Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Salmonelose - Infecção por salmonella

Sabemos da existência dos microrganismos e algumas de suas prováveis conseqüências. Estatísticas mostram que acontecem muitos surtos de doenças transmitidas por alimentos. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos, no último mês foram registrados 756 casos causados pela bactéria Salmonella, uma das mais conhecidas por oferecer sérios riscos à saúde.

Nos Brasil não é diferente, nos últimos cinco anos foram registrados 749 surtos de infecção pela bactéria segundo o site da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal. Já a Secretaria de Vigilância em Saúde fornece dados dos surtos por agentes mais freqüentes e, a salmonella está em primeiro lugar em 42,2% dos casos. "Os surtos por bactérias ocorrem mais freqüentemente em refeições preparadas em domicílios seguidos daqueles que ocorrem em restaurantes e refeitórios industriais. Em relação ao surto de diarréia, 80% são devido aos alimentos contaminados" afirma Maria Cláudia Stockler de Almeida, infectologista do Hospital das Clínicas do Estado de São Paulo.

A bactéria pode ser transmitida pelo contato com as mãos contaminadas e também através de alimentos, onde elas encontram condições para se multiplicar e conseqüentemente provocar danos à saúde. "A Salmonella, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, é uma bactéria que oferece diversos riscos a saúde. Esse microorganismo pode ser de vários tipos e espécies, responsáveis por quadros clínicos bem diferentes. A maioria dos surtos são causados especificamente pelo consumo de ovos crus ou parcialmente cozidos e maionese caseira, quando contaminados. Para evitar a sua propagação, um intenso trabalho de vigilância sanitária é realizado por todo o Sistema Nacional de Vigilância sanitária", como explica a diretora da Anvisa Maria Cecília Martins Brito.

A infecção alimentar causada pela bactéria é conhecida como Salmonelose, que tem a diarréia e o mal-estar como sintomas mais comuns. Segundo Food na Drug Administration, um órgão governamental dos Estados Unidos que faz controle dos alimentos, acontecem anualmente de dois a quatro milhões de casos de salmonelose no país.

Os riscos de contaminação são grandes, mas se tornam ainda maiores quando crianças, idosos, portadores do vírus HIV, pacientes com câncer e diabéticos são infectados pela doença, pois, são mais sensíveis a complicações. O tratamento da infecção é avaliado caso a caso.Quanto mais grave maior a atenção. Mas a hidratação por meio do soro oral é sempre recomendável, uma vez que se perde muito líquido com a diarréia e o vômito.

Para evitar este tipo de doença é necessário cuidado na preparação, higienização e armazenamento do que será consumido. É importante utilizar utensílios diferentes em alimentos cozidos e crus, pois pode haver contaminação cruzada, onde um passa a bactéria para o outro. Evitar o consumo de alimentos a base de ovos crus como a maionese caseira, mousses entre outros é essencial, "Uma das ações realizadas para evitar a proliferação da salmonelose é a inspeção sanitária dos restaurantes, regulamentada pela Anvisa, e executada pelos órgãos de Vigilância Sanitária estaduais e municipais. O objetivo é minimizar o risco de circulação da salmonella, pelo respeito às normas de Boas práticas para serviço de alimentação." Conclui a diretora da Anvisa Maria Cecília.

Apesar de vários avanços, ainda hoje verificamos a existência de surtos de doenças transmissíveis por alimentos. Basta ter cuidado e estar atendo de modo a minimizar os riscos de contaminação.

Créditos:
Data da inclusão: 04/12/2008
Empresa: SPRIM BRASIL
Fone: (11) 3145-0404
E-mail: wanessa.andrade@sprim.com
Fax: (11) 3473-9992
Contato: Wanessa Andrade



Patologias e Alimentação

Item Listeriose - O que é a infecção por Listeria

Item Prisão de ventre - O que é, causas, como prevenir

Item Colesterol alto em crianças

Item Saúde dos Ossos - Cálcio e Atividades Físicas

Item Diarréia

Item Salmonelose - Infecção por salmonella

Item Sal e hipertensão

Item Alergia e Intolerância Alimentar

Item Suplementos vitamínicos beneficiam o organismo

Item Osteoporose - Cálcio e Vitamina D

Item Alimentação saudável pode prevenir depressão na terceira idade

Item Iodo e Doenças de Tireóide
Item Alimentos, Massa Óssea e Osteoporose

Item Fitoestrógenos - Fitoquímicos para os Pulmões

Item Degeneração macular e catarata x luteína e a zeaxantina

Item Hiperatividade infantil e nutrição

Item Gripe - Declare guerra às vilãs do Inverno

Item Intoxicações Alimentares

Item Isotônicos para casos de diarréia

Item Salmonela

Item Farinha de manga e índices de glicemia

Item Alergia ao Glúten

Item Dor de cabeça e alimentação

Item Leite de soja, bom colesterol e doenças coronarianas

Item Síndrome do Olho Seco e Ômega 3

Item Ácido Úrico e Gota

Item Erva-mate contra aterosclerose

Item Vitamina A - Beta-caroteno - Riscos da Suplementação

Item Vitamina A na Alimentação

Item Chá Verde contra o Câncer


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato