Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Escolhas magras e quentes - caldos, sopas, fondues, vinhos e chás

Inverno...
Estação de recolhimento, de aconchego, de caldos, sopas, fondues, vinhos, comidinhas e chás bem quentinhos. Hummm.... uma delícia, não é mesmo? Sem falar na elegância da estação!! Mas..... mas..... tudo isso pode se tornar uma "tragédia hipercalórica" com visíveis "resultados engordativos" aos floridos e calorosos olhos da Primavera e do Verão.

No Inverno, em função das temperaturas mais baixas, nosso organismo gasta mais energia para se manter aquecido. Esse aumento no metabolismo basal varia em torno de 20 a 30%. Por isso, nossa fome aumenta. A dica é: mantenha-se agasalhado, para evitar a hipotermia, e não abuse de refeições gordurosas que irão resultar em "abomináveis quilinhos extras".

ESCOLHAS LEVES, QUENTES E ELEGANTES

* Sopas e caldos para esquentar

Se as saladas não atraírem por conta do frio, leve os legumes e as folhas para as sopas e, no final, a preparação ficará mais nutritiva e com baixo valor calórico. Acrescente legumes batidos ao invés de creme de leite ou massas. Enriqueça com proteínas das carnes magras, frango sem pele, peixe, soja ou feijões. Coloque fibras solúveis como farelo de trigo ou aveia que ajudam a regular a função intestinal, manter o colesterol em níveis normais e promovem a sensação de saciedade. Se apreciar o pão para acompanhar, prefira as versões light ou o pão sueco que é pobre em gorduras.

*Coloque no prato Vegetais e Frutas da estação!

Agrião, brócolis, cenoura, erva doce, escarola, espinafre, rabanete, salsa, salsão, abóbora, berinjela, mandioca, mandioquinha, caju, carambola, kiwi, laranja lima, maçã, mexerica, morango, quincan, tangerina.

*Chocolate quente com poderes antioxidantes

Prefira o chocolate amargo (com baixo teor de gordura) que é rico em polifenóis que atuam como antioxidantes. Use leite desnatado no preparo.

*Fondues magros e saudáveis

Fondue de queijo com leite desnatado e queijos magros (ricota, cottage). Sirva-se com vegetais tipo cenoura baby, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu, cogumelos, tomate cereja, salsão. Para acompanhar, use moderadamente pães integrais light.
Para o fondue de chocolate, prepare a base com cacau em pó, leite desnatado, creme de leite desnatado em pequena quantidade e adoçante. Para acompanhar, as frutas cítricas são a melhor opção, além de serem excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes que irão fortalecer seu Sistema Imunológico, afastando gripes e resfriados.

*Molhos para temperar

Substitua os molhos com creme de leite e maionese por molhos de tomate, pimenta, mostarda. Incremente com ervas aromáticas ricas em compostos bioativos que reforçam as defesas orgânicas.

*Light, mas sem exageros!

Os produtos light, apesar de serem menos calóricos, se consumidos em excesso também se transformam em "gordurinhas extras". Então, não se deixe enganar e seja moderado!

*Metabolismo ativado!

Fracione sua alimentação e coma pelo menos 6 vezes ao dia, em horários pré-determinados e não pule refeições. Esse procedimento evita aquela sensação de fome voraz, mantém estáveis os níveis de glicose sanguínea e ativa o metabolismo para a queima de calorias.

*Hidratação, sempre!

Além da água, tome chás! Ricos em catequinas, poderosos antioxidantes, os chás são aliados da beleza e da saúde de homens e mulheres. Hidratam, aquecem e ainda anulam os efeitos nocivos dos radicais livres.

Uma Super Dica: O Green tea (chá verde ou ban-chá) dá uma mãozinha no processo de emagrecimento. Mas não se empolgue!! Ele contém cafeína e não deve ser consumido à noite, para não atrapalhar o sono. Alguns estudos mencionam que o chá verde tem ação anti-coagulante, e quando consumido em grandes quantidades pode provocar micro-hemorragias gástricas. A American Dietetic Association (1999) popõe um consumo de 4 a 6 xícaras de chá verde por dia para a redução do risco de certos tipos de câncer.

Abuse dos chás que não têm contra-indicação: melissa, capim cidreira, erva-doce, camomila, hortelã. Escolha as opções embaladas que passaram pelo controle de qualidade durante a fabricação. Nos mercados é possível encontrar, também, chás orgânicos que foram cultivados sem o uso de agrotóxicos. Sem dúvida é a opção mais saudável.

*Brinde com vinho tinto!

Troque as bebidas destiladas típicas do inverno (whisky, conhaque) pelo vinho tinto que é rico em resveratrol, um protetor das artérias. Seja moderado e fique em 2 copos, no máximo. Em excesso, o vinho deixa de ser benéfico e pode causar danos ao coração, fígado e cérebro.

Texto © 2004 Por Drª Marília Fernandes, nutricionista - CRN3/1693
,'2004-07-07','Inverno... Estação de recolhimento, de aconchego, de caldos, sopas, fondues, vinhos, comidinhas e chás bem quentinhos. Hummm... Tudo regado com muito charme e elegância...'


Leitura adicional:
Dieta da sopa para emagrecer
Sopas e Caldos



Alimentos

Item Frutas secas - Avelã, Castanha de Caju, do Pará, Damasco, Noz, Pistache, Tâmara

Item Banana Verde

Item Frutas vermelhas e saúde

Item Chlorella para desintoxicar

Item Melancia - um frescor rejuvenescedor

Item Oleaginosas

Item Alimentos Funcionais

Item Chás - Chá Calmante, Emagrecedor, Digestivo e Diurético

Item Alimentos Funcionais - Alimento funcional e direito do consumidor

Item Própolis e produtos apícolas

Item Linhaça

Item Berinjela

Item Caldos, sopas, fondues, vinhos e chás

Item Iogurte é tudo de bom

Item Os Tomates se revelaram

Item Broto de feijão-mungo

Item Com que Leite eu vou?

Item Carboidratos que fazem bem - oligossacarídeos

Item Alimentos calmantes

Item Flores comestíveis

Item Ervas e Especiarias para a Saúde

Item Frutas, legumes, verduras e grãos na alimentação

Item Alimentos para crianças - O que colocar na lancheira

Item Carboidratos e grãos integrais

Item Suco noni

Item Sucos - Suco de pêra, abacaxi, maçã, açaí, guaraná, laranja

Item Chocolate

Item Carne de Avestruz

Item Pequi

Item Mel - Antiobiótico Natural

Item Azeite de Oliva - Benefícios para a saúde

Item Geléia Real - néctar para a saúde

Item Arroz e Feijão - um casal perfeito

Item Peito de peru ou blanquet?

Item Pescado - consuma com segurança

Item Mandioca - Melhoramento do tubérculo para a dieta


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato