Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Supermercados: centros de saúde e beleza

Supermercado - GNU Free Documentation license
Em tempos em que economizar é a palavra de ordem, planejamento alimentar na hora das compras torna-se primordial.

Segundo dados da ABRELPE (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS), o Brasil está entre os 10 que mais desperdiçam alimentos no mundo.

Nos bares e restaurantes, de 15% a 50% do que é preparado para os clientes vai para o lixo, ou seja, sobra no prato. Nas residências, esse número é ainda maior, fica por volta de 60%. O desperdício de alimentos corresponde a 1,4% do PIB, ou seja, US$ 8,4 bilhões são desperdiçados por ano (CALDERONI).

Então, está aberta a Temporada de compras de supermercado e cardápios saudáveis e planejados, cozinha e despensa bem administrada. Sua Saúde e seu bolso, com certeza, irão agradecer!

PLANEJE SUAS COMPRAS
Antes de ir às compras de supermercado, é sempre bom verificar a despensa e fazer uma lista das reais necessidades. Consumidor no supermercado sem lista de compras acaba comprando por impulso e além da conta!
A ida ao supermercado com mais frequência, garante produtos sempre frescos na despensa e geladeira. Compras mensais é herança do período inflacionário e normalmente ocasiona o acúmulo de produtos com validade vencida e desperdício.

Ao adquirir alimentos em promoção, é importante que o consumo dos mesmos seja breve. Normalmente as promoções ocorrem com produtos que estão com a validade em cima do prazo de vencimento. Por isso é recomendável verificar as datas de fabricação e de validade de todos os produtos, além da integridade das embalagens.

Nas compras de hortifruti, os produtos da época ou os que tiveram uma boa safra, costumam ter preços mais acessíveis, menos agrotóxicos, sabor e qualidade melhores. Recomenda-se a programação do consumo: primeiro os mais perecíveis, deixando para o decorrer da semana os que têm uma durabilidade maior.

TROQUE A FARMÁCIA PELA NUTRIÇÃO INTELIGENTE
Seguindo os sábios princípios de Hipócrates, pai da Medicina, que há 2400 anos atrás já dizia .faça do alimento o seu medicamento., confira abaixo sugestões de alguns alimentos e respectivas propriedades funcionais. Planeje suas compras e programe cardápios saudáveis:

Abacate
Rico em gordura monoinsaturada que auxilia na manutenção do colesterol em níveis saudáveis. Contém glutationa, antioxidante que reforça o Sistema Imunológico.

Abacaxi
Rico em bromelina, enzima que auxilia a digestão de proteínas. Contêm boas doses de manganês e boro que contribuem para ossos fortes e ajudam na prevenção e tratamento da osteoporose.

Alho
Antibiótico natural, antioxidante e anticoagulante. Auxilia na prevenção e tratamento de gripes, hipertensão, doenças do coração e câncer.

Aveia
Fonte de proteína e rica em Betaglucanas, um tipo de fibra solúvel que ajuda no funcionamento intestinal e na manutenção do colesterol em níveis saudáveis.

Azeite de oliva extra-virgem
Rico em gordura monoinsaturada que auxilia na regularização dos níveis de colesterol. Contém Vitamina E, potente antioxidante protetor das células.

Chá de folhas verdes
Rico em catequinas, substâncias bactericidas e antioxidantes. Alguns estudos indicam sua ação positiva nos processos de emagrecimento. Estimula o sistema enzimático de desintoxicação do fígado.

Vegetais Brássicos: agrião, repolho, brócolis, mostarda, couve, rúcula, couve-flor, couve de bruxelas, rabanete, nabo.
Contém compostos organoenxofrados e glicosinolatos que participam na desintoxicação orgânica de agentes químicos ambientais e poluição, tem ação imunomoduladora (fortalece o Sistema Imune) e podem proteger contra alguns tipos de câncer.

Iogurte
Tem digestão mais fácil que o leite. É fonte de Proteínas, Cálcio, Zinco, Vitaminas A e do Complexo B. Previne a osteoporose, ajuda a manter a flora intestinal e vaginal saudáveis e protegidas contra as infecções. O cálcio também .varre. para fora do organismo o cádmio, substância tóxica proveniente da poluição e do cigarro.

Peixes: atum, arenque, salmão, sardinha, cavalinha
São ricos em ômega 3 que previnem e tratam a hipertensão, a arterosclerose, as doenças cardiovasculares e inflamatórias. Alguns estudos sugerem sua indicação no tratamento da depressão.

Soja e derivados
Rica em proteína de alto valor biológico, isoflavonas e oligossacarídeos. Tem ação antiinflamatória, antioxidante e prebiótica (alimenta as bactérias benéficas do intestino). Pode diminuir os riscos para o câncer de mama, de endométrio, de próstata e de doenças cardiovasculares.

Tomate
Rico em licopeno, bioflavonóide que pode diminuir os riscos do câncer de próstata.

Uva
Rico em resveratrol, substância encontrada na casca da uva que além da ação antioxidante também é indicado no tratamento do colesterol alto.

Leites fermentados (iogurtes)
Os probióticos (microorganismos benéficos) presentes restauram e protegem a microbiota intestinal.

Damasco
Rico em fibras solúveis, betacaroteno, potássio, ferro e cobre. Pode diminuir os riscos de cardiopatias, acidente vascular cerebral, catarata e alguns tipos de câncer, além de contribuir para regular a pressão arterial.

Banana
Contém fibras solúveis, potássio, magnésio e oligossacarídeos (prebiótico que alimenta os microorganismos benéficos no intestino). É indicada no tratamento de úlceras no estômago, melhora o humor e evita câibras.

Batata doce
Excelente fonte de betacaroteno (precursor da vitamina A), potente antioxidante que protege contra a ação dos radicais livres. Essencial para a saúde dos cabelos, pele, olhos e mucosas, prevenção e tratamento de acne e infecções no corpo.

Castanha do Pará
Melhora o humor, é rica em selênio, mineral antioxidante que pode reduzir os riscos para alguns tipos de câncer.

ORGANIZE A DESPENSA E A GELADEIRA
1) É importante adotar medidas que aumentam o tempo de vida dos alimentos. Por isso, geladeira e armários devem estar organizados de forma que os alimentos mais antigos fiquem sempre à mão e à frente dos que acabaram de ser comprados.

2) Frutas, verduras e legumes devem ser armazenados, sempre inteiros, na geladeira. Sob temperatura ambiente devem ficar somente as frutas que serão consumidas à curto prazo.

3) Pães de forma integrais e bolos tem durabilidade maior se forem guardados sob refrigeração.

4) Biscoitos, torradas e alimentos crocantes, depois de abertos, devem ser mantidos na própria embalagem e acondicionados em recipientes herméticos (tipo p/ compota).

5) As sobras limpas dos alimentos cozidos devem ficar sob refrigeração em recipientes adequados, nunca na própria panela.

6) Recomenda-se, nunca deixar, mesmo na geladeira, alimentos prontos ou cozidos próximos de alimentos in natura e crus. Essa medida previne a contaminação cruzada por microorganismos e evita intoxicações alimentares.

Texto de Marília Fernandes - CRN 1693

Referências bibliográficas
1. CALDERONI, Sabetai - Os bilhões perdidos no Lixo. Disponível em: http://www.reciclaveis.com.br/suprim/bilhoes/bilhoes.html
2. ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. www.abrelpe.com.br
3. Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimentos
4. SEMAB - Secretaria Municipal de Abastecimento. www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/abastecimento
5. AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION - Fruits and vegetables can provide hidden health benefits. 24/09/2003. Disponível em: http://www.eatright.org/Public/
6. DE ANGELIS, R. C. - Importância de Alimentos Vegetais na proteção da Saúde - Fisiologia da Nutrição protetora preventiva de enfermidades degenerativas. São Paulo: Atheneu, 2001.
7. Fruits and vegetables in the prevention of cellular oxidative damage. Am. Journal of Clinical Nutrition, Vol. 78, No. 3, 570S-578S, September 2003.
8. CARPER, J. – Alimentos. O melhor remédio para a boa saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
9. ORLANDIN, L. - Probióticos e Prebióticos. Nutrição, Saúde e Performance. Ano 4. Ed.22, 2004.


Leitura adicional:
Aveia e colesterol sanguíneo
Azeite de Oliva
Chás para a saúde, beleza & bem-estar
Azeite de Oliva
Iogurte e seus benefícios
Tomates, Licopeno e seus "super poderes"



Nutrição

Item Ceia de Natal Saudável e Saborosa

Item Desintoxicação na alimentação

Item Ressaca - Dicas para evitar

Item Carboidratos

Item Vitaminas - Deficiência, efeitos colaterais, suplementos

Item Café da manhã e cereais integrais

Item Dicas de Nutrição

Item Manter o organismo aquecido sem exagerar na alimentação

Item Glúten na dieta

Item Lanches Saudáveis para a Bolsa

Item Ácido Fólico para o Cérebro

Item Lanche saudável pra meninada

Item Alimentos Industrializados X Carências Nutricionais

Item Abacate aumenta o colesterol?

Item Tomar ou não um polivitamínico

Item Alimentação X Vida Moderna - Perfil alimentar dos brasileiros

Item Ácidos Graxos Poliinsaturados - ômega-6 e ômega-3

Item Alimentação com saúde para crianças menores de dois anos

Item Supermercados: centros de saúde e beleza

Item Doses de Beleza na Dieta

Item Gorduras saturadas, colesterol HDL, LDL, trans, hidrogenadas

Item Máquinas automáticas, práticas mas traiçoeiras

Item Vegetarianismo - ser Vegetariano

Item Probióticos

Item Frutas para Revitalizar

Item Calorias por trás da Ceia de Natal

Item Prazeres e Levezas para as Ceias de Natal e Reveillon

Item Frutas - Renda-se aos seus Encantos

Item Gorduras Trans - Blitz nas Margarinas

Item Complementos Funcionais

Item Coloque Saúde na Lancheira das Crianças

Item Desmame Saudável dos Bebês

Item Vegetariano radical

Item Sal - Quando o sódio é importante

Item Educação Alimentar nas Escolas

Item Para cada Vinho uma Taça


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato