Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Ressaca - Dicas para evitar

Nos fins de semana e particularmente nas férias não é incomum o abuso com o álcool. Sempre há quem extrapole o limite do beber socialmente e as conseqüências, nada agradáveis, aparecem logo e têm nome: é a ressaca.

Provocam sintomas como sonolência, sede exagerada, dor de cabeça, náuseas, vômitos e aumento da sensibilidade à luz.

O mais complicado é que remédio algum evita esse mal. No máximo, eles minimizam os sintomas do dia seguinte. Nutricionista do GANEP Nutrição Humana, Patrícia Morais de Oliveira comenta que a ressaca "é o efeito da desidratação no organismo". Portanto água, isotônicos, refrigerantes, sucos, enfim, líquidos em geral, podem ajudar a evitá-la, desde que ingeridos em grande quantidade. "O ideal é intercalar um copo de água entre dois copos de bebida alcoólica".

A alimentação também é fundamental. Tomar umas cervejas ou uns drinks de estômago vazio torna a absorção do álcool mais rápida e, consequentemente, aumenta as chances de ficar alcoolizado. Quando se come bem, o processo é inverso: a bebida entra aos poucos na corrente sanguínea.

Patrícia Morais recomenda refeições com alimentos ricos em gordura poliinsaturada, encontrada em peixes e no azeite de oliva extra-virgem. Uma sugestão são os aperitivos como canapés com azeite de oliva e orégano, normalmente encontrados nas baladas e festinhas. Contudo, se já souber que no local não haverá nada a degustar, previna-se comendo antes.

No caso daqueles que já exageraram e buscam se recompor, as refeições devem ser fracionadas, em pequenos volumes, com alimentos de fácil digestão. São boas opções os ricos em carboidratos, como pães, biscoitos simples, frutas ou macarrão. Além disso, líquido é essencial nos intervalos das refeições. O mais importante é fugir dos pratos fartos e ricos em gordura, que dificultam a digestão e agridem ainda mais o sistema digestivo, piorando a ressaca.

A nutricionista Patrícia Morais deixa algumas dicas para não ter a alegria comprometida por umas doses a mais:
- Beber com moderação
- Nunca beber com o estômago vazio

E no dia seguinte:
- Comer frutas
- Ingerir bastante líquido antes, durante e depois, para não ficar mais desidratado
- No café da manhã, vale a sugestão de um bom suco de frutas e torradas com geléia
- No almoço e no jantar, refeições leves, como um grelhado de frango ou peixe com salada de legumes cozidos
- Alimentação bem fracionada
- Evitar alimentos ácidos, gordurosos ou de difícil digestão

Portanto, não abuse das doses, não tome nada se estiver usando medicamentos e não dirija se beber.

Créditos:
Data da inclusão: 07/01/2008
Empresa: ACONTECE COMUNICAÇÃO E NOTÍCIAS
Fone: (11) 3675-7683
E-mail: acontece@acontecenoticias.com.br
Fax: (11) 3873-6083
Contato: Monica Kulcsar


Leitura adicional:
Ressaca



Nutrição

Item Ceia de Natal Saudável e Saborosa

Item Desintoxicação na alimentação

Item Ressaca - Dicas para evitar

Item Carboidratos

Item Vitaminas - Deficiência, efeitos colaterais, suplementos

Item Café da manhã e cereais integrais

Item Dicas de Nutrição

Item Manter o organismo aquecido sem exagerar na alimentação

Item Glúten na dieta

Item Lanches Saudáveis para a Bolsa

Item Ácido Fólico para o Cérebro

Item Lanche saudável pra meninada

Item Alimentos Industrializados X Carências Nutricionais

Item Abacate aumenta o colesterol?

Item Tomar ou não um polivitamínico

Item Alimentação X Vida Moderna - Perfil alimentar dos brasileiros

Item Ácidos Graxos Poliinsaturados - ômega-6 e ômega-3

Item Alimentação com saúde para crianças menores de dois anos

Item Supermercados: centros de saúde e beleza

Item Doses de Beleza na Dieta

Item Gorduras saturadas, colesterol HDL, LDL, trans, hidrogenadas

Item Máquinas automáticas, práticas mas traiçoeiras

Item Vegetarianismo - ser Vegetariano

Item Probióticos

Item Frutas para Revitalizar

Item Calorias por trás da Ceia de Natal

Item Prazeres e Levezas para as Ceias de Natal e Reveillon

Item Frutas - Renda-se aos seus Encantos

Item Gorduras Trans - Blitz nas Margarinas

Item Complementos Funcionais

Item Coloque Saúde na Lancheira das Crianças

Item Desmame Saudável dos Bebês

Item Vegetariano radical

Item Sal - Quando o sódio é importante

Item Educação Alimentar nas Escolas

Item Para cada Vinho uma Taça


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato