Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Tatuagem - Tatuagens sem riscos

Tatuagem - GNU Free Documentation License
Ela pode ser considerada um modismo, um ato de rebeldia, ou até mesmo uma expressão de jovialidade ou de personalidade. Mas o fato é que a tatuagem vem conquistando cada vez mais a simpatia não só de jovens, mas de pessoas das mais diversas idades. Seja feita num estúdio de tatuador ou numa clínica de estética, a "tatu", como é vulgarmente chamada, torna-se na maioria das vezes a marca registrada daquele que o estampa na pele.

Moda ou não, fazer uma tatuagem tem seu preço. A pessoa se expõe a riscos de contaminação por bactérias que causam infecções ou por vírus que acarretam em doenças como hepatite, Aids, sífilis e muitas outras. Os problemas acontecem porque os procedimentos nem sempre são realizados em boas condições de higiene. Em alguns casos, agulhas são reutilizadas e, como há sangramento da região a ser trabalhada, até o dedo ou algodão utilizado para estancar o sangue podem transmitir doenças por não respeitar a limpeza necessária.

Também podem surgir reações alérgicas e cicatrizes indesejáveis e, se a pessoa tem algum tipo de doença dermatológica (como vitiligo e verrugas), estas podem aparecer nos locais do trauma, explica o médico estético Renato Rössler. Segundo ele, a tatuagem também pode provocar um tipo de reação inflamatória ocasionada pela presença de corpos estranhos que penetram na pele durante o ato de tatuar ou pelo próprio pigmento introduzido.

A enfermeira e especialista em micropigmentação Marina Rössler, da clínica de Medicina Estética Renato Rössler, de Porto Alegre, ressalta que, embora seja tradicionalmente relacionada ao meio underground, hoje já é possível fazer uma tatuagem em clínicas de estética capacitadas para realizar este procedimento.

COMO ESCOLHER O LOCAL CERTO PARA SE TATUAR?

O fato de normalmente ser feita por jovens e estar ligado ao mundo alternativo fazem com que o ato de tatuar dificilmente seja visto como um procedimento estético que pede não só uma higiene básica mas também cuidados clínicos. Agulhas e peças esterilizadas e descartáveis, luvas de látex, materiais com a devida assepsia e o equipamento próprio para a realização do procedimento (o aparelho micropigmentador) são essenciais neste processo. No entanto, mais do que tudo, a escolha do profissional ou da clínica precisa ser consciente, devendo ser evitados locais que não tenham o selo de qualidade da Secretaria de Saúde - documento que garante que o estabelecimento segue as condutas mínimas recomendadas.

Tatuador há 15 anos, Leandro Fleck é referência em Porto Alegre quando o assunto é segurança ao se fazer tatuagem. Fleck mantém há oito anos seu estúdio de tatuagem com todos os quesitos necessários para a boa realização desta técnica. O recolhimento constante de lixo hospitalar e um convênio com um laboratório, que faz periodicamente testes em todos os equipamentos, são algumas dos cuidados tomados. "Agulhas, luvas, recipientes de tintas etc. devem ser descartados logo após o término da tatuagem, e em hipótese alguma deverão ser reutilizados, mesmo que seja no mesmo cliente", é o que diz Eduardo, outra referência em estúdio de tatuagem de Porto Alegre. "As agulhas, durante uma tatuagem podem sofrer danos, causando problemas na pele, sem falar em matéria orgânica (sangue) que ficará depositada entre as agulhas, que entrará em decomposição, podendo infectar", salienta Eduardo.

Embora o ambiente seja totalmente outro, o mesmo aval pode ser dado em se tratando da clínica Renato Rössler. Pelo fato de ser voltada à área médica, o local foge totalmente do clima underground do Bola Tattoo. Porém, o zelo com quem está fazendo a tatuagem é praticamente igual. Marina Rössler coloca que um dos cuidados sempre mantidos na clínica é o de analisar o caso de cada pessoa que os procura com esta intenção. Inclusive, a idéia de fazer uma tatuagem pode vir a ser rejeitada se esta pessoa tiver alguma doença dermatológica, como psoríase e verrugas viróticas, ou doenças sistêmicas, como diabetes.

Os cuidados devem ser mantidos também quando se trata das chamadas "maquiagens permanentes" ou dermografismo. Conforme Marina, as maquiagens feitas especialmente nos olhos ou nos lábios carecem de maior cuidado porque as chances de reversão são menores do que em outros tipos de tatuagens, além do fato de que o risco de doenças ser maior devido à sensibilidade destas regiões do rosto.

ARREPENDEU-SE DA TATUAGEM: COMO REMOVÊ-LA?

Não existe tratamento totalmente eficaz para a remoção de tatuagens quando se deseja ou necessita retirá-las. Segundo o médico estético Carlos Eduardo Garcez, presidente da Sociedade Brasileira de Estética Médica (Sobem) e da Associação Internacional de Medicina Estética (Asime), cerca de 70% dos casos são possíveis de ser revertidos aplicando-se métodos de medicina estética, ou seja, sem a necessidade de um processo cirúrgico (com cortes, anestesia, etc).

Os métodos para retirar as tatuagens mais comuns em medicina estética, conforme Renato Rössler, são os de abrasão (pequenas cirurgias) ou laser. Entretanto, a resposta depende da cor dos pigmentos da tatuagem e do processo utilizado para fazê-la. Nos casos em que, depois do procedimento, permaneça alguma seqüela, como cicatriz ou mancha, o trabalho de dermopigmentação realizado pela dermatologista e técnica em Enfermagem Marina Rössler é bastante indicado, pois funciona como restaurador da cor original da pele.

HISTÓRIA DA TATUAGEM
Existem provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. Algumas múmias com sinais parecidos com tatuagens foram encontradas no Vale do Rio Nilo. Segundo alguns especialistas, os corpos eram de prisioneiros marcados para não fugir. Nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia também tatuavam-se em rituais religiosos.

O pai da palavra "tattoo" foi o capitão James Cook, que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau", que nada mais é do que o som feito durante a execução da tatuagem, onde se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele. No Brasil, a tatuagem elétrica chegou em junho de 1959, através do dinamarquês Knud, que ficou conhecido pelo nome Lucky Tattoo.

Fontes consultadas:
. Médico estético Renato Rössler: Diretor científico da Sociedade Brasileira de Estética Médica: 3325-1798
. Marina Rössler: enfermeira e especialista em micropigmentação pela Escola Juliana Roig: 3325-1798
. Médico estético Carlos Eduardo Garcez, presidente da SOBEM - Sociedade Brasileira de Estética Médica e da ASIME - Associação Internacional de Medicina Estética: (51) 665-3500
. Leandro Fleck (Bola Tatoo): (51) 3221-5022
. Eduardo (Edu Tatoo)

Créditos: Daniel Rodrigues - daniel@marthabecker.com.br
Martha Becker Assessoria & Comunicação
Tel: (51) 3029-7471 / (51) 9228-0109


Leitura adicional:
Doenças sexualmente transmissíveis - DST
Sífilis - Prevenção, tratamento, congênita
Hepatite A, B, não A não B, C, D, E, virais, por drogas, autoimune
HIV e AIDS - Você está sob risco? O que é, como se proteger e teste
Tatuagem - Tipos, remoção e maquiagem permanente



Estética

Item Celulite - Causas e tratamento

Item Tratamento de varizes com cirurgia vascular

Item Cicatrizes - Como evitar cicatriz e quelóides

Item Blefaroplastia

Item Ultrashape

Item Abdominoplastia e lipoabdominoplastia

Item Estrias

Item Rinoplastia - Cirurgia plástica do nariz

Item Carboxiterapia aquecida contra celulite

Item Bioplastia e seus riscos

Item Orelha de abano e cirurgia para correção

Item BOTOX ® - Nova tendência é a a individualização

Item Varizes

Item BOTOX ® - Toxina botulínica

Item Gordura localizada - pneuzinhos, barriguinha e culote

Item Olheiras podem ser tratadas

Item Cirurgia Plástica - 13 dicas

Item Drenagem Linfática - Mitos e verdades

Item Vaidade Masculina

Item Pêlos no rosto das mulheres

Item Barbear Saudável

Item Mãos sem manchas e bem tratadas

Item Tatuagem - Tatuagens sem riscos

Item Peeling - Tratamento ideal no Inverno

Item Seios turbinados - prótese de silicone

Item Quando Beleza é caso de Saúde

Item Otimismo: a fonte da juventude

Item Injeções de glicose e aplicações de laser

Item Peeling para peles maduras

Item Clínicas de estética e beleza

Item Estética masculina

Item Cirurgia Plástica Infantil

Item Métodos de depilação - Como eliminar os pêlos

Item Máscaras à base de frutas

Item Laser com injeções de glicose - eliminar veias e secar vasos

Item Drenagem linfática

Item Tratamentos Estéticos Masculinos

Item Mamoplastia Redutora

Item Olhos - Excesso de pele, bolsas de gordura e pés-de-galinha

Item Por que as Pernas incham no Verão?

Item Cuidados com a Maquiagem

Item Estética masculina

Item Mãos e Unhas

Item Otoplastia - Cirugia Plástica das Orelhas

Item Escova Progressiva e Riscos à Saúde

Item Cirurgia Plástica - Antes vem a Auto-estima

Item Bumbum Empinado - Gluteoplastia

Item Salão de Beleza


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato