Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade

Olímpia - GNU Free Documentation License
A história dos Jogos Olímpicos da Antiguidade começa em Olímpia, na Grécia, um local sagrado para os deuses gregos.

O santuário para Zeus em Olímpia abrigava uma estátua desse pai dos deuses gregos de 12 metros de altura em marfim e ouro. Essa estátua era uma das 7 maravilhas da antiguidade.

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram realizados a cada 4 anos. Não se sabe ao certo em que ano começaram os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Diodoro afirmou que houve um eclipse solar no terceiro ano depois da 113a Olimpíada, o qual deve ter ocorrido em 316 antes de Cristo. Isso colocaria os começo da história dos Jogos Olímpicos da Antiguidade em 786 antes de Cristo, porém há controvérsias quanto a essa estimativa.

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram parte dos Jogos Pan-helênicos, que eram 4 jogos separados de modo que houvesse competições todos os anos. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram os mais importantes, superando os Jogos Píticos, Nemeus e Ístmicos.

Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade apenas homens livres que falavam grego podiam participar. De alguma forma aos Jogos Olímpicos da Antiguidade eram "internacionais", uma vez que reunia cidades-estado e colônias gregas desde as costas mais longínquas do Mediterrâneo até o Mar Negro.

A única competição realizada no começo da história dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, de acordo com o viajante grego Pasanias, era uma corrida de em torno de 190 metros chamada stadion. Em 724 AC, durante a 14a Olimpíada, foi introduzido o diaulus, corrida cuja distância era o dobro da do stadion. Uma terceira corrida, chamada dolichos, foi introduzida em 720 AC, cuja distância deveria ser de aproximadamente 5 km. Essa corrida começava dentro do estádio, porém o percurso incluía os seus arredores. A última corrida adicionada na história dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 520 AC, foi hoplitodromos, onde os corredores corriam 400m ou 800m com vestimentas pesadas de guerra incluindo escudos.

No decorrer da história dos Jogos Olímpicos da Antiguidade outros eventos foram adicionados, como o boxe, luta, pancation (uma espécie de luta marcial), corrida de bigas e o pentatlhon, o qual consistia em luta, corrida stadion, salto em distância, lançamento de dardo e lançamento de disco.

Ao vencedor dos Jogos Olímpicos da Antiguidade era dado ramo de oliveira e na sua cidade natal ele geralmente recebia grande soma de dinheiro.

A história dos Jogos Olímpicos da Antiguidade terminou com a campanha romana para impor o cristianismo como religião do estado e suprimir as festas pagãs. Isso ocorreu ou em 393 DC com Teodósio I, ou em 435 DC com seu neto Teodósio II. O sítio de Olímpia permaneceu até 6o século DC, quando foi destruído por um terremoto.

Créditos:
Tradução: © 2007, Hélio Augusto Ferreira Fontes

This article is licensed under the GNU Free Documentation License. It uses material from the Wikipedia article "Ancient_Olympic_Games".
Permission is granted to copy, distribute and/or modify this document under the terms of the GNU Free Documentation License, Version 1.2 or any later version published by the Free Software Foundation; with no Invariant Sections, no Front-Cover Texts, and no Back-Cover Texts. A copy of the license is included in the section entitled "Text of the GNU Free Documentation License". Subject to disclaimers.


Leitura adicional:
História das Olimpíadas - Jogos Olímpicos da Antiguidade



Exercícios físicos

Item Exercícios físicos e atividade física na terceira idade

Item Hidroterapia garante qualidade de vida para a terceira idade

Item História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade

Item Esteróides anabolizantes - O que são, uso, efeitos

Item Atletas e lesões na pele

Item Ginástica Laboral

Item Anabolizantes

Item Curves e mulheres na terceira idade

Item Qual a Vida Útil do Esportista

Item Lesões de academia

Item Pilates na Gravidez

Item Sedentarismo - Não seja sedentário

Item Não confunda Aquecimento com Alongamento

Item Atividade Física X Transtornos de Humor

Item Atividade Física e Bem-estar pessoal

Item Atleta olímpico

Item Ácido lático X Fadiga muscular

Item Nado sincronizado X Gasto energético

Item Respiração & Performance

Item Como escolher academia de ginática

Item Musculação na terceira idade

Item Avaliação Física

Item Zona Alvo de Treinamento

Item Academia de ginástica em condomínios

Item Fisicamente ativo sim, malhação demais não

Item Esportistas e Proteção da Pele

Item Pilates

Item Deep Running

Item Adolescentes na Academia de Ginástica

Item Como evitar lesões durante corrida de rua

Item Quando só malhar não resolve

Item Cálcio e Atividade Física

Item Diabetes x Atividade Física


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato