Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Minimizar rugas de expressão sem cremes nem cirurgia

Quem pensa em fonoaudióloga, logo pensa em dificuldades de fala, audição, mastigação, deglutição, etc. Dificilmente pensa-se neste profissional como alguém capaz de minimizar as rugas de expressão e de melhorar o tônus muscular do rosto, porém, a Dra. Marcia Silva, especialista em motricidade oral da Clinica Cefac, explica que há muitas aplicações estéticas na fonoaudióloga.

A dra. Márcia esclarece que com o envelhecimento vão surgindo naturalmente as rugas de expressão. Movimentos e expressões exageradas da face podem aumentar e causar mais rugas. Para evitar que isso ocorra é importante eliminar os esforços desnecessários. A pessoa precisa tomar consciência que realiza esses movimentos, perceber e apreender a controlar estes movimentos para trazer equilíbrio, harmonia e suavidade ao rosto.

Um hábito que pode causar rugas, por exemplo é engolir apertando os lábios que também trará rugas para a região da boca e pode, eventualmente, estar relacionado à movimentação inadequada da língua. Movimentos repetitivos também tendem provocar rugas de expressão.

Uma simples função como mastigar inadequadamente pode provocar flacidez dos músculos da face, da boca e da língua, ocasionando o temível papinho. Quando se mastiga de um lado só, pode provocar assimetrias, aumentando o volume da bochecha. A mastigação inadequada também acaba prejudicando o próprio processo de digestão, lembra a Dra. Márcia.

O fonoaudiólogo avalia as expressões e o tipo de face e propõe o melhor tratamento, que dura em média dez sessões, nas quais são passadas orientações com relação à postura, alimentação, exposição ao sol, etc. Trabalha-se um conjunto de fatores como o reequilíbrio da musculatura, relaxando onde existe tensão e fortalecendo onde há flacidez. As funções de respiração, mastigação, deglutição e fala também são analisadas e adequadas dentro das possibilidades de cada indivíduo. Para o sucesso do tratamento é essencial o desenvolvimento da autopercepção dos movimentos repetitivos executados, com conseqüente redução ou eliminação dos mesmos.

Serviço:
Fga. Márcia Silva
Mestranda em Educação
Especialista em Motricidade Orofacial
Especialista em Voz
(11) 3675-1677
márcia@cefac.br
Clínica CEFAC

Créditos:
Home-page : www.wmulher.com.br
Data da inclusão: 15/08/2007
Empresa: WMULHER
Fone: (11) 3051-4499
Contato: FLÁVIA DE QUEIROZ HESSE


Leitura adicional:
Rugas



Pele saudável

Item Pintas e manchas na prevenção do câncer de pele

Item Minimizar rugas de expressão

Item Vitiligo e psoríase

Item Envelhecimento da pele

Item Pele Saudável

Item Nutracêuticos e seus efeitos na Pele

Item Espinhas e Acne - Como tratar

Item Proteção da Pele no Inverno

Item Tratamento da Pele Seca

Item Cuidar da Pele

Item Pele na gravidez

Item Acne X Verão

Item Psoríase

Item Micoses - Dicas para evitar

Item Bronzeado - Cuidado com os prezuízos à saúde e câncer de pele

Item Filtro Solar e Proteção contra Radiação do Sol


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato