Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Pressão alta - Sintomas, pré-hipertensão e hipertensão sistólica isolada

O que é pressão alta

Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue rico em oxigênio através dos vasos sanguíneos, ou artérias, que correm pelo corpo. A pressão sanguínea é a força do sangue contra as paredes das artérias. A pressão do sangue contra as artérias quando o coração bate é chamada sitólica. A pressão entre os batimentos, quando o coração relaxa, é chama diastólica.

A pressão sanguínea é sempre dada com dois números, as pressões sistólica e diastólica. As duas são importantes. Geralmente elas são escritas acima ou antes da outra, por exemplo 120/80 mmHG. O número acima ou antes é a pressão sistólica, e o abaixo ou depois a diastólica.

A pressão sanguínea altera ao logo do dia. Ela é geralmente mais baixa quando a pessoa está dormindo e se eleva quando ela acorda. A pressão sanguínea também aumenta se a pessoa estiver excitada, nervosa ou ativa.

Pressão sistólica de 140 mmHg ou mais, ou diastólica de 90 mmHG ou mais, é considerada pressão alta, ou hipertensão (termo médico para pressão alta). Se a pessoa tiver diabetes ou doença renal crônica, a pressão sistólica recomendada é de menos de 130 mmHg e a distólica de menos de 80 mmHg. A pressão alta afeta em torno de 1/3 dos norte-americanos.

Sintomas da pressão alta

A pressão alta é freqüentemente chamada de "assassina silenciosa" porque geralmente não apresenta sintomas. Ocasionalmente, dores de cabeça podem ocorrer. Algumas pessoas podem não saber que têm pressão alta até ocorrerem problemas no coração, rins ou olhos. Quando a pressão alta não é diagnosticada ou tratada, ela pode ocasionar outras condições potencialmente fatais, como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, derrame, e insuficiência cardíaca. Pressão alta também pode ocasionar alterações na visão ou cegueira.

Com o tempo, pressão alta pode:
* Fazer o coração trabalhar muito forte e ficar maior ou mais fraco, o que pode ocasionar insuficiência cardíaca.
* Ocasionar ou piorar aneurismas nos vasos sanguíneos. Localizações comuns para aneurismas são aorta (principal artéria saindo do coração); artérias no cérebro, pernas e intestino; e a artéria que vai até o baço.
* Estreitar os vasos sanguíneos nos rins, o que pode ocasionar insuficiência renal.
* Estourar ou sangrar vasos sanguíneos, o que pode causar alterações na visão e resultar em cegueira.
* Endurecer mais rapidamente a artérias pelo corpo, especialmente as no coração, cérebro, rins e pernas. Isso pode causar ataque cardíaco, derrame, ou insuficiência cardíaca.

Pressão sanguínea normal

Uma pressão sanguínea de 120/80 mmHg ou menos é considerada normal. Geralmente quanto mais baixa melhor, embora pressão muito baixa algumas vezes possa causar preocupação e deva ser verificada por um médico.

Pré-hipertensão

Se a sua pressão sistólica ou distólica for maior do que o normal (120/80), mas não alta o suficiente para ser considerada pressão alta (140/90), você tem pré-hipertensão. A pré-hipertensão é uma pressão sistólica entre 120 e 139, ou pressão distólica entre 80 e 89.

Se você tem pré-hipertensão, suas chances de desenvolver pressão alta são maiores, a menos que tome providências para prevenir isso. De fato, com pré-hipertensão as chances da mulher ter doença cardíaca ou derrame aumentam em 100% (dobram). Para os homens, o aumento desses riscos é de 45%. Pessoas com pré-hipertensão devem consultar o médico sobre mudanças no estilo de vida que podem tomar para diminuir a pressão e prevenir a hipertensão.

Hipertensão sistólica isolada

Em torno de 2/3 das pessoas com mais de 60 anos com pressão alta tem hipertensão sistólica isolada. Isso significa que só a pressão sistólica, é alta (140 mmHg ou mais). Hipertensão sistólica isolada pode ser tão perigosa quanto quando ambas a sistólica e distólica forem altas.

A pessoa pode ter hipertensão sistólica isolada e se sentir bem. Assim como os outros tipos de pressão alta, ela geralmente não causa sintomas.

Quando as pressões sistólica e distólica estiverem em diferentes categorias, a categoria mais severa é usada para classificar o nível de pressão sanguínea. Por exemplo, 160/85 mmHg é considerada pressão alta de estágio 2, embora a pressão distólica de 85mmHg esteja na faixa de pré-hipertensão.


Créditos:
Texto: NIH Senior Health
Tradução: copyright © 2012 por Helio Augusto Ferreira Fontes



Cardiologia

Item Endarterectomia carotídea para tratamento de doença arterial carotídea

Item AVC - O que é, isquêmico e hemorrágico

Item Efeitos de um AVC

Item Sinais de alerta de um AVC

Item Fatores de risco para um AVC e prevenção

Item Colesterol Alto - O que pode ocasionar

Item Causas do colesterol alto

Item Endocardite infecciosa - O que é, sintomas, tratamento

Item Arritmia cardíaca - O que é, causas e fatores de risco

Item Pressão alta - Sintomas, pré-hipertensão e hipertensão sistólica isolada

Item Doenças Cardíacas - Como prevenir

Item Doença arterial periférica

Item Marcapasso cardíaco

Item Insuficiência cardíaca - O que é, causas, tratamento

Item Trombose venosa profunda

Item Sinais do AVC - Aprenda a reconhecer

Item HDL - Bom colesterol combate aterosclerose

Item Infarto agudo do miocárdio - Ataque cardíaco

Item Hipertensão arterial - Combate e prevenção

Item Úlcera vascular

Item Colesterol alto

Item Hipertensão - prevenção da pressão alta

Item Doença arterial coronariana e cereais integrais

Item Goiaba ajuda a reduzir colesterol e pressão sanguínea

Item Flavonóides e Saúde Vascular

Item Colesterol

Item Pressão Arterial

Item Colesterol - Mitos e Verdades

Item Fumantes - frequência cardíaca e pressão arterial

Item Controle do Colesterol com Microalga


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato