Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza

Zinco e Esportes

Durante a atividade física ocorrem diversas adaptações fisiológicas, sendo necessários ajustes cardiovasculares e respiratórios para compensar e manter o esforço realizado. O exercício físico intenso induz a formação excessiva de espécies reativas de oxigênio (radicais livres) associadas ao metabolismo energético acelerado. Essas espécies podem contribuir para danos em tecidos e células e prejudicar o desempenho do atleta.

Para prevenir ou reduzir os efeitos causados pelo estresse oxidativo gerado pelo exercício intenso, o organismo está equipado com diversos mecanismos de defesa antioxidante. Nesses mecanismos, vários micronutrientes desempenham papel importante, entre eles o zinco, que participa da estrutura da enzima superóxido dismutase, além de ser um potente estabilizador das membranas celulares, de proteínas estruturais e da sinalização celular.

Atualmente muitos pesquisadores têm demonstrado interesse em elucidar a influência de micronutrientes sobre o estresse oxidativo na atividade física, com o intuito de minimizar os efeitos prejudiciais do excesso de radicais livres e melhorar a capacidade antioxidante dos atletas através da adequação do estado nutricional em micronutrientes

Os radicais livres podem atacar todas as principais classes de biomoléculas, sendo os lipídeos os mais suscetíveis. Os ácidos graxos poliinsaturados (PUFA) das membranas celulares são rapidamente atacados por radicais oxidantes. A destruição oxidativa dos PUFA, conhecida como peroxidação lipídica, é bastante lesiva por ser uma reação de auto-propagação na membrana celular.

Na atividade física intensa há um aumento de 10 a 20 vezes no consumo total de oxigênio do organismo e um aumento de 100 a 200 vezes na captação de oxigênio pelo tecido muscular, favorecendo o aumento da produção de radicais livres.

SISTEMA DE DEFESA ANTIOXIDANTE

O sistema de defesa antioxidante do organismo tem como principal função inibir ou reduzir os danos causados às células pelos radicais livres. O mecanismo de ação dos antioxidantes permite ainda classificá-los como antioxidantes de prevenção (impedem a formação de radicais livres), varredores (impedem o ataque de radicais livres às células) e de reparo (favorecem a remoção de danos da molécula de DNA e a reconstituição das membranas celulares danificadas)

O desequilíbrio entre a formação de espécies reativas de oxigênio e a capacidade de ação dos sistemas de defesa antioxidante promove o estresse oxidativo. O excesso de liberação de radicais livres faz parte do mecanismo intermediário de várias doenças que envolvem isquemia, inflamação, trauma, doenças degenerativas e morte celular por ruptura da membrana (lipoperoxidação) e inativação enzimática.

INGESTÃO DE ZINCO

O zinco é um nutriente com papel biológico essencial nos mecanismos de proteção antioxidante, principalmente nos relacionados às membranas celulares, bastante requisitados durante a atividade física intensa. Os estudos nutricionais demonstram que os atletas geralmente consomem quantidade de zinco na dieta insuficiente para compensar as perdas aumentadas pelo suor e urina e para atender a elevada demanda bioquímica. Este nutriente merece maior atenção no aconselhamento nutricional para minimizar os danos causados pelo estresse oxidativo sobre o desempenho e a saúde dos atletas.

Referência Bibliográfica:
KOURY, Josely Correa e DONANGELO, Carmen Marino. Zinco, estresse oxidativo e atividade física. Rev. Nutr., out./dez. 2003, vol.16, no.4, p.433-441. ISSN 1415-5273.

DICA

Fontes de Zinco:
ostras, moluscos, carne de caranguejo, sementes de abóbora, carnes, alimentos enriquecidos, grãos e cereais integrais.
Não suplemente Zinco sem supervisão e orientação de um nutricionista. Todos minerais e vitaminas antioxidantes se tornam pró-oxidantes (formadores de radicais livres) quando consumidos em excesso.


Leitura adicional:
Sais Minerais e saúde - Ferro, Cálcio, Fósforo, Iodo, Magnésio, Zinco



Nutrição Esportiva

Item Nutrição de Atleta

Item Índice glicêmico e Atletas

Item Aminoácidos BCAA

Item Cafeína no Esporte

Item Alimentação correta - Melhor aliada dos atletas

Item Pão - Combustível para o exercício

Item Antioxidantes na Prática Esportiva

Item Fique em forma no Inverno

Item Alimentos para esportistas

Item Vai malhar? Cuide da alimentação!

Item Ganhar massa muscular

Item Ferro e Atividade Física

Item Nutrição e Atividade Física

Item Nutrição e Ginástica

Item Zinco e Esportes

Item Hidratação no Futebol


Saúde Esportiva - © 2007-2015 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato