Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Sobrepeso e obesidade - Riscos à saúde

Quais são os risco à saúde do sobrepeso e obesidade?

Estar com sobrepeso ou obesidade não é um problema unicamente de aparência. Isso aumenta o risco em adultos para muitas doenças e condições médicas.

Riscos à saúde relacionados ao sobrepeso e obesidade em adultos

Doença das artérias coronárias

A doença das artérias coronárias é uma condição médica na qual uma substância chamada placa se acumula dentro das artérias coronárias, as quais suprem sangue rico em oxigênio para o coração. Placa é constituída de gordura, colesterol, cálcio, e outras substâncias encontradas no sangue.

A placa pode estreitar ou bloquear as artérias coronárias e reduzir o fluxo sanguíneo ao músculo cardíaco. Isso pode ocasionar angina (dor ou desconforto no peito) ou ataque cardíaco.

Os riscos para doença das artérias coronárias e ataque cardíaco aumentam junto com a elevação do seu índice de massa corporal (IMC). Obesidade também pode ocasionar insuficiência cardíaca, a qual é uma condição séria na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para as necessidades do corpo.

Pressão alta

A pressão sanguínea é a força do sangue contra as paredes das artérias à medida que o coração bombeia. Se a pressão subir e ficar alta, com o tempo isso pode danificar o organismo de muitas formas. Suas chances de ter pressão alta são maiores de estiver com sobrepeso ou obesidade.

AVC ou derrame cerebral

Estar com sobrepeso ou obesidade pode ocasionar o acúmulo de placa nas artérias. Eventualmente, uma parte da placa pode romper, causando formação de coagulo sanguíneo no local. Se o coágulo for perto do cérebro, ele pode bloquear o fluxo de sangue e oxigênio a esse órgão e causar AVC (também conhecido como derrame cerebral). O risco para AVC é mais elevado quanto maior for o seu IMC.

Diabetes tipo 2

A diabetes do tipo 2 é uma doença na qual o nível de glicose (açúcar) no sangue é muito alto. Normalmente, o corpo quebra os alimentos em glicose e então a carrega para as células através do organismo. As células usam um hormônio chamado insulina para transformar a glicose em energia.

Na diabetes tipo 2, as células do corpo não usam insulina apropriadamente. No começo, o corpo reage fabricando mais insulina. Porém, com o tempo, o corpo não consegue fabricar insulina suficiente para controlar o nível de açúcar no sangue.

Diabetes é a principal causa de morte prematura, doença das artérias coronárias, doença renal e cegueira. A maioria das pessoas com diabetes tipo 2 tem sobrepeso ou obesidade.

Níveis anormais de gorduras no sangue

Se você tem sobrepeso ou obesidade, possui maior risco para níveis anormais de gorduras no sangue. Isso inclui níveis altos de triglicérides e LDL (colesterol ruim), e baixos níveis de HDL (colesterol bom). Níveis anormais dessas gorduras no sangue podem aumentar o risco para doença das artérias coronárias.

Síndrome metabólica

A síndrome metabólica é o nome para um grupo de fatores de risco relacionados ao sobrepeso e obesidade. Esses fatores de risco aumentam a probabilidade para doença das artérias coronárias e outros problemas de saúde, como diabetes e derrame.

Você pode desenvolver qualquer um desses fatores de risco isoladamente, porém eles tendem a ocorrer em conjunto. Um diagnóstico de síndrome metabólica é feito se a pessoa tiver pelo menos três dos seguintes fatores de risco:
* Grande circunferência da cintura. Isso também é chamado obesidade abdominal. Ter gordura extra na área da cintura é um grande fator de risco para doença das artérias coronárias do que ter acúmulo de gordura em outras partes do corpo, como a coxa.
* Níveis de triglicérides maiores do que o normal, ou se estiver tomando remédio para controlar esses níveis.
* Níveis de colesterol HDL menores que o normal, ou se estiver tomando remédio para elevar esses níveis.
* Pressão alta, ou se estiver tomando remédio para abaixar a pressão.
* Níveis de açúcar no sangue maiores que o normal, ou se estiver tomando remédio para elevar esses níveis.

Câncer

Estar com sobrepeso ou obesidade eleva o risco de câncer de cólon, endometrial e de vesícula biliar.

Osteoartrite

A osteoartrite é um problema comum nas articulações dos joelhos, quadril e região lombar. Essa condição ocorre se o tecido que protege as articulações se rompem. Peso extra pode colocar mais pressão nas articulações, causando dor.

Apnéia do sono

Apnéia do sono uma desordem como na qual a pessoa tem uma ou mais pausas na respiração enquanto dorme. Uma pessoa com apnéia do sono pode ter mais gordura armazenada ao redor do pescoço. Isso pode estreitar a passagem de ar, tornando mais difícil respirar.

Problemas reprodutivos

Obesidade pode causar irregularidade menstrual e infertilidade em mulheres.

Colelitíase

A colelitíase é uma condição na qual há a presença de cálculos no interior da vesícula biliar. Os cálculos são pedaços duros de material semelhante a pedra que se forma na vesícula biliar. Os cálculos são geralmente feitos de colesterol, e pode causar dor abdominal ou nas costas. Pessoas com sobrepeso ou obesidade têm risco maior para colelitíase.

Créditos:
Tradução: © 2011 Helio Augusto F. Fontes
Texto: National Heart Lung and Blood Institute



Obesidade e Emagrecimento

Item Sobrepeso e obesidade - Riscos à saúde

Item Sibutramina e doença cardiovascular

Item Obesidade na infância e doença cardíaca na fase adulta

Item Barriga e impotência sexual

Item Anfepramona ou dietilpropiona - Efeitos

Item Remédios para emagrecer

Item IMC - Índice de Massa Corporal - O que é, como calcular, tabela

Item Cloridrato de Sibutramina - Efeitos

Item Gordura abdominal e risco de doenças cardíacas

Item Como manter a forma nas viagens de férias?

Item Cirurgia bariátrica contra obesidade - Banda Gástrica

Item Cereais integrais e regulação de peso corporal

Item Emagrecimento no inverno

Item CLA - Ácido Linoleico Conjugado

Item Exame de Bioimpedância

Item Excesso de Peso e Osteoartrite

Item Criança com obesidade exige atenção

Item Quer queimar calorias? Capriche no Desjejum

Item Calorias da happy hour

Item Emagrecer, auto-conhecimento e auto-estima

Item De olho nas crianças obesas

Item Efeito ioiô

Item Turbine seu metabolismo para emagrecer

Item Anorexia e Bulimia

Item Qual a diferença entre Diet e Light

Item Fibras - Equilibre o Prato e a Balança

Item Lipoaspiração não é método para emagrecer

Item Sono de menos, quilos a mais

Item Anorexígenos

Item Percentual de Gordura Corporal Ideal

Item Barriguinha que exige cuidados

Item Cirurgia de Redução do Estômago

Item Soja contra obesidade infantil

Item Anorexia x Dinâmica Familiar

Item Lipo não dispensa Dieta e Exercícios


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato