Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Queda de cabelos e Cuidados diários

No verão, muitas pessoas resolvem comprar produtos especiais para proteger os cabelos do sol e do vento. Mas ter fios sempre bonitos e volumosos exige cuidados diários.

A cirurgiã Cristiane Kist Klimovicz, especialista em Transplante Microfolicular, com mestrado, doutorado e pós-Ph.D no assunto transplante capilar, dá algumas dicas para homens e mulheres que querem manter os cabelos bonitos e evitar a queda. Confira!

* O jeito de escovar ou pentear o seu cabelo é importante para a saúde dos fios. Comece rente ao couro cabeludo e deslize até as pontas dos cabelos, para garantir que o óleo dos folículos seja distribuído completamente por toda a extensão de cada fio.

* Quando molhado, o cabelo fica mais esticado. Com isso, a escovação danifica mais os fios. Desembarace o cabelo molhado com os dedos ou com um pente de dentes compridos, não com uma escova.

* Pontas quebradas podem aparecer no meio de um fio quando este está danificado e na extremidade de um cabelo mais antigo. Aparar as pontas elimina as extremidades quebradiças. Se você usar o cabelo curto, os cortes freqüentes significam que você provavelmente jamais terá pontas duplas.

* Muito do que fazemos em nome do estilo acaba danificando o nosso cabelo. Permanentes para ondular ou encrespar e processos para alisá-lo são realizados com substâncias químicas que abrem determinadas ligações moleculares nos fios de cabelo e outras que voltam a fechá-las em combinações diferentes. Essas químicas podem não apenas danificar o cabelo, mas também, se usadas com muita freqüência ou de maneira incorreta, fazer com que o cabelo caia.

* O cabelo pode ser partido ou danificado por penteados excessivos ou ásperos, exposição ao sol, vento e cloro, e até por arranjos que puxam os fios com muita força e são feitos regularmente.

* Spray para o cabelo, gel, musses e outros produtos de beleza geralmente contêm álcool e outros elementos químicos que podem secar ou maltratar o seu cabelo. Produtos com ingredientes naturais são mais saudáveis.

* Os xampus dois-em-um, que também são condicionadores, podem ser muito pesados e oleosos; prefira utilizar o xampu e o condicionador isoladamente, não importa que tipo de cabelo você tenha.

* Se você não usa xampu com muita freqüência, a sujeira, as oleosidades, os produtos de beleza e os resíduos da poluição, do fumo e de tudo o mais que faz parte da vida cotidiana vão se acumular, entupir seus folículos capilares, evitar que nutrientes cheguem ao seu couro cabeludo e seu cabelo e, conseqüentemente, impedir que ele cresça apropriadamente. A higiene capilar é o primeiro passo para um cabelo saudável.
Créditos: ID EXPRESSA - expressacomunicacao@terra.com.br


Leitura adicional:
Queda de cabelos da mulher e nutrientes
Cabelos - Guia do Cabelo
Tratamento para calvície e queda de cabelo
Cabelos - Guia do Cabelo
Minoxidil - Rogaine ou Regaine
Propecia ou Finasterida
Alisamento de cabelos - Produtos para alisar cabelo e relaxamento capilar



Cabelos

Item Alopecia Areata

Item Caspa

Item Calvície - Alopecia androgênica, areata, cicatricial

Item Proteção Solar: os cabelos amam

Item Cabelos lindos e bem tratados

Item Queda de cabelos


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato