Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Suplementos vitamínicos beneficiam o organismo

Especialistas em Nutrologia observam que, depois dos 40 anos de idade, o organismo humano passa a diminuir a produção de ácido clorídrico no estômago e, conseqüentemente, há uma diminuição no processo de digestão e absorção de nutrientes, sais minerais e vitaminas. Para suprir essa deficiência no fornecimento de nutrientes essenciais à boa manutenção do organismo, as indústrias têm investido pesadamente em pesquisas, há alguns anos, para desenvolver alimentos que ofereçam novas alternativas a essa população. Com isso, surgiram os complementos ou suplementos alimentares.

Os produtos com adição de vitaminas, minerais e fibras visam atuar como complemento para o alcance das necessidades diárias desses nutrientes. As vitaminas constituem um grupo de nutrientes de funções biológicas diversas e qualquer desequilíbrio pode causar perturbações no organismo. A deficiência de vitaminas A, B6, C e E prejudica o sistema imunológico, interferindo na produção de anticorpos e na atividade das células fagocíticas, e diminui a resposta dos linfócitos, deixando o organismo mais vulnerável ao ataque dos vírus.

A vitamina C, além de atuar como antioxidante, combatendo os radicais livres que promovem o envelhecimento celular, também age indiretamente na sua formação. Na ação direta, a vitamina C neutraliza um precursor dos radicais livres - o peróxido de hidrogênio - transformando-o em água. No mecanismo indireto, a vitamina C estimula a ação da peroxiredoxina, que decompõe os peróxidos e evita a formação dos radicais livres. Os minerais desempenham um papel importante no organismo, participando desde a constituição dos ossos até a mediação de reações enzimáticas que mantém o metabolismo em equilíbrio.

A deficiência do mineral ferro atinge cerca de 3 bilhões de indivíduos em todo o mundo, desde a fase pré-escolar, refletindo no desenvolvimento mental, na redução da capacidade de concentração e de aprendizado. Na fase adulta, acarreta diminuição da capacidade de trabalho físico, como conseqüência das modificações em nível de tecidos, como atrofia muscular, consideradas cumulativas e irreversíveis. No Brasil, estudos realizados com dietas apontam uma ingestão variando cerca de 6 a 12mg/dia, mas a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do Ministério da Saúde, recomenda 14 mg/dia de ferro, baseada nos dados da FAO/OMS.

Os estudos que avaliam o consumo específico de fibras no Brasil demonstram que sua ingestão é baixa na dieta da população em todas as faixas etárias. Inúmeras publicações científicas apontam que deficiência de fibras pode causar de uma simples prisão de ventre a doenças cardiovasculares e diabetes tipo II, e até evoluir para o câncer de cólon. Assim, os complementos alimentares ricos em fibras ou fonte de fibras disponíveis no mercado têm como finalidade contribuir com a ingestão mínima diária necessária para o bom funcionamento dos intestinos.

A Yakult foi uma das pioneiras no lançamento de suplementos no Brasil e no mundo, e desenvolveu dois produtos diferenciados - e ainda inéditos no País - com objetivo de suprir algumas dessas deficiências de vitaminas, minerais e fibras para a população masculina e feminina. O alimento adicionado de nutrientes essenciais Taffman-E foi desenvolvido para ajudar os homens adultos sadios a manterem a boa saúde física através da reposição dos nutrientes perdidos no dia-a-dia. O Taffman-E é um suplemento alimentar à base de vitaminas lançado em 1982, cujo principal ingrediente é a vitamina E, um antioxidante que contribui para retardar o envelhecimento. A idéia original veio do Japão, mas a fórmula foi totalmente adequada aos padrões das necessidades nutricionais e do paladar dos brasileiros.

O Hiline, lançado em 2000, é o primeiro alimento líquido adicionado de nutrientes essenciais especialmente desenvolvido para mulheres no Brasil. O produto ganhou, em 2001, o prêmio de alimento inovador da Food Ingredients South America e concorreu com produtos de outras 50 empresas de alimentos. Em maio, o suplemento foi relançado com nova embalagem - que ficou ainda mais feminina - e alterações na formulação. O novo Hiline contém mais ferro e fibra alimentar, além de vitaminas e carboidratos, entre outros ingredientes.

Créditos:
Yasumi Ozawa Kimura - Farmacêutica-bioquímica com especialização em Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo), com estágios de aperfeiçoamento em Tecnologia de Alimentos pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão. Pós-graduada em Administração em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Gerente do Departamento de P & D da Yakult S.A. Indústria e Comércio, onde atua desde 1981 no desenvolvimento e pesquisa de alimentos funcionais.

Data da inclusão: 20/06/2007
Empresa: COMPANHIA DE IMPRENSA
Fone: (11) 4435-0000
E-mail: juliana@companhiadeimprensa.com.br
Fax: (11) 4435-0000
Contato: Juliana Santos


Leitura adicional:
Vitaminas - Vitamina B, B1, B2, B12, D, C, K, A, E, beta-caroteno
Suplementos Alimentares - O que é suplemento alimentar
Suplementos para Bodybuilding - Suplemento para musculação



Patologias e Alimentação

Item Listeriose - O que é a infecção por Listeria

Item Prisão de ventre - O que é, causas, como prevenir

Item Colesterol alto em crianças

Item Saúde dos Ossos - Cálcio e Atividades Físicas

Item Diarréia

Item Salmonelose - Infecção por salmonella

Item Sal e hipertensão

Item Alergia e Intolerância Alimentar

Item Suplementos vitamínicos beneficiam o organismo

Item Osteoporose - Cálcio e Vitamina D

Item Alimentação saudável pode prevenir depressão na terceira idade

Item Iodo e Doenças de Tireóide
Item Alimentos, Massa Óssea e Osteoporose

Item Fitoestrógenos - Fitoquímicos para os Pulmões

Item Degeneração macular e catarata x luteína e a zeaxantina

Item Hiperatividade infantil e nutrição

Item Gripe - Declare guerra às vilãs do Inverno

Item Intoxicações Alimentares

Item Isotônicos para casos de diarréia

Item Salmonela

Item Farinha de manga e índices de glicemia

Item Alergia ao Glúten

Item Dor de cabeça e alimentação

Item Leite de soja, bom colesterol e doenças coronarianas

Item Síndrome do Olho Seco e Ômega 3

Item Ácido Úrico e Gota

Item Erva-mate contra aterosclerose

Item Vitamina A - Beta-caroteno - Riscos da Suplementação

Item Vitamina A na Alimentação

Item Chá Verde contra o Câncer


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato