Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Alimentos, Massa Óssea e Osteoporose

Soja
Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), a América Latina passará, nos próximos anos, por um significativo aumento do número de fraturas osteoporóticas, em comparação com outras regiões do mundo. No Brasil, estima-se que apenas 2% dos 15 milhões de portadores da doença recebem tratamento adequado.

Atualmente, segundo a OMS, a maioria das fraturas de quadril acontece nos países da Europa e da América do Norte. A projeção se baseia no fato de que as mudanças demográficas que devem ocorrer nos próximos 50 anos aumentarão significativamente o número de idosos na Ásia, África e América do Sul. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo de 30 a 59 anos subiu de 25% da população brasileira (em 1940) para 32,9% (em 1998), e deverá chegar a 40,2% em 2020. Os idosos, acima de 60 anos, somavam 12,4 milhões de pessoas em 1998 e podem ser 25 milhões nos próximos 21 anos.

Estudos realizados no Japão, nos Estados Unidos e na Europa têm demonstrado que a ingestão diária de alimentos à base de soja, entre os quais, o tofu (queijo de soja), missô, natto e tempê (especialidades da cozinha oriental) auxiliam no ganho de massa óssea e, portanto, na prevenção e no tratamento da osteoporose. Os grãos de soja contêm um composto denominado genisteína, pertencente a uma família de substâncias conhecidas como isoflavonas (fitoestrógenos), que "imitam" o efeito do estrógeno no corpo.

"A genisteína tem demonstrado ser um nutriente importante para a diminuição da reabsorção óssea em mulheres idosas com osteoporose. Além disso, alguns estudos em animais demonstram que as isoflavonas da soja (incluindo a genisteína) também podem elevar os marcadores de formação óssea. Isso é muito importante, pois não é somente a genisteína que parece atuar na reabsorção e na formação óssea, mas as isoflavonas em conjunto", afirma a nutricionista e professora Lígia Martini, da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenadora do atendimento nutricional de pacientes com osteoporose na Unifesp-EPM.

De acordo com um estudo realizado no Centre for Metabolic Bone Disease, localizado no Reino Unido, a genisteína demonstrou exercer um efeito anabólico nos ossos, ou seja, aumenta a massa óssea. A genisteína configura-se, então, como um agente anabólico oral potencialmente útil para a prevenção e o tratamento da osteoporose.

RECOMENDAÇÕES

Lígia Martini recomenda que "os pacientes com osteoporose ou aqueles com redução de massa óssea ou mesmo que querem prevenir a doença incluam, em sua alimentação diária, leite e derivados desnatados (3 porções por dia), frutas e vegetais variados (5 porções por dia), evitem excesso de carnes vermelhas dando preferência às carnes brancas (1-2 porções por dia) e sempre que possível ingiram algum derivado de soja, como o tofu, ou o leite de soja (1-2 porções por dia), além de evitarem o excesso de sal. Para aqueles que não comem alimentos à base de soja com freqüência, os suplementos nutricionais ou alimentos fortificados são uma alternativa."

Créditos: Andressa Scaldaferri - andressa@attachee.com.br
ATTACHÉE DE PRESSE COMUNICAÇÃO


Leitura adicional:
Osteoporose
Exercícios físicos e a saúde dos ossos, massa e densidade óssea



Patologias e Alimentação

Item Listeriose - O que é a infecção por Listeria

Item Prisão de ventre - O que é, causas, como prevenir

Item Colesterol alto em crianças

Item Saúde dos Ossos - Cálcio e Atividades Físicas

Item Diarréia

Item Salmonelose - Infecção por salmonella

Item Sal e hipertensão

Item Alergia e Intolerância Alimentar

Item Suplementos vitamínicos beneficiam o organismo

Item Osteoporose - Cálcio e Vitamina D

Item Alimentação saudável pode prevenir depressão na terceira idade

Item Iodo e Doenças de Tireóide
Item Alimentos, Massa Óssea e Osteoporose

Item Fitoestrógenos - Fitoquímicos para os Pulmões

Item Degeneração macular e catarata x luteína e a zeaxantina

Item Hiperatividade infantil e nutrição

Item Gripe - Declare guerra às vilãs do Inverno

Item Intoxicações Alimentares

Item Isotônicos para casos de diarréia

Item Salmonela

Item Farinha de manga e índices de glicemia

Item Alergia ao Glúten

Item Dor de cabeça e alimentação

Item Leite de soja, bom colesterol e doenças coronarianas

Item Síndrome do Olho Seco e Ômega 3

Item Ácido Úrico e Gota

Item Erva-mate contra aterosclerose

Item Vitamina A - Beta-caroteno - Riscos da Suplementação

Item Vitamina A na Alimentação

Item Chá Verde contra o Câncer


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato