Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Saúde da Mulher de todas as idades

Dia Internacional da Mulher, um dos temas mais relevantes para a ocasião é a saúde feminina que, para Jorge Naufal, ginecologista, obstetra e um dos sócios-fundadores do Hospital e Maternidade Neomater, tem melhorado e muito.

Os avanços da tecnologia, aliados à publicidade maçante que alerta as mulheres para prevenção contra os perigos que rodeiam este público, têm possibilitado a Medicina alcançar bons índices.

Mas ainda há muito que buscar e acrescentar ao diagnóstico da saúde feminina. Segundo o ginecologista, atualmente, não são apenas problemas ginecológicos e os relacionados a câncer de mama que atingem as mulheres. Problemas cardíacos e pulmonares têm sido bastante freqüentes entre as mulheres. "O agito da cidade faz a mulher ser mais preocupada", justifica o especialista sobre a causa dos problemas.

Naufal, então, dá dicas de saúde para as três gerações femininas:

* ADOLESCENTES - devem se preocupar na prevenção de DST (doenças sexualmente transmissíveis) e com a gravidez, além do problema com drogas e bebidas. "O uso do tabaco e o álcool entre adolescentes representa um risco futuro, pois muitas doenças surgem a partir deles", afirma o médico. "É aconselhável aos pais prestarem atenção no consumo em excesso dessas duas substâncias".

* FASE ADULTA - os exames de rotina são essenciais. "A prevenção ao câncer de mama, colo de útero e intestino nesta fase é essencial", alerta o ginecologista. Para Naufal, a mulher nessa fase tende a se preocupar muito com a carreira profissional, em detrimento à saúde e, aliado a isso, questões como gerar filhos obrigam a mulher a fazer escolhas muitas vezes estressantes. "Nessa idade, elas são as que mais sofrem com os problemas da atualidade, pois as conquistas obtidas após anos de luta por igualdade entre os sexos têm causado muitos conflitos pessoais", afirma Naufal. "Exames rotineiros de check-up são muito recomendados nessa idade, para a prevenção de doenças pulmonares e cardíacas", recomenda.

*CLIMATÉRIO - o conselho do especialista, para a terceira geração é em relação ao controle do climatério e a reposição hormonal. "Além disso, atividades físicas e boa alimentação ainda são as melhores formas de viver de forma saudável", completa o ginecologista que recomenda ainda a consulta periódica ao médico.

De uma forma geral, Jorge Naufal avalia que as mulheres têm muito que comemorar neste dia 8 de março. Os avanços da Medicina permitem viver mais, hoje, do que há 10 anos. Atualmente, a média é de 75 anos, ante os 65, medido na década de 90. Segundo Naufal, a qualidade de vida da mulher pode melhorar ainda mais se, em paralelo aos avanços da Ciência, a prevenção for colocada em prática de forma correta.
Créditos: Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br - COMPANHIA DE IMPRENSA


Leitura adicional:
O que é menopausa
Doenças sexualmente transmissíveis - DST
Herpes genital - Sintomas, tratamento, prevenção
Reposição hormonal e risco de câncer de mama
Câncer de Mama - diagnóstico e tratamento



Mulher

Item Câncer de mama - Tratamento

Item Câncer de mama - Testes e diagnóstico

Item Câncer de mama - O que é

Item Herpes genital e gravidez

Item Toxoplasmose e gravidez

Item Infecções urinárias recorrentes em mulheres e infecção urinária na gravidez

Item Cirurgia de mama

Item Importância do azeite para gestantes

Item Cálcio para quem toma Pílula Anticoncepcional

Item TPM e Nutrição Clínica Funcional

Item Anorexia - Mulheres são 9 vezes mais atingidas

Item HPV e risco de câncer de colo de útero

Item Gravidez tardia

Item Depressão - Mulheres são mais suscetíveis

Item Terapia hormonal e câncer de mama

Item Sutiã apertado e problemas para a saúde

Item Yoga na Gravidez

Item Menopausa

Item Pisando bem de Salto Alto

Item Menopausa e reposição hormonal

Item Saúde da Mulher de todas as idades

Item Coração de Mulher


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato