Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Sedentarismo - Não seja sedentário

A mesma tecnologia que trouxe melhorias na qualidade da alimentação do ser humano, também o está tornado mais sedentário. Na época em que geladeira era um luxo para os ricos da Europa – e isso não faz muito tempo – nossos antepassados conservavam as carnes mergulhadas na banha suína cristalizada. Leite só o tirado no dia e opção light, nem pensar.

Para o cardiologista Everton Dombeck, do Hospital Cardiológico Costantini, esses e outros exemplos levam a crer que hoje temos um conceito de alimentação bem mais salutar do que nossos avós e bisavós.

Mas o cardiologista também ressalta que a mesma tecnologia que abriu possibilidades para uma alimentação mais saudável e menos rica em gordura animal, também tem facilitado hábitos sedentários ao homem moderno. “Eles não eram tão sedentários quanto nós. Ônibus, carros, táxis, os próprios meios de comunicação como telefone, Internet, fax, e os controles remotos para tudo, evitam que nos esforcemos fisicamente para nos deslocar com maior freqüência”, diz Dombeck.

O médico alerta que tudo isso impõe um ritmo de vida sedentária e conseqüentemente, perigosa para o coração, já que o sedentarismo é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Dombeck conta que hoje são inúmeros os casos de pessoas que chegam à emergência do hospital com sintomas inerentes às doenças cardíacas e que têm um perfil de sedentário, incluindo os jovens.

“O tempo que passamos hoje fazendo serviços burocráticos atrás do computador é muito grande, e acaba sobrando pouco tempo para uma caminhada ou academia”, considera o cardiologista. Ele cita que estudos já mostraram isso, quando apontam que mulheres donas-de-casa estão menos propensas a ter doenças do que as mulheres executivas. Isso seria explicado pelo tipo de atividade que realizam. “É prova que as atividades do dia-a-dia podem ajudar muito. O ideal é começar com algumas pequenas mudanças como parar o carro três quadras antes do destino, preferir a escada ao elevador, não usar o controle remoto da tv, evitar quando possível aparelhos elétricos e fazer manualmente a tarefa”, diz.

O cardiologista alerta que uma das conseqüências diretas do sedentarismo é o stress. Segundo ele, a atividade física funciona também como uma válvula de escape para toda a carga estressante do dia-a-dia, e a falta dela pode levar a problemas emocionais. “O sedentarismo faz com que as pessoas fiquem até com o pensamento tumultuado, a qualidade de sono cai, a pessoa se torna mais agressiva, menos tolerante, mais ansiosa, e isso acaba sendo uma roda vida, levando a comer mais e ganhar mais peso, o que conseqüentemente resulta em obesidade e aumento da pressão arterial. Tudo funciona como uma engrenagem, de forma integrada. A prática de exercícios físicos extravasa o stress, dá equilíbrio mental e corporal, o que pode ser considerado um estado de saúde perfeito”, explica Dombeck.

Para os sedentários que querem mudar de estilo de vida, vai ainda uma dica que o especialista considera fundamental: “é preciso ver se a pessoa está apta do ponto de vista cardiovascular para a prática de exercícios físicos regulares, procurando um cardiologista e fazendo um check-up”, alerta, especialmente aos esportistas de fim de semana.

Créditos: Ana Paula Rodrigues - anapaula@literallink.com.br
Literal Link Comunicação Integrada


Leitura adicional:
Sedentarismo em idosos
Causas da disfunção erétil - obesidade, fumo e sedentarismo
Importância e benefícios da atividade física na saúde



Exercícios físicos

Item Exercícios físicos e atividade física na terceira idade

Item Hidroterapia garante qualidade de vida para a terceira idade

Item História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade

Item Esteróides anabolizantes - O que são, uso, efeitos

Item Atletas e lesões na pele

Item Ginástica Laboral

Item Anabolizantes

Item Curves e mulheres na terceira idade

Item Qual a Vida Útil do Esportista

Item Lesões de academia

Item Pilates na Gravidez

Item Sedentarismo - Não seja sedentário

Item Não confunda Aquecimento com Alongamento

Item Atividade Física X Transtornos de Humor

Item Atividade Física e Bem-estar pessoal

Item Atleta olímpico

Item Ácido lático X Fadiga muscular

Item Nado sincronizado X Gasto energético

Item Respiração & Performance

Item Como escolher academia de ginática

Item Musculação na terceira idade

Item Avaliação Física

Item Zona Alvo de Treinamento

Item Academia de ginástica em condomínios

Item Fisicamente ativo sim, malhação demais não

Item Esportistas e Proteção da Pele

Item Pilates

Item Deep Running

Item Adolescentes na Academia de Ginástica

Item Como evitar lesões durante corrida de rua

Item Quando só malhar não resolve

Item Cálcio e Atividade Física

Item Diabetes x Atividade Física


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato