Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Tratamentos Estéticos Masculinos

É muito difícil questionar a fidelidade masculina quando o assunto é médico e o motivo da consulta tratamento estético. Com uma experiência de dez anos como dermatologista e tendo 20% de sua clientela formada por homens, o Dr. Marcelo Bellini, professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, garante que grande parte de seus pacientes sente-se mais confortável para conversar livremente com ele do que com uma mulher. "Muitos confessam que ficam intimidados com dermatologista mulher e, com isso, acabam não ajudando na formação de um diagnóstico preciso, porque deixam de contar pequenos problemas que os incomodam, por vergonha."

Por essa razão, quando procuram um médico o relacionamento profissional torna-se praticamente inabalável e cria-se, assim, um vínculo duradouro. Esta é uma situação que o Dr. Marcelo Bellini tem vivenciado cada vez mais em sua clínica. Isso porque os homens, hoje, tem se preocupando muito com a aparência estética, que passou a ser uma exigência profissional, sentimental - as mulheres agora também ficaram mais exigentes e, quase sempre optam pelos mais bem cuidados. "Há, ainda, o fato de que os homens se libertaram de alguns estigmas do passado e deixaram aflorar a sua vaidade", observa o Dr. Marcelo Bellini.

A quebra de tabus fica ainda mais reforçada se avaliarmos que hoje a indústria de cosméticos pesquisa e lança produtos especialmente direcionados para a clientela masculina. Mais ainda: promove eventos para mostrar os novos lançamentos para eles. Recentemente, em São Paulo, aconteceu uma feira de cosméticos com uma ala especialmente dedicada aos homens. A iniciativa se justifica por pesquisas realizadas pelo setor, que apontam crescimento significativo do interesse masculino pela estética. De acordo com esses dados, há cinco anos apenas um homem em cada 500 procuravam por tratamentos estéticos. Hoje, essa relação passou de um para cada 50. O mercado de cosméticos para homens tornou-se promissor e a indústria está aproveitando esse momento. Além disso, as mesmas pesquisas atestam que o recente interesse despertado por eles não representa nem define opção sexual.

AS DIFERENÇAS ENTRE ELES E ELAS

Na avaliação do Dr. Marcelo Bellini, os homens têm características peculiares e não querem, de maneira alguma, deixar transparecer que fizeram ou estão fazendo algum tipo de tratamento, mesmo que de maneira sutil. Preferem, sim, vender a imagem de que são mais conservados do que as mulheres. Outro ponto que os diferencia é que eles são menos preocupados com a prevenção do que a clientela feminina.

Além do perfil ser diferente, o padrão de pele dos homens tem algumas peculiaridades: é mais espessa e com maior quantidade de anexos, o que a torna muitas vezes mais oleosa. Dessa forma, os produtos que eles devem utilizar são à base de gel e loções, do tipo oil free, que propiciam maior praticidade na aplicação dos produtos.

Para a noite, recomenda-se a aplicação de apenas uma fórmula, contendo vários princípios ativos, já que a maioria dos homens não tem paciência de utilizar 2 ou 3 formulações. Pela manhã, eles preferem usar um sabonete, pois não são adeptos de fórmulas de limpeza, e um filtro solar, pois geralmente ficam mais expostos ao sol, seja pelo trabalho externo, seja pelas atividades esportivas ao ar livre.

Mas o que mais incomoda os homens é a queda de cabelos. "Existem dois processos envolvidos com a diminuição do volume e a quantidade dos fios no couro cabeludo: a queda propriamente dita e a miniaturização do fio - a cada ciclo do cabelo, os fios nascem mais finos, até pararem de nascer", explica o Dr. Marcelo Bellini.

O remédio para controlar essa perda é a Finasterida via oral, tópico 17,2 (alpha), estradiol, minoxidil, e as aplicações reduzidas no couro cabeludo na forma de mesoterapia. "Com estas técnicas, conseguimos preservar os fios e, em alguns casos, resgatar alguns perdidos." Os homens são susceptíveis a esta queda dos cabelos, por terem maior quantidade de hormônios masculinos e também por conseqüência de herança genética.

Outra queixa muito comum deles é a gordura localizada, geralmente abaixo ou ao redor do umbigo, e que tem ligação direta com os hormônios. É como se existisse um direcionamento do excesso calórico para estes locais.

Nesses casos, a saída é aplicar enzimas lipolíticas, que "quebram" a gordura. O tratamento é o preferido pelos homens, porque não são cirúrgicos e não os obrigam a se afastar das atividades normais.

Também está em alta cotação entre a clientela masculina a toxina botulínica (Botox®, Disport®). A aplicação da substância deve ser feita de forma a não elevar o final das sobrancelhas e evitar, assim, a aparência de um olhar sinistro. Os locais mais indicados: a região central da fonte e as lateral dos olhos, onde há músculos mais fortes e em maior quantidade.

São muitas as particularidades do universo masculino. E todas devem ser respeitadas para que a auto-estima dos homens esteja sempre preservada e eles possam se sentir cada vez mais confortáveis para desempenhar suas atividades.

Fonte: HOLDING COMUNICAÇÕES
Fone: (11) 6161-7919
E-mail: holdingcom@uol.com.br
Contato: Maria Alice Amoroso Nunes


Leitura adicional:
Gordura localizada e flacidez
Beleza Masculina



Estética

Item Celulite - Causas e tratamento

Item Tratamento de varizes com cirurgia vascular

Item Cicatrizes - Como evitar cicatriz e quelóides

Item Blefaroplastia

Item Ultrashape

Item Abdominoplastia e lipoabdominoplastia

Item Estrias

Item Rinoplastia - Cirurgia plástica do nariz

Item Carboxiterapia aquecida contra celulite

Item Bioplastia e seus riscos

Item Orelha de abano e cirurgia para correção

Item BOTOX ® - Nova tendência é a a individualização

Item Varizes

Item BOTOX ® - Toxina botulínica

Item Gordura localizada - pneuzinhos, barriguinha e culote

Item Olheiras podem ser tratadas

Item Cirurgia Plástica - 13 dicas

Item Drenagem Linfática - Mitos e verdades

Item Vaidade Masculina

Item Pêlos no rosto das mulheres

Item Barbear Saudável

Item Mãos sem manchas e bem tratadas

Item Tatuagem - Tatuagens sem riscos

Item Peeling - Tratamento ideal no Inverno

Item Seios turbinados - prótese de silicone

Item Quando Beleza é caso de Saúde

Item Otimismo: a fonte da juventude

Item Injeções de glicose e aplicações de laser

Item Peeling para peles maduras

Item Clínicas de estética e beleza

Item Estética masculina

Item Cirurgia Plástica Infantil

Item Métodos de depilação - Como eliminar os pêlos

Item Máscaras à base de frutas

Item Laser com injeções de glicose - eliminar veias e secar vasos

Item Drenagem linfática

Item Tratamentos Estéticos Masculinos

Item Mamoplastia Redutora

Item Olhos - Excesso de pele, bolsas de gordura e pés-de-galinha

Item Por que as Pernas incham no Verão?

Item Cuidados com a Maquiagem

Item Estética masculina

Item Mãos e Unhas

Item Otoplastia - Cirugia Plástica das Orelhas

Item Escova Progressiva e Riscos à Saúde

Item Cirurgia Plástica - Antes vem a Auto-estima

Item Bumbum Empinado - Gluteoplastia

Item Salão de Beleza


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato