Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Vitamina A - Beta-caroteno - Riscos da Suplementação

O beta-caroteno, substância que quando quebrada dá origem ao retinol (vitamina A), pode ser um risco quando utilizado como suplemento vitamínico à alimentação. Um estudo realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP analisou os efeitos da suplementação com betacaroteno nas células do fígado (hepatócitos) de ratos e verificou que a substância é responsável por danos ao DNA. Quando utilizada em conjunto com etanol (álcool), os danos foram ainda maiores.

A pesquisa foi o tema de doutorado de Márcia Zanuto, sob a orientação do professor Hélio Vannucchi, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. As análises foram realizadas em três diferentes grupos de ratos: um grupo controle, que recebeu uma dieta normal, um que recebeu uma suplementação de beta-caroteno, e outro que recebeu beta-caroteno mais etanol. Depois de alimentar os ratos por seis semanas, os animais foram sacrificados e as amostras do sangue e do fígado coletadas para as análises.

Por meio da técnica conhecida como "teste do cometa", Márcia descobriu que os ratos que receberam apenas a suplementação apresentavam quebras na molécula do DNA. Esse teste consiste em passar uma corrente elétrica pelos núcleos dos hepatócitos, se o DNA estiver normal o núcleo migra de um pólo a outro sem deixar rastros, quando está quebrado forma-se uma espécie de cauda no núcleo celular. "Os danos que verificamos no DNA podem ser um dos fatores envolvidos no desenvolvimento de várias doenças, inclusive de um futuro câncer", explica. "A suplementação com beta-caroteno isolado, influenciou no dano ao DNA de hepatócitos (genotóxico), provavelmente, por meio de uma ação pró-oxidante. Porém, a associação com etanol, apresentou maiores efeitos indesejáveis ao fígado", continua.

Márcia afirma ainda que a associação beta-caroteno/etanol foi mais prejudicial ao fígado, provavelmente, porque o beta-caroteno potencializa os efeitos maléficos do álcool nesse órgão. A inclusão de etanol na dieta dos ratos teve como objetivo simular a situação de um alcoólatra: 36% das calorias diárias ingeridas provinham do álcool. Os animais que receberam álcool, além de danos no DNA dos hepatócitos, desenvolveram esteatose (formação de gordura no fígado) e ainda uma considerável proliferação celular.

"A esteatose já era esperada. Ela é um dos danos causados pelo álcool que pode gerar uma futura cirrose. A presença de beta-caroteno não evitou o seu desenvolvimento". Já a proliferação celular demonstra um descontrole na multiplicação celular, outro fator que pode influenciar no surgimento de um câncer. Nesse trabalho, confirmou-se o envolvimento do etanol na proliferação celular, mostrando que o beta-caroteno também não foi capaz de proteger o organismo.

PONTAPÉ INICIAL

Os estudos sobre a falta de proteção e efeitos prejudiciais do beta-caroteno tiveram início quando foram realizadas duas importantes pesquisas (a-Tocopherol b-carotene Trial (ATBC), 1996; b-carotene and Retinol Efficacy Trial (CARET), 1996 com pacientes que apresentavam doenças cardiovasculares e câncer de pulmão que se submeteram à suplementação.

"Pelo fato de o betacaroteno apresentar propriedade antioxidante, e por estudos epidemiológicos mostrarem uma associação entre a ingestão de frutas e hortaliças ricas em carotenóides e baixo risco de câncer, acreditava-se que a suplementação com a substância poderia auxiliar no tratamento desses pacientes, mas os resultados indicaram exatamente o contrário, daí o interesse em descobrir que fatores poderiam explicar esses resultados inesperados", comenta Márcia.
Fonte: Boletim da Agência USP de Notícias, nº1610. 19/04/2005.


Leitura adicional:
Vitaminas - Vitamina B, B1, B2, B12, D, C, K, A, E, beta-caroteno
Suplementos Alimentares - O que é suplemento alimentar
Suplementos para Bodybuilding - Suplemento para musculação



Patologias e Alimentação

Item Listeriose - O que é a infecção por Listeria

Item Prisão de ventre - O que é, causas, como prevenir

Item Colesterol alto em crianças

Item Saúde dos Ossos - Cálcio e Atividades Físicas

Item Diarréia

Item Salmonelose - Infecção por salmonella

Item Sal e hipertensão

Item Alergia e Intolerância Alimentar

Item Suplementos vitamínicos beneficiam o organismo

Item Osteoporose - Cálcio e Vitamina D

Item Alimentação saudável pode prevenir depressão na terceira idade

Item Iodo e Doenças de Tireóide
Item Alimentos, Massa Óssea e Osteoporose

Item Fitoestrógenos - Fitoquímicos para os Pulmões

Item Degeneração macular e catarata x luteína e a zeaxantina

Item Hiperatividade infantil e nutrição

Item Gripe - Declare guerra às vilãs do Inverno

Item Intoxicações Alimentares

Item Isotônicos para casos de diarréia

Item Salmonela

Item Farinha de manga e índices de glicemia

Item Alergia ao Glúten

Item Dor de cabeça e alimentação

Item Leite de soja, bom colesterol e doenças coronarianas

Item Síndrome do Olho Seco e Ômega 3

Item Ácido Úrico e Gota

Item Erva-mate contra aterosclerose

Item Vitamina A - Beta-caroteno - Riscos da Suplementação

Item Vitamina A na Alimentação

Item Chá Verde contra o Câncer


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato