Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Vitiligo e psoríase - Novo tratamento à base de luz ultravioleta

A tecnologia apresenta uma nova alternativa no tratamento de doenças como vitiligo e psoríase. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina, seccional Centro-Oeste, dermatologista Ricardo Fenelon, de Brasília, os resultados do tratamento focal por meio da emissão de luz ultravioleta são surpreendentemente positivos. Ele é feito por meio do Dua Light, já disponível em Brasília, e é indicado para tratar um local específico, em uma área pequena do corpo. Por exemplo, uma mancha na face.

O uso do Dua Light é indicado principalmente quando há uma lesão resistente a outros processos de cura. O tempo de tratamento varia, de acordo com os resultados a serem alcançados. Cada paciente é um caso a considerar, depende da intensidade da doença, extensão das lesões, estado emocional, reação do organismo aos procedimentos empregados, entre outros fatores. “Enquanto for possível se alcançar progresso contra a doença através dos tratamentos, eles devem ser mantidos. A cura, porém, não é garantida. Depende da aceitação do organismo de cada pessoa. Mas, com o desenvolvimento de um laser específico para o tratamento dos sintomas das duas enfermidades, ampliam-se as opções de tratamento”, comenta Ricardo Fenelon.

O vitiligo caracteriza-se pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas, irregulares, na pele, com uma tonalidade diferente da cutis do paciente. Se o problema não for devidamente tratado, essas manchas podem tomar conta de todo o corpo. Já a psoríase caracteriza-se pelo surgimento de manchas avermelhadas e de descamações da pele, principalmente nas áreas do couro cabeludo, dobras dos joelhos e dos cotovelos. Até hoje, a ciência ainda não determinou as causas que provocam a manifestação das duas enfermidades. Tanto a psoríase quanto o vitiligo atingem cerca de 1% da população mundial.

“Os estudos mais avançados, porém não conclusivos, indicam que essas doenças podem ser hereditárias. Porém pode-se ter relação com manifestações emocionais. A observação dos pacientes em consultório propicia essa constatação. Diante de fortes emoções, situações de estresse ou impacto emocionais, os pacientes pré-dispostos desenvolvem essas doenças ou têm sua manifestação agravada”, acrescenta o dermatologista.

O principal sintoma do vitiligo é a sua manifestação em si, através do surgimento das manchas esbranquiçadas. Pacientes que têm a pele mais clara podem "disfarçar" o sintoma até mesmo com maquiagem. Já os pacientes morenos, mulatos, negros e pardos têm as manchas destacadas, pelo contraste com a tonalidade da pele. A doença não gera dor nem coceira. Já a psoríase, além das manchas avermelhadas e da descamação, provoca muita coceira no local.

Hoje, existem, para cada uma dessas doenças, vários tratamentos como, por exemplo: Tratamento à base de vitamina “A” ácida, que é um tratamento via oral. Outro exemplo é o tratamento à base corticóide, usado como creme para ser aplicado nas manchas. O tratamento biológico, feito também por via oral, é o mais indicado e o mais eficiente quando a doença já está em um estágio avançado, tomando grande parte do corpo. Agora, os avanços tecnológicos desenvolveram a tecnologia Dua Light para combater esses quadros. “Porém, cada paciente deve procurar um dermatologista de sua confiança para lhe prescrever qual o método mais adequado às suas características”, recomenda Fenelon.

Créditos:
Ricardo Fenelon - Dermatologista, é membro da Academia Americana de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e presidente da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia no Centro-Oeste. Ele atua em Brasília, no Distrito Federal, há mais de 20 anos, onde tem cerca de dez mil pacientes. Dedica-se à cosmiatria e rejuvenescimento. Também é coordenador do Centro de Dermatologia e Laser de Brasília.

Fonte: Engenho Criatividade e Comunicação
Jornalista Responsável: Érika Mello
Tel: ( 61 ) 3242-1095
Email: erikaengenho@terra.com.br


Leitura adicional:
Vitiligo - Causas, tratamento
Psoríase



Pele saudável

Item Pintas e manchas na prevenção do câncer de pele

Item Minimizar rugas de expressão

Item Vitiligo e psoríase

Item Envelhecimento da pele

Item Pele Saudável

Item Nutracêuticos e seus efeitos na Pele

Item Espinhas e Acne - Como tratar

Item Proteção da Pele no Inverno

Item Tratamento da Pele Seca

Item Cuidar da Pele

Item Pele na gravidez

Item Acne X Verão

Item Psoríase

Item Micoses - Dicas para evitar

Item Bronzeado - Cuidado com os prezuízos à saúde e câncer de pele

Item Filtro Solar e Proteção contra Radiação do Sol


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato