Saúde Esportiva - Saúde, Nutrição, Estética, Beleza



Recomende:


Drenagem Linfática - mitos e verdades

O método de drenagem linfática manual surgiu em Paris, em 1932, foi desenvolvido pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder que trabalhava junto com sua esposa, na Riviera Francesa, por isso, é muito mais popular na Europa que no Brasil. Considerado um método de massagem altamente especializado, deve ser realizado por fisioterapeutas ou profissionais com profundos conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático. Ao contrário do que se pensa, a Drenagem Linfática não dói e se bem empregada pode combater um dos maiores inimigos da mulher: a celulite.

A massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes, com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. Uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Também se deve ter conhecimento de que os capilares linfáticos estão localizados logo abaixo da pele e acima dos músculos, portanto não existe "Drenagem Linfática Profunda", isto é propaganda falsa!

MÃOS DE FADA...

De acordo com a fisioterapeuta, Cibele Rocha Maróstica, a Drenagem Linfática deve ser exclusivamente manual, não é recomendado fazê-la com ajuda de aparelho de endermologia, com o intuito de intensificar a massagem, como algumas clínicas prometem. “A Drenagem Linfática é manual, porque só manualmente se consegue respeitar a fisiologia do sistema linfático”, informa. Também se engana quem espera por uma massagem pelo corpo todo, pois a Drenagem Linfática é direcionada. Apesar de durar em média uma hora e meia, é realizada somente na região necessária. “Trabalha-se a queixa do paciente, contudo, se a massagem é realizada nos membros inferiores, por exemplo, todo o tronco também será beneficiado, pois a estimulação dos gânglios libera o ducto principal”, explica.

ESTÍMULO DA CIRCULAÇÃO

Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, o que melhora as funções essenciais do sistema venoso e linfático. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos com objetivo de movimentar a linfa em direção aos gânglios (nos capilares linfáticos, esse líquido passa a se chamar linfa). Esta prática melhora a circulação sanguínea, por isso, é recomendada no tratamento de celulite, porque elimina líquido. Podem causar a retenção de líquidos uma dieta rica em sal e gordura, alterações hormonais, problemas circulatórios, processos inflamatórios, roupa apertada, entre outros. Assim, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de liquido que não consegue reabsorver, ocasionando a celulite.

A estagnação dos gânglios linfáticos também pode causar dor, desconforto e corpo inchado. A estimulação da circulação linfática ajuda o corpo a eliminar toxinas e auxilia na nutrição dos tecidos. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático. “A Drenagem Linfática também é ótima para cólicas menstruais, em gestantes alivia dores nas pernas e a sensação de peso, também funciona muito bem para minimizar hematomas e evitar processos fibróticos nos pós-cirúrgicos, como plásticas e lipo”, recomenda.

REGENERAÇÃO DOS TECIDOS

A Drenagem Linfática Manual é recomendada para o desaparecimento de inúmeras formas de edemas como, por exemplo, edemas pós-operatórios; o edema do braço depois de uma mastectomia; assim como os edemas pós-traumáticos, como os que aparecem quando se faz uma fratura. De acordo com a Dra. Cibele Rocha, a massagem estimula o processo ou imunológico, aumentando na zona cortical dos gânglios linfáticos, a produção de linfócitos, cujo núcleo tem um papel alimentício e regenerador para os tecidos. Este fenômeno foi observado em úlceras varicosas, osteoporoses, enxertos de órgãos e celulites.

EFEITO RELAXANTE...

A Drenagem Linfática Manual exerce uma ação sedante, tranqüilizante e relaxante. De fato, quando se inicia o tratamento, a maioria dos pacientes sente que os seus músculos se relaxam, as suas pálpebras pesam e uma sensação de torpor invade-os. No entanto, não é recomendável a utilização de cremes ou óleos de massagem nesta técnica. De acordo com a Dra. Cibele Roha isto acaba atrapalhando a realização das manobras e a pressão específica das mãos fica comprometida. “Nada impede de utilizar óleo essencial para aromatizar o ambiente”, diz.

Também é comum sentir vontade de urinar com mais freqüência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita, pois estimula ao funcionamento dos rins e todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina. Devemos sempre fazer Drenagem Linfática para uma boa qualidade de vida, pois além de todas as indicações já citadas, ajuda a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos, aumenta a eliminação de toxinas por diurese em até 24 horas.

INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES

“Qualquer pessoa pode receber esta massagem, não precisa necessariamente estar com algum problema”, explica Cibele. A Drenagem Linfática somente possui contra-indicação absoluta em casos de trombose venosa profunda e quando existe a suspeita ou se está em tratamento do câncer. Pessoas cardíacas ou com a pressão alta possuem contra-indicações relativas, salvo quando controladas por medicamentos. É absolutamente indicado para gestantes, principalmente, para aliviar as dores do corpo muito inchado nos últimos meses da gravidez.

Serviço
Clínica Belle Rocha Fisioterapia Dermato-Funcional e Uroginecologia
Rua Acyr Guimarães, 436, sala 705 – Fone: 3243-2243
Água Verde – Curitiba – Paraná
E-mail: bellerocha@pop.com.br

Créditos: Kristiane - krisekk@terra.com.br
Expressa Comunicação


Leitura adicional:
Drenagem linfática - O que é, aplicações
Massoterapia - Aplicações na saúde e para estética



Estética

Item Celulite - Causas e tratamento

Item Tratamento de varizes com cirurgia vascular

Item Cicatrizes - Como evitar cicatriz e quelóides

Item Blefaroplastia

Item Ultrashape

Item Abdominoplastia e lipoabdominoplastia

Item Estrias

Item Rinoplastia - Cirurgia plástica do nariz

Item Carboxiterapia aquecida contra celulite

Item Bioplastia e seus riscos

Item Orelha de abano e cirurgia para correção

Item BOTOX ® - Nova tendência é a a individualização

Item Varizes

Item BOTOX ® - Toxina botulínica

Item Gordura localizada - pneuzinhos, barriguinha e culote

Item Olheiras podem ser tratadas

Item Cirurgia Plástica - 13 dicas

Item Drenagem Linfática - Mitos e verdades

Item Vaidade Masculina

Item Pêlos no rosto das mulheres

Item Barbear Saudável

Item Mãos sem manchas e bem tratadas

Item Tatuagem - Tatuagens sem riscos

Item Peeling - Tratamento ideal no Inverno

Item Seios turbinados - prótese de silicone

Item Quando Beleza é caso de Saúde

Item Otimismo: a fonte da juventude

Item Injeções de glicose e aplicações de laser

Item Peeling para peles maduras

Item Clínicas de estética e beleza

Item Estética masculina

Item Cirurgia Plástica Infantil

Item Métodos de depilação - Como eliminar os pêlos

Item Máscaras à base de frutas

Item Laser com injeções de glicose - eliminar veias e secar vasos

Item Drenagem linfática

Item Tratamentos Estéticos Masculinos

Item Mamoplastia Redutora

Item Olhos - Excesso de pele, bolsas de gordura e pés-de-galinha

Item Por que as Pernas incham no Verão?

Item Cuidados com a Maquiagem

Item Estética masculina

Item Mãos e Unhas

Item Otoplastia - Cirugia Plástica das Orelhas

Item Escova Progressiva e Riscos à Saúde

Item Cirurgia Plástica - Antes vem a Auto-estima

Item Bumbum Empinado - Gluteoplastia

Item Salão de Beleza


Saúde Esportiva - © 2007-2018 Helio Fontes - Política de privacidade
Email para contato