Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Salmonela - você sabe se prevenir?

A salmonela é uma bactéria comum no trato intestinal, que se mantém no ambiente passando de um animal para outro. Essa bactéria é mais comumente encontrada em aves poedeiras. Animais contaminados tornam-se propagadores da bactéria. Ela é eliminada junto com as fezes, que contaminam o solo e a água por onde passam, afetando outros animais.

Uma pessoa também pode transmitir a bactéria para outras por meio do contato das mãos contaminadas, devido à má higienização após sua ida ao banheiro, com alimentos e utensílios de cozinha.

Os principais sintomas de contaminação por salmonela são diarréia, dor abdominal, febre, dor de cabeça, mal-estar, desidratação e calafrios. O diagnóstico é feito por meio de exames de fezes e de alimentos suspeitos, realizados na rede de Laboratórios Centrais em Saúde Pública dos Estados (Lacen). “Uma pessoa vai a um restaurante e, ao ingerir alimentos contaminados, pode ficar doente. A partir da denúncia, é feita a investigação epidemiológica, a coleta das fezes do paciente e dos alimentos do restaurante, que são encaminhados para o Lacen. Caso haja salmonela nas fezes e nos alimentos, tem-se um indicador de contaminação”, explica Eduardo Hage.

As análises realizadas nos laboratórios de referência permitem identificar os sorotipos das salmonelas que circulam no Brasil. Essa bactéria apresenta mais de 1.600 sorotipos, mas nem todos causam infecção humana. “Precisamos que seja implementada a coleta das amostras de fezes e de alimentos para a análise microbiológica”, observa Hage.

Em geral, o período de incubação da infecção vai de 12 a 48 horas após a ingestão do alimento contaminado. Os principais riscos acontecem quando crianças, idosos, portadores do vírus HIV, pacientes com câncer e diabéticos são infectados por salmonela. Nesses casos, a perda de líquidos, em conseqüência da diarréia ou dos vômitos, pode levar a uma rápida desidratação e causar graves riscos à saúde dessas pessoas. “É preciso consultar um médico imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas”, destaca Eduardo Hage.

O tratamento da infecção por salmonela é feito com hidratação por meio de soro oral. Em alguns casos, também são utilizados antibióticos específicos, oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As principais recomendações para evitar a infecção pela bactéria são: guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes; cozinhar bem os alimentos; consumir alimentos pasteurizados; evitar que alimentos crus sejam adicionados a alimentos cozidos; e proteger os alimentos do contato com animais como aves, insetos e roedores, que podem transmitir a bactéria.

Fonte: Anvisa, 05-10-2004, Nada mais desagradável do que comer um alimento e passar mal por conta de uma infecção alimentar. Para afastar esses contratempos, vale a pena conferir alguns cuidados...


Leitura adicional:
Intoxicação Alimentar
Salmonela - Anvisa



Patologias e Alimentação

Item Listeriose - O que é a infecção por Listeria

Item Prisão de ventre - O que é, causas, como prevenir

Item Colesterol alto em crianças

Item Saúde dos Ossos - Cálcio e Atividades Físicas

Item Diarréia

Item Salmonelose - Infecção por salmonella

Item Sal e hipertensão

Item Alergia e Intolerância Alimentar

Item Suplementos vitamínicos beneficiam o organismo

Item Osteoporose - Cálcio e Vitamina D

Item Alimentação saudável pode prevenir depressão na terceira idade

Item Iodo e Doenças de Tireóide
Item Alimentos, Massa Óssea e Osteoporose

Item Fitoestrógenos - Fitoquímicos para os Pulmões

Item Degeneração macular e catarata x luteína e a zeaxantina

Item Hiperatividade infantil e nutrição

Item Gripe - Declare guerra às vilãs do Inverno

Item Intoxicações Alimentares

Item Isotônicos para casos de diarréia

Item Salmonela

Item Farinha de manga e índices de glicemia

Item Alergia ao Glúten

Item Dor de cabeça e alimentação

Item Leite de soja, bom colesterol e doenças coronarianas

Item Síndrome do Olho Seco e Ômega 3

Item Ácido Úrico e Gota

Item Erva-mate contra aterosclerose

Item Vitamina A - Beta-caroteno - Riscos da Suplementação

Item Vitamina A na Alimentação

Item Chá Verde contra o Câncer


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato