Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Prazeres e Levezas para as Ceias de Natal e Reveillon

A maioria das preparações que compõem nossas Ceias de Natal e Reveillon tem como herança os hábitos alimentares da população americana e européia. O Brasil é um país maravilhosamente tropical e em dezembro estamos em pleno Verão, ao passo que nos Estados Unidos e Europa... brrrrr.... o inverno é de rachar. No frio, nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Essa necessidade energética aumenta em torno de 20 a 30% a mais do que nos dias quentes.

Então, que tal rever os cardápios das ceias e almoços e adapta-los ao nosso clima? Em pleno verão não precisamos dessa farta oferta de calorias e gorduras, não é mesmo? Com um pouco de planejamento é possível preparar pratos charmosos, exóticos, deliciosos e com bem menos calorias.

Seguem algumas dicas que irão ajudá-lo a fazer escolhas pra lá de saudáveis!

1. ENTRADAS ANTIOXIDANTES: Saladas de folhas verdes escuras e legumes crus bem coloridos. Seja criativo! Invista no visual e no poder antioxidante das saladas! Incremente com uva passa, damasco, cenoura baby, couve de bruxelas, sementes de linhaça, de gergelim frutas frascas e decore com flores comestíveis orgânicas. As flores orgânicas (com selo de certificação de cultivo orgânico) dão um charme especial aos pratos, encantam os olhos, são ricas em água, fitoquímicos e tem baixíssimo valor calórico. Com certeza farão sucesso!

2. TEMPÊROS NUTRACÊUTICOS: no lugar da maionese e dos molhos rose, de queijo e cremosos, prefira molhos à base de iogurte desnatado (probiótico), ervas aromáticas (fitoquímicos), limão (vitamina C), azeite de oliva extra virgem (gordura monoinsaturada), aceto balsâmico (antioxidante) e os tão bem vindos termogênicos que ajudam a queimar calorias: pimenta, gengibre e mostarda. Pegue leve no sal!

3. RISOTOS FUNCIONAIS: Arroz com açafrão é uma boa pedida. O açafrão é uma especiaria que reune vários antioxidantes. Outras opções para acrescentar no arroz são: pimentões vermelho e amarelo (mais digestivos), espinafre (rico em ácido fólico), ervas, espumantes (champanhe), passas. Mão leve no óleo!

5. CARNES LIGHT: as mais saudáveis são os peixes de águas profundas (atum, salmão, bacalhau, arenque, truta, sardinha) e as menos calóricas são: lagarto, peru, chester e frango. Preparadas assadas, sem adição de óleo, com rodelas de tomate, ervas, cebolas e alho, tornam-se nutritivas, menos calóricas e com toques antioxidantes.

6. ACOMPANHAMENTOS TROPICAIS: legumes ao vapor, batatas assadas, purê de maçã, farofa enriquecida com cenoura ralada, tomate ou frutas secas (passas, damasco, ameixas) ou frescas (maçã, abacaxi, banana). Evite colocar margarina, óleo, bacon e carnes na farofa, isso previne o acréscimo de muitas calorias à preparação;

7. SOBREMEMSAS MAGISTRAIS: manga, abacaxi, melancia, ameixas, cerejas frescas, uvas vermelhas, figo, abacaxi, melão, pêssego, salada de frutas servidas em meio mamão papaia. Enfim, um farto coquetel de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos. Abacaxi e mamão não devem faltar! O abacaxi tem bromelina e o mamão, papaína, 2 enzimas que auxiliam a digestão. Se for servir ou preparar doces, troque todos os ingredientes convencionais pelas versões similares light. Leia os rótulos e compare os valores calóricos. Se for fã incondicional das rabanadas, ao invés de fritar, prepare no forno.

10. ISOTÔNICOS NATURAIS: água mineral não pode faltar em qualquer almoço ou jantar elegante e saudável. A água é ideal para se intercalar com as bebidas alcoólicas. Os sucos de baixas calorias (melão, abacaxi, pêssego, limonada, tomate) também devem marcar presença. Água de coco sempre é bem vinda. Para brindar: um bom vinho tinto, espumantes e champanhe são as bebidas alcoólicas mais saudáveis e menos calóricas. Para decorar as bebidas e torná-las ricas em bioflavonóides, faça gelinhos de framboesa ou uvas vermelhas.

PEGUE LEVE!
Alimente-se antes de beber. Fuja dos exageros e dos porres homéricos e históricos. O álcool em excesso aumenta a pressão arterial, promove a desidratação e por conseqüência, a perda de minerais e vitaminas hidrossolúveis (Vitamina C e do Complexo B). 1 grama de álcool = 7 kcal.

Consultoria feita à Revista Criativa, Dezembro/2003. Matéria: "Comemorar sim. Engordar, não!"
Texto de Marília Fenandes


Leitura adicional:
Calorias
Radicais Livres e Antioxidantes
Isotônicos



Nutrição

Item Ceia de Natal Saudável e Saborosa

Item Desintoxicação na alimentação

Item Ressaca - Dicas para evitar

Item Carboidratos

Item Vitaminas - Deficiência, efeitos colaterais, suplementos

Item Café da manhã e cereais integrais

Item Dicas de Nutrição

Item Manter o organismo aquecido sem exagerar na alimentação

Item Glúten na dieta

Item Lanches Saudáveis para a Bolsa

Item Ácido Fólico para o Cérebro

Item Lanche saudável pra meninada

Item Alimentos Industrializados X Carências Nutricionais

Item Abacate aumenta o colesterol?

Item Tomar ou não um polivitamínico

Item Alimentação X Vida Moderna - Perfil alimentar dos brasileiros

Item Ácidos Graxos Poliinsaturados - ômega-6 e ômega-3

Item Alimentação com saúde para crianças menores de dois anos

Item Supermercados: centros de saúde e beleza

Item Doses de Beleza na Dieta

Item Gorduras saturadas, colesterol HDL, LDL, trans, hidrogenadas

Item Máquinas automáticas, práticas mas traiçoeiras

Item Vegetarianismo - ser Vegetariano

Item Probióticos

Item Frutas para Revitalizar

Item Calorias por trás da Ceia de Natal

Item Prazeres e Levezas para as Ceias de Natal e Reveillon

Item Frutas - Renda-se aos seus Encantos

Item Gorduras Trans - Blitz nas Margarinas

Item Complementos Funcionais

Item Coloque Saúde na Lancheira das Crianças

Item Desmame Saudável dos Bebês

Item Vegetariano radical

Item Sal - Quando o sódio é importante

Item Educação Alimentar nas Escolas

Item Para cada Vinho uma Taça


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato