Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Própolis e produtos apícolas

Mel - Fonte: Governo dos EUA
Gripes, alergias, dores de garganta, asma, gengivite, acne, parasitoses. Estas são algumas das inúmeras doenças que podem ser tratadas com o uso intensivo dos produtos apícolas. A bióloga Esther Margarida Bastos, consultora da Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap) e pesquisadora da Funed, explica que o poder da própolis é tão eficiente que, se no início de uma gripe, dor de garganta ou qualquer outra doença respiratória, for utilizado o produto, é possível evitar o uso de um antibiótico químico.

“No Brasil, a própolis é conhecida popularmente como cicatrizante e antibiótico natural para tratar gripes, dores de garganta, conjuntivites e outros males. Graças às suas propriedades biológicas, tem sido cada vez mais utilizada pela indústria farmacêutica nas mais diversas formas, como pomada, creme, gel e sabonete”, declara, enfatizando que a própolis tem elevado a resistência do sistema imunológico, inclusive entre vítimas de doenças mais sérias.

O presidente da Conap, Paulo Rettore, faz questão de relembrar que os produtos apícolas são empregados desde os tempos da Grécia Antiga, como cicatrizantes e antiinflamatórios e que a resina própolis faz parte da história da medicina popular e vem conquistando um expressivo espaço na medicina científica. “Em 1999, a resina mostrou-se ativa no combate ao Bacilo de Koch, agente causador da tuberculose, e, em 2001, contra o protozoário Trypanossoma cruzi, responsável pela Doença de Chagas”, lembra.

A Conap, além do mel, tem aumentado a comercialização dos manufaturados para drogarias, supermercados, hotéis e lojas de produtos naturais, tanto no Brasil como em outros países. “Os consumidores do mundo todo estão descobrindo e valorizando os benefícios dos produtos apícolas”, ressaltou Rettore, afirmando que a parceria feita com a drogaria Araújo, de Belo Horizonte, comprova esse fato.

A bióloga acrescenta ainda que, dependendo da origem, a própolis contém mais de 400 substâncias químicas, muitas delas com funções ainda desconhecidas na fisiologia humana, produzidas a partir de resinas coletadas em troncos de árvores como abacateiro, eucalipto e pinheiro. “A composição química da própolis se diferencia conforme a vegetação e o clima de cada região. Na colméia, a substância resinosa é aplicada na vedação de frestas e como barreira sanitária contra microorganismos”, informa.

VENENO DE ABELHA PODE SER USADO COMO REMÉDIO

Outro dado interessante que a pesquisadora revela é que o veneno de abelhas, também conhecido como apitoxina, aplicado em doses terapêuticas —geralmente em forma de pomada ou vacina—, pode ter uma ação benéfica no ser humano. “A constituição química da apitoxina estabelecida até o momento descreve mais de 40 frações e inúmeras propriedades biológicas”, afirma, informando que essa substância demonstrou ter uma ação bloqueadora e ser um potente antiinflamatório fisiológico no organismo humano.

“O que parecia ser apenas um inconveniente para o homem ficou agora demonstrado como um surpreendente antiinflamatório. Verificou-se que muitos apicultores que normalmente recebem algumas picadas de abelha não sofrem de reumatismo”, salienta a pesquisadora.

As pesquisas científicas demonstram que esse processo resulta da ação do veneno na prevenção e tratamento do reumatismo. Além de sua eficácia em doenças reumáticas, nervo ciático, bursite e tendinite, a apitoxina é um poderoso anticoagulante, vasodilatador e hipotensor, ideal para quem sofre de hipertensão.

Créditos: Andréa Guimarães - andrea@interfacecomunicacao.com.br
Interface Comunicação


Leitura adicional:
Alergia - Tipos de Alergias
Dor de garganta - Faringite
Vilão da Asma
Gengivite - Causas, sintomas, prevenção, tratamento
Acne
Própolis



Alimentos

Item Frutas secas - Avelã, Castanha de Caju, do Pará, Damasco, Noz, Pistache, Tâmara

Item Banana Verde

Item Frutas vermelhas e saúde

Item Chlorella para desintoxicar

Item Melancia - um frescor rejuvenescedor

Item Oleaginosas

Item Alimentos Funcionais

Item Chás - Chá Calmante, Emagrecedor, Digestivo e Diurético

Item Alimentos Funcionais - Alimento funcional e direito do consumidor

Item Própolis e produtos apícolas

Item Linhaça

Item Berinjela

Item Caldos, sopas, fondues, vinhos e chás

Item Iogurte é tudo de bom

Item Os Tomates se revelaram

Item Broto de feijão-mungo

Item Com que Leite eu vou?

Item Carboidratos que fazem bem - oligossacarídeos

Item Alimentos calmantes

Item Flores comestíveis

Item Ervas e Especiarias para a Saúde

Item Frutas, legumes, verduras e grãos na alimentação

Item Alimentos para crianças - O que colocar na lancheira

Item Carboidratos e grãos integrais

Item Suco noni

Item Sucos - Suco de pêra, abacaxi, maçã, açaí, guaraná, laranja

Item Chocolate

Item Carne de Avestruz

Item Pequi

Item Mel - Antiobiótico Natural

Item Azeite de Oliva - Benefícios para a saúde

Item Geléia Real - néctar para a saúde

Item Arroz e Feijão - um casal perfeito

Item Peito de peru ou blanquet?

Item Pescado - consuma com segurança

Item Mandioca - Melhoramento do tubérculo para a dieta


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato