Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Tratamento de varizes com cirurgia vascular

Técnicas menos invasivas garantem excelentes resultados no tratamento de varizes. Entenda como tratar esse problema que atinge 38% da população brasileira

Cerca de 38% da população brasileira apresenta varizes, sendo a incidência nas mulheres 2,5 vezes maior que nos homens. A hereditariedade é apontada como fator preponderante para o aparecimento do problema devido ao fato da parede da veia se enfraquecer, levando à dilatação do vaso. Outros fatores também podem ser apontados como sendo de risco para as varizes como as gestações e o uso de anticoncepcionais bem como terapias de reposição hormonal, aumento de peso e algumas atividades de trabalho que demandam longos períodos em pé.

O diagnóstico de varizes é eminentemente clínico e um bom exame físico em consultório é suficiente para a detecção da doença. Outros meios podem ser utilizados como o Doppler Ultra-som, exame não invasivo de fácil realização, que além da confirmação das varizes pode ajudar também no planejamento de uma eventual cirurgia corretiva.

O HCor - Hospital do Coração -, em São Paulo, sendo um centro de referência pioneiro no tratamento de doenças cardiovasculares, já incorpora as mais modernas tecnologias como o laser vascular - que torna a cirurgia de correção de varizes menos invasiva. Já, na cirurgia com laser, as veias não são removidas mas cauterizadas, o que traz benefícios ao paciente como a redução do trauma cirúrgico e proporciona excelente recuperação pós-operatória. A internação no Hospital pode ser desnecessária, e o retorno às atividades habituais é mais precoce que a técnica convencional.

"O HCor também dispõe dos melhores recursos humanos e tecnológicos para o diagnóstico e o tratamento de problemas vasculares no sistema venoso (varizes e trombose venosa profunda) e no arterial, em doenças obstrutivas associadas a diabetes, hipertensão arterial e tabagismo, aneurismas arteriais e embolias, que provocam oclusão aguda da circulação, associada a cardiopatias e arritmias", explica o cirurgião vascular do HCor, Gilberto Narchi Rabahie.

Cirurgia vascular para tratamento das varizes

A cirurgia vascular vem experimentando nos últimos anos grandes avanços na área de diagnóstico das alterações do sistema vascular, e, mais importante ainda, no tratamento das mais diversas doenças. Muito se tem falado de propostas terapêuticas "minimamente invasivas", e estes avanços também se aplicam ao paciente portador de varizes dos membros inferiores.

A veia varicosada ou variz é definida como uma veia que apresenta alteração do seu calibre e também em seu comprimento, tornando-se dilatada e tortuosa. As varizes são conhecidas desde a antiguidade sendo a doença mais freqüente de todas as doenças vasculares.

Uma vez dilatadas, sua função fica comprometida, e pode levar a sintomas como dor, cansaço, inchaço, peso nas pernas e cãibras, devido à retenção do sangue nestas veias com dilatação. Além destes sintomas, o paciente tem também um desconforto estético.

"Algumas medidas podem ajudar a prevenir a doença varicosa como a prática de exercícios físicos regularmente, evitar o sobrepeso e o uso prolongado de hormônios, elevação dos membros sempre que possível e sobretudo o uso correto de compressão elástica (meias elásticas), principalmente na gestação", explica Dr. Rabahie.

Além dos sintomas que podem trazer incômodo ao dia a dia do portador de varizes, algumas complicações podem surgir como a flebite superficial - que é a formação de coágulos dentro da veia varicosa - e pode levar a dor local, endurecimento da veia e vermelhidão, bem como manchas de cor castanho escuro (dermatite ocre), e até mesmo úlceras devido a alterações da oxigenação da pele.

Outra complicação importante e de certa forma dramática é a varicorragia, ou seja, o rompimento de uma variz com sangramento externo. O tratamento das varizes sempre deve ser instituído não somente para a melhora estética e dos sintomas, mas principalmente para que as complicações descritas não aconteçam.

Dados da Notícia:
Data da inclusão: 13/01/2010
Empresa: TARGET
Fone: (11) 3063-0477
E-mail: renata@targetsp.com.br
Fax: (11) 3082-0772
Contato: Renata Silva



Estética

Item Celulite - Causas e tratamento

Item Tratamento de varizes com cirurgia vascular

Item Cicatrizes - Como evitar cicatriz e quelóides

Item Blefaroplastia

Item Ultrashape

Item Abdominoplastia e lipoabdominoplastia

Item Estrias

Item Rinoplastia - Cirurgia plástica do nariz

Item Carboxiterapia aquecida contra celulite

Item Bioplastia e seus riscos

Item Orelha de abano e cirurgia para correção

Item BOTOX ® - Nova tendência é a a individualização

Item Varizes

Item BOTOX ® - Toxina botulínica

Item Gordura localizada - pneuzinhos, barriguinha e culote

Item Olheiras podem ser tratadas

Item Cirurgia Plástica - 13 dicas

Item Drenagem Linfática - Mitos e verdades

Item Vaidade Masculina

Item Pêlos no rosto das mulheres

Item Barbear Saudável

Item Mãos sem manchas e bem tratadas

Item Tatuagem - Tatuagens sem riscos

Item Peeling - Tratamento ideal no Inverno

Item Seios turbinados - prótese de silicone

Item Quando Beleza é caso de Saúde

Item Otimismo: a fonte da juventude

Item Injeções de glicose e aplicações de laser

Item Peeling para peles maduras

Item Clínicas de estética e beleza

Item Estética masculina

Item Cirurgia Plástica Infantil

Item Métodos de depilação - Como eliminar os pêlos

Item Máscaras à base de frutas

Item Laser com injeções de glicose - eliminar veias e secar vasos

Item Drenagem linfática

Item Tratamentos Estéticos Masculinos

Item Mamoplastia Redutora

Item Olhos - Excesso de pele, bolsas de gordura e pés-de-galinha

Item Por que as Pernas incham no Verão?

Item Cuidados com a Maquiagem

Item Estética masculina

Item Mãos e Unhas

Item Otoplastia - Cirugia Plástica das Orelhas

Item Escova Progressiva e Riscos à Saúde

Item Cirurgia Plástica - Antes vem a Auto-estima

Item Bumbum Empinado - Gluteoplastia

Item Salão de Beleza


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato