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Fuja do efeito ioiô

Io-io
De acordo com recentes pesquisas realizadas no Brasil, 6 em cada 10 brasileiros que seguiram alguma dieta de emagrecimento nos últimos três anos não conseguiram manter a nova silhueta e desencadearam o “efeito sanfona” ou “iô-iô” que caracteriza-se pelo emagrecimento seguido de ganho de peso, o famoso “engorda/emagrece/engorda”. O "efeito sanfona", normalmente fruto das “dietas milagrosas”, não deve ser visto apenas sob a ótica da estética, mas também sob o ponto de vista da saúde.

O engorda/emagrece/engorda aumenta os riscos para desenvolver as doenças do coração, principal causa de mortes no mundo.

As pesquisas ainda mostram que quem mais têm dificuldades para emagrecer são as mulheres acima dos 35 anos. Esse fato se deve à própria natureza da mulher, uma vez que possue em sua composição corporal mais tecido adiposo que os homens. Além disso, na maturidade ocorre uma queda no metabolismo basal, que aliada à diminuição dos níveis de estrógeno, faz com que o emagrecimento fique cada vez mais lento e difícil (mas não impossível!).

Então, se o objetivo é emagrecer e manter a forma, os "tratamentos de choque" não resolvem. Além do quê, não há “santo” que consiga manter um "regime espartano" por muito tempo. Conclusão, os velhos padrões alimentares retornam e os indesejáveis quilinhos extras também. A melhor saída é optar por hábitos alimentares e de vida saudáveis, adotar a "Nutrição Inteligente" e ter um estilo elegante de comer...

REGRA Nº 1: FAÇA DO CAFÉ DA MANHÃ UM RITUAL DE BELEZA!

Apesar do nosso corpo ficar em repouso durante à noite, ele continua gastando energia para realizar as funções vitais, mesmo enquanto dormimos. Acordamos com baixas taxas de glicose no sangue. Então, nada de começar o dia só com um cafezinho e ir comer só na hora do almoço! É preciso reabastecer os estoques de glicose logo pela manhã e assim iniciar o dia bem disposto, com bom humor e cheio de pique. Além do quê, cérebro consome glicose para funcionar!

SUGESTÕES PARA COMEÇAR BEM O DIA

- 1 fruta ou 1 suco de baixa caloria (melão, abacaxi, melancia);

- Pão integral light (linhaça, centeio, aveia, trigo, grãos);

- Queijo branco magro ou ricota ou peito de peru light;

- Leite desnatado com café ou achocolatado com baixo teor de gordura.

Se você estiver com muita pressa para sair de casa, coma uma fruta ou tome um suco ou um iogurte desnatado e prepare um "kit café da manhã" para o escritório. Não saia em jejum e nem deixe de fazer o café da manhã!!

"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."

Texto de Marília Fernandes


Leitura adicional:
Efeito Sanfona ou io-io nas dietas
Dietas para emagrecer - dieta de emagrecimento
Índice de Massa Corporal - IMC - Peso Saudável e ideal



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