Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Lipoaspiração não é método para emagrecer

Das promessas de emagrecimento mais procuradas pela população, tais como chás medicinais, adesivos cutâneos, dietas populares, pílulas que regulam o apetite e cirurgias de redução do estômago, a lipoaspiração é requisitada com grande freqüência por pessoas que estão acima do peso. No entanto, especialistas alertam que é ilusória a idéia de que procurar por clínicas de cirurgia plástica para fazer a intervenção vai resolver os problemas de quem deseja emagrecer.

Segundo a especialista em cirurgia plástica e Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dra Deusa Pires Rodrigues, é preciso estar atento aos reais benefícios que a lipoaspiração proporciona. “É comum encontrar pacientes que procuram este tipo de cirurgia com o objetivo de perder peso. Contudo, é um erro pensar que a lipoaspiração é um método de emagrecimento.

Durante a intervenção, só podemos retirar uma média de 3,5 quilos, o que é insuficiente para emagrecer uma pessoa”, afirma.

De acordo com a médica, a gordura do paciente não pode ser aspirada em grandes quantidades, uma vez que parte do sangue do corpo é eliminada durante o procedimento da lipoaspiração. Se a retirada de gordura for excessiva, o paciente sofrerá uma perda sangüínea muito intensa, o que pode ocasionar quadros de anemia.

A lipoaspiração é um procedimento destinado a remover apenas gorduras localizadas, como as que se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal. É o tipo de gordura que dificilmente pode ser eliminado, mesmo com o auxílio de exercícios físicos e regimes alimentares. Portanto, os especialistas recomendam a pacientes acima do peso que procurem a cirurgia somente quando alcançarem o emagrecimento esperado, após um tratamento escolhido a critério de um médico.

De acordo com a Dra Deusa, a regra que vale para gordinhos adultos não serve para o público infantil. As crianças, ainda que tenham acúmulo de gordura no corpo, a ponto de comprometer seu bem estar físico e psicológico, não devem se submeter à lipoaspiração ou a qualquer cirurgia puramente estética. “Fazemos estas recomendações não porque o motivo da correção seja considerado fútil, mas porque as alterações de um tecido antes de sua maturação final pode resultar em distorções”, afirma a especialista. Já em adolescentes, a lipoaspiração é mais aceita pelos médicos, contanto que o jovem operado não seja obeso

Se o objetivo é emagrecer, portanto, é fundamental que o paciente, antes de procurar por clínicas de cirurgia plástica—que costumam prometer a solução de qualquer problema estético—procurem se informar com profissionais especializados e de confiança. “Somente pessoas qualificadas possuem condições de indicar qual o melhor procedimento para cada caso”, afirma a Dra Deusa.
Fonte: DRA DEUSA PIRES RODRIGUES – Especialista em cirurgia Plástica, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Rua Doutor Neto de Araújo, 320, conj. 105 - Vila Mariana
Tel: (11) 5084-4193 / (11) 5084-4193

DICAS

Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine tentou determinar se a lipoaspiração reduziria riscos para o diabetes tipo 2 e as doenças do coração. Quinze mulheres obesas foram testadas com relação à sensibilidade à insulina, pressão arterial e os níveis do colesterol antes do procedimento e durante 10 a 12 semanas após a lipoaspiração. Aproximadamente 20% da gordura corporal dessas mulheres, foi removida.

Os Resultados da Surpresa

Os fatores de risco que existiam antes da cirurgia, permaneceram também vários meses após a cirurgia. Embora a lipoaspiração tivesse sido bem sucedida clinicamente, em cada caso, e a perda do peso tivesse melhorado a aparência estética, não houve nenhum benefício de saúde imediato. A sensibilidade à insulina, a pressão arterial e os níveis do colesterol foram similares no pré e pós-operatório.

Por que?

A gordura corporal perdida através dos exercícios físicos e de uma alimentação equilibrada reduzem os riscos de saúde. Este método permite que as células adiposas diminuam lentamente no tamanho, ajudando a uma pressão arterial mais baixa e melhora da ação da insulina. Alguns pesquisadores acreditam que na lipoaspiração, as células adiposas que não são removidas permanecem do mesmo tamanho que antes do procedimento, tendo o mesmo efeito na pressão arterial e na ação da insulina que antes da cirurgia. Estudos maiores são necessários e poderão fornecer mais informação ou mesmo conclusões diferentes.

Referências bibliográficas:
1. Klein S et al. - Absence of an Effect of Liposuction on Insulin Action and Risk Factors for Coronary Heart Disease. NEJM Vol. 350:2549-2557. June 17, 2004. Disponível em: http://content.nejm.org/cgi/content/short/350/25/2549. Acessado em 26/06/2004.


Leitura adicional:
Lipoaspiração para emagrecer
Lipoaspiração
Lipo Light ou Mini Lipo
Lipoescultura e Lipoaspiração
Lipo - Informações sobre lipoaspiração
Índice de Massa Corporal - IMC - Peso Saudável e ideal



Obesidade e Emagrecimento

Item Sobrepeso e obesidade - Riscos à saúde

Item Sibutramina e doença cardiovascular

Item Obesidade na infância e doença cardíaca na fase adulta

Item Barriga e impotência sexual

Item Anfepramona ou dietilpropiona - Efeitos

Item Remédios para emagrecer

Item IMC - Índice de Massa Corporal - O que é, como calcular, tabela

Item Cloridrato de Sibutramina - Efeitos

Item Gordura abdominal e risco de doenças cardíacas

Item Como manter a forma nas viagens de férias?

Item Cirurgia bariátrica contra obesidade - Banda Gástrica

Item Cereais integrais e regulação de peso corporal

Item Emagrecimento no inverno

Item CLA - Ácido Linoleico Conjugado

Item Exame de Bioimpedância

Item Excesso de Peso e Osteoartrite

Item Criança com obesidade exige atenção

Item Quer queimar calorias? Capriche no Desjejum

Item Calorias da happy hour

Item Emagrecer, auto-conhecimento e auto-estima

Item De olho nas crianças obesas

Item Efeito ioiô

Item Turbine seu metabolismo para emagrecer

Item Anorexia e Bulimia

Item Qual a diferença entre Diet e Light

Item Fibras - Equilibre o Prato e a Balança

Item Lipoaspiração não é método para emagrecer

Item Sono de menos, quilos a mais

Item Anorexígenos

Item Percentual de Gordura Corporal Ideal

Item Barriguinha que exige cuidados

Item Cirurgia de Redução do Estômago

Item Soja contra obesidade infantil

Item Anorexia x Dinâmica Familiar

Item Lipo não dispensa Dieta e Exercícios


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato