de alerta de um AVC

Item Fatores de risco para um AVC e prevenção

Item Colesterol Alto - O que pode ocasionar

Item Causas do colesterol alto

Item Endocardite infecciosa - O que é, sintomas, tratamento

Item Arritmia cardíaca - O que é, causas e fatores de risco

Item Pressão alta - Sintomas, pré-hipertensão e hipertensão sistólica isolada

Item Doenças Cardíacas - Como prevenir

Item Doença arterial periférica

Item Marcapasso cardíaco

Item Insuficiência cardíaca - O que é, causas, tratamento

Item Trombose venosa profunda

Item Sinais do AVC - Aprenda a reconhecer

Item HDL - Bom colesterol combate aterosclerose

Item Infarto agudo do miocárdio - Ataque cardíaco

Item Hipertensão arterial - Combate e prevenção

Item Úlcera vascular

Item Colesterol alto

Item Hipertensão - prevenção da pressão alta

Item Doença arterial coronariana e cereais integrais

Item Goiaba ajuda a reduzir colesterol e pressão sanguínea

Item Flavonóides e Saúde Vascular

Item Colesterol

Item Pressão Arterial

Item Colesterol - Mitos e Verdades

Item Fumantes - frequência cardíaca e pressão arterial

Item Controle do Colesterol com Microalga


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato